18/05/2022 às 14h03min - Atualizada em 18/05/2022 às 19h00min

Projeção do IBEVAR para maio indica aumento nas vendas do Varejo após dois meses de venda

Pesquisa prevê aumento de 0,96% no Varejo Restrito e 0,34%, no Varejo Ampliado em relação a abril

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes

De acordo com o IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, as vendas do Varejo devem aumentar após dois meses consecutivos de queda. Projeções mostram que o Varejo Restrito deve subir 0,96% em relação ao anterior, enquanto o Varejo Ampliado registra alta de 0,34% no mesmo período. O Varejo Restrito integra os segmentos de supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico e o Varejo Ampliado considera também veículos, motos, peças e materiais de construção.

     

“Apesar de positivo, os resultados desse mês foram pontuais. No acumulado, as estimativas ainda apontam um desempenho fraco das vendas do Varejo”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR. 

     

As projeções para Varejo Restrito mostram que o cenário deve ser melhor nos dois próximos meses: aumento de 0,35% em junho em relação a maio e 0,76% em julho em comparação ao mês anterior. Em relação a maio do ano passado, as estimativas apontaram uma queda de 3,94% e uma nova baixa de 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses. 

     

O Varejo Ampliado segue a mesma tendência de alta: 0,34% em maio; 0,45% em junho em relação ao mês anterior e 0,77% em julho em comparação a junho. No comparativo anual, o IBEVAR mostra que em maio do ano passado houve uma queda de 5,71% e uma nova baixa de 0,79% no acumulado dos últimos 12 meses. Em junho, a projeção da variação mensal registra baixa de 2,90%, e nova queda de 3,75% em julho em relação ao mesmo período no ano passado.     

 

O IBEVAR destaca que a projeção de vendas para supermercados, bebidas e produtos alimentícios deve ter a maior alta de maio com 0,89%. Os artigos pessoais e domésticos são os segmentos que deverão registrar a maior alta nos dois próximos meses: 3,44% em junho e 4,46% em julho. 

 

As estimativas são calculadas com base nos dados de série temporal e modelos econométricos coletados da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE.     

 

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »