08/02/2023 às 14h12min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h01min

ACISA completa 85 anos de fundação

SALA DA NOTÍCIA ACISA
Marli Popolin/MP
Na próxima segunda-feira (13 de fevereiro), a ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André - completará 85 anos de fundação e, desde o início, segue atenta a todas as novidades do mundo corporativo e defendendo os interesses da classe empresarial.

Sua história se funde com o desenvolvimento e progresso do Grande ABC, pois acompanhou a instalação e o crescimento de muitas empresas que escolheram a região para fincar suas raízes. A fundação da ACISA ocorreu num período conturbado da história mundial, a Segunda Grande Guerra, e mesmo com tantos desafios, Joaquim Antunes dos Santos, juntamente com outros visionários, levou adiante o sonho e idealizou a Associação Comercial e Industrial de Santo André.

Desde então, a cada gestão, empresários doam voluntariamente seu tempo para defender os interesses dos seus associados nas áreas econômicas, políticas e sociais, transformando a ACISA numa verdadeira tribuna para a discussão democrática de diversos temas e, sempre, visando o sucesso dos negócios e o desenvolvimento regional. 

Dentre suas várias conquistas está a criação do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo em sua sede, passando a ser a primeira associação comercial do estado a contar com o serviço. Aos 42 anos de fundação, a ACISA já era reconhecida como a segunda maior associação comercial do estado, além de figurar entre as 10 maiores do país.

Sempre antenada com a modernização, no final dos anos de 1980 começou a instalação de computadores na entidade, substituindo as tradicionais fichas cadastrais em papel e, quatro décadas depois, durante a pandemia da Covid-19, deu um grande salto para a transformação digital. 

As palestras e cursos presenciais deram espaço aos eventos virtuais, por meio da criação da Academia de Negócios e inovação. Nesse período, foi realizada uma série de lives, palestras e podcasts sobre os mais diversos temas do mundo corporativo, além de reforçar parcerias com importantes instituições acadêmicas e de classe. A entidade ainda abriu espaço para apresentar a história de sucesso de grandes empreendedores, individuais e corporativos, através do Programas ABC que dá certo e criou um e-book gratuito para ajudar os comerciantes a ingressar no e-commerce. 

Retrofit
Para acompanhar a evolução e a transformação digital, a ACISA iniciou um robusto processo de retrofit, dividido em três fases. A primeira foi a inauguração, no dia 5 de outubro de 2022, do Espaço Empresarial Antonio Carlos Girelli, localizado no andar térreo da entidade, que abriga o atendimento do Escritório Regional da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), a emissão dos Certificados de Origem e Digital e a Academia de Negócios e Inovação. 

O Centro de Capacitação e Negócios faz parte da segunda fase do retrofit e abriu suas portas no último dia 9 de novembro. Situado no prédio anexo ao estacionamento, o espaço possui 580 metros quadrados de área construída, dois andares, acessados por elevador, um auditório para até 60 pessoas, salas de apoio, área colaborativa (coworking) com sete salas para locação, dois espaços para treinamento com mesas, copa, área de apoio com impressora e outra para descanso. Todas as áreas são climatizadas, com internet de alta velocidade, serviços de impressão e sistema de som e imagem. A última etapa envolverá obras de acessibilidade a todos os andares do prédio histórico.

Representatividade
Indignada com a elevada carga de tributos, sendo alguns inconstitucionais, a ACISA já obteve vitória em alguns processos coletivos a favor de seus associados e, para aumentar a representatividade da Região do Grande ABC, abraçou a campanha Vote pelo ABC, desenvolvida pela Octopus Comunicação. Com o maior engajamento da sociedade, em 2022, o Grande ABC conquistou nove cadeiras na Assembleia –¬ duas a mais do que no pleito de 2018 -  e cinco deputados federais, praticamente dobrando o número de representantes.

“A partir de agora é preciso planejar os próximos 15 anos para que a nossa jovem Associação Comercial e Industrial de Santo André chegue ainda mais forte ao seu primeiro centenário.  E, para isso, continuaremos acompanhando as novas tecnologias, promovendo a capacitação de nossa equipe e defendendo os interesses de todos os nossos associados”, destaca o presidente Pedro Cia Junior.

A ACISA está localizada na avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento no local. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »