18/04/2023 às 14h33min - Atualizada em 20/04/2023 às 08h01min

Smart City Business Brazil 2023 reúne ecossistema de Cidades Inteligentes em São Paulo

O evento integrará empresas, especialistas e autoridades para evoluir no debate sobre como construir as novas cidades inteligentes, entre os dias 23 e 25 de maio, no Pro Magno Centro de Eventos

SALA DA NOTÍCIA Adriana Fernandes

A evolução do conceito de cidades inteligentes mostra que o ecossistema agrega mais do que tecnologias disruptivas, mas, principalmente, pessoas. Entre os 23 e 25 de maio, o Smart City Business Brazil Congress 2023 reunirá as principais empresas de inovação, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes para uma imersão no novo conceito de Smart Cities, ou seja, aquele que utiliza novos modelos e práticas disruptivas para solucionar desafios sociais persistentes, como desemprego, criminalidade, eficiência energética e maior pressão sobre a infraestrutura urbana, entre outros.

As soluções inteligentes já têm sido incorporadas nas cidades num ritmo cada vez mais rápido, com a entrada do 5G, a tendência aponta para o fortalecimento dos investimentos em inovação pelos municípios, mas a tecnologia é apenas um dos fatores. “Outro importante ingrediente são os dados, cujo desafio é usá-los para criar soluções inteligentes que atendam às necessidades reais da população. Há ainda, as pessoas, a empregabilidade é um dos maiores desafios dos gestores públicos atualmente, pois ela é vital para um crescimento econômico sustentável”, explica o presidente global do Instituto Smart City Business America, Leopoldo de Albuquerque.

Com o tema: “A nova Cidade Inteligente”, o evento mostra as principais oportunidades e desafios para a implementação de um novo conceito de gerenciamento urbano. Nesta edição, o evento dá continuidade ao modelo de programação com sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas entre formuladores de políticas e gestores de cidades, operadores de infraestrutura de TI, especialistas e pensadores. Após cada reunião, fica registrado um documento com os principais pontos de aprendizado para os profissionais dos diferentes setores que convergem no ecossistema de cidades inteligentes.

Prêmio InovaCidade: O reconhecimento de iniciativas em ação

Durante a Abertura oficial do evento, acontecerá a entrega do Prêmio InovaCidade, que reconhece o trabalho de prefeituras, entidades e empresas que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade. A 10° edição da premiação continua uma vitrine de bons projetos para inspirar as principais empresas de tecnologias, prefeitos, secretários, governadores e demais atores do ecossistema interessados em responder os problemas cada vez mais complexos de pequenos municípios e em grandes centros urbanos.

Na última edição, foram premiados municípios de todo Brasil por projetos diversos voltados para segurança, desastres ecológicos, capacitação profissional, entre outros. Um dos focos do evento é exatamente orientar cidades no uso das tecnologias adequadas à digitalização, promovendo o compartilhamento de experiências de sucesso. A programação e os palestrantes confirmados também podem ser acompanhados através do endereço eletrônico ou pelas redes sociais do evento: www.scbamerica.com


Notícias Relacionadas »
Comentários »