13/02/2023 às 12h17min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h01min

Risco de vida: governo estadual e empresas ignoram os problemas de segurança nas ferrovias

Por José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
Segurança é um tema de muita preocupação para a população brasileira. As reclamações, histórias de terror e medo se repetem a cada roda de conversa. Com os ferroviários, infelizmente, não tem sido diferente. 
Quem trabalha com trens de carga na Baixada Santista e em cidades do interior do Estado de São Paulo passa por situações tensas, que colocam a integridade física e até mesmo a vida em risco. Os assaltos se tornaram constantes e o uso de violência faz parte do modo de operação dos criminosos.
As empresas conhecem o problema – até porque são comunicadas periodicamente. De nossa parte, exigimos providências e proteção aos funcionários, mas ao que parece a saúde/segurança dos ferroviários não faz parte da planilha de custos das ferrovias. A segurança na operação ferroviária está em risco.
Nos resignamos à dura realidade de desprezo das autoridades e das empresas, mas continuamos cobrando a proteção à vida dos ferroviários. Se necessário, tomaremos medidas junto ao Ministério Público para garantir que a categoria tenha segurança durante o trabalho, o que deveria ser o mínimo para qualquer trabalhador.
Notícias Relacionadas »
Comentários »