16/04/2023 às 00h12min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h01min

Bruno Gomes e a Simbologia da Cultura Acadêmica Brasileira

No ano em que celebra 2 décadas de profissão, Bruno Gomes comemora o mais novo recorde pelo RankBrasil

SALA DA NOTÍCIA JOACLES COSTA BENTO
Arquivo pessoal

O escritor, pesquisador e professor Dr. Bruno Gomes conquistou mais um recorde pelo RankBrasil, o Livro dos Recordes Brasileiros, como o pesquisador que mais publicou capítulos de livros acadêmicos no país em menos tempo. O comunicado ocorreu no dia 12 de abril. Para o prodígio doutor, este prêmio o “leva de volta para sua praia”, já que, atualmente, se sente mais pesquisador.

Ao ser perguntado como é a sua rotina e como faz para produzir tanto, ele afirma: “As pessoas pensam que tenho uma vida de concessões, porque trabalho muito e faço várias coisas ao mesmo tempo. Não mesmo. A minha vida é normal. Sou disciplinado, apenas isso”.

Este prêmio coloca Bruno Gomes mais uma vez entre os maiores da história do país e, coincidentemente, marca o ano em que completa duas décadas de carreira. Em 20 anos, ele segue contrariando estereótipos ao recusar o rótulo de “intelectual chato e inacessível”.

Em tempo

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Em agosto de 2023, Bruno Gomes completa 20 anos de históra dedicados à educação. Começou aos 15 anos, lecionando em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no interior do Pará. De lá para cá, tornou-se símbolo da cultura acadêmica emergente no Brasil, ao revolucionar a linguagem da docência do ensino superior, no Norte do país.

Como pesquisador, seus textos ganharam o mundo, os quais, traduzidos em Inglês, Espanhol, Francês e Italiano, configuraram nas melhores revistas acadêmicas, em países da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. Em abril de 2022, ganhou o prêmio “José Pereira da Silva” e, com ele, o título de maior linguista do país no momento. Aliás, o mais jovem da história a conquistar este feito.

Em comemoração aos 20 anos, o pesquisador será homenageado com o “Prêmio Mikhail Bakhtin”, concedido pelo conjunto da sua obra pela Universidade Aberta do Brasil. Para o professor Jerônimo Cavalcante Dantas da Silva, coordenador do Polo de Conceição do Araguaia, trata-se de um caso único de sucesso: “A melhor resposta que tivemos quando o assunto é pesquisa, foi o Bruno que nos deu”.

Bruno Gomes também ganhará o reconhecimento da Universidade Cruzeiro do Sul, Polos de Floresta do Araguaia (PA) e São Geraldo do Araguaia (PA), com uma Menção Honrosa pela Excelência em Pesquisa. O diretor dos referidos polos, o professor Carlos Antônio Nascimento da Silva, é quem idealizou a homenagem: “Conheço o Bruno desde os tempos da graduação, na UEPA. Hoje ele é uma expressão internacional”.

E como se não bastasse, Bruno Gomes acabou de ser laureado com o título de “Doutor Honoris Causa” pela Faculdade de Integração Teológica, em Pernambuco, em consideração a sua importância no campo dos estudos da linguagem. Trata-se do prêmio máximo concedido pela universidade às pessoas consideradas personalidade das artes, educação, ciência ou política. A entrega está prevista para maio de 2023. E ele tem apenas 34 anos.

Atualmente, Bruno Gomes reside no Estado de São Paulo, sendo docente e pesquisador do Centro Universitário Anhanguera e da Universidade Anhanguera de São Paulo, ambos em Santo André (SP), e da Faculdade Ana Carolina Puga, na grande São Paulo (SP). Também é orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »