02/10/2022 às 07h51min - Atualizada em 02/10/2022 às 08h01min

Eleições 2022: mais de 740 mil pessoas devem ir às urnas nos cinco maiores colégios eleitorais da região

Eleitores de São José do Rio Preto (SP), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Catanduva (SP) e Votuporanga (SP) decidem os futuros deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente neste domingo (2).

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/eleicoes/2022/noticia/2022/10/02/eleicoes-2022-mais-de-740-mil-pessoas-devem-ir-as-urnas-nos-cinco-maiores-colegios-eleitorais-da-regiao.ghtml

Eleitores de São José do Rio Preto (SP), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Catanduva (SP) e Votuporanga (SP) decidem os futuros deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente neste domingo (2). Eleições gerais são neste domingo (2)
Heloise Hamada/g1/Arquivo
Nos cinco maiores colégios eleitorais do noroeste paulista, 748.324 eleitores podem ir às urnas neste domingo (2) para decidir quem serão os deputados, governadores, senador e presidente da República no mandato de 2023 a 2026.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São José do Rio Preto é o maior colégio eleitoral da região, seguido por Araçatuba, Catanduva, Birigui e Votuporanga. Confira abaixo a quantidade de eleitores, número de locais de votação e o perfil do eleitorado em cada cidade.
São José do Rio Preto
São José do Rio Preto (SP) é o maior colégio eleitoral do noroeste paulista, com 344.514 eleitores que estão aptos a votar em 124 locais diferentes.

Segundo dados do TSE, neste ano houve aumento de mais de 1,9 mil eleitores, se comparados com os dados da última eleição municipal, realizada em 2020.

O levantamento apontou que a maioria do eleitorado rio-pretense é composto por mulheres (54%).

4.086 pessoas foram convocadas para serem mesárias neste ano. Apenas 48% dos moradores se voluntariaram para o trabalho.

O número de eleitores com idades entre 40 e 44 anos é maior em relação às outras faixas etárias. São 35.669 pessoas ao todo.

Ainda de acordo com os dados do TSE, a maioria dos eleitores tem o ensino médio completo, sendo 29,7% do número total, enquanto 20,5% não completaram o ensino fundamental.

A Escola Estadual Professora Maria Galante Nora é o local com maior número de eleitores da cidade. São mais de 6 mil ao todo.

Curiosidade: 149 eleitores de Rio Preto solicitaram inclusão do nome social no título de eleitor. Segundo o TSE, este tipo de solicitação aumentou 373,83% em todo o país, entre 2018 e 2022.
Araçatuba
Araçatuba tem 153.442 eleitores e a cidade possui 63 diferentes locais de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Dados do TSE indicaram que houve aumento de quase 2 mil eleitores na cidade desde a última eleição, em 2020.

A maioria do eleitorado de Araçatuba é composto por mulheres, sendo 54% do número total.

O levantamento mostra que eleitores com 40 a 44 anos são maioria, sendo 15.441.

Neste ano, a cidade contará com 1.979 mesários, sendo mais de 80% deles voluntários nas seções eleitorais.

Mais de 53% do eleitorado araçatubense tem o ensino médio ou o ensino superior completo. São mais de 80 mil pessoas.

De acordo com o TSE, o maior local de votação em Araçatuba é a Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, com mais de 6,6 mil eleitores ao todo.

Curiosidade: a cidade conta com mais de 200 eleitores com pelo menos 100 anos. O levantamento aponta que o número é 290% maior em relação à última eleição, em 2020.
Birigui
O terceiro maior colégio eleitoral do noroeste paulista conta com 89.401 eleitores que irão aos 27 locais de votação espalhados pela cidade.

Segundo o levantamento, pouco mais de 60% dos eleitores da cidade têm mais de 40 anos.

Assim como a maioria dos colégios eleitorais, as mulheres também são maioria, sendo 53% do número total.

De acordo com o TSE, pouco mais de 70% dos 1.060 mesários que trabalharão nos locais de votação de Birigui são voluntários.

O levantamento do TSE indica que o local que receberá mais eleitores na cidade é a Escola Estadual Professor Stélio Machado Loureiro, com 5,7 mil pessoas aptas a votar.

Os dados mostram que a maioria do eleitorado de Birigui tem o ensino médio completo, sendo quase 30% do número total.

Curiosidade: quase metade dos eleitores de Birigui são casados, o que totaliza pouco mais de 40 mil pessoas.
Catanduva
A cidade de Catanduva dispõe de 32 locais de votação para que os 88.190 eleitores possam ir às urnas.

De acordo com o levantamento do TSE, 38% do eleitorado catanduvense tem menos de 40 anos.

As mulheres também são maioria, sendo mais de 46 mil eleitoras aptas a votar, de acordo com os dados obtidos com o TSE.

O levantamento aponta que dos mais de 1 mil mesários que trabalham em Catanduva, 80% se inscreveram como voluntários.

Pouco mais de 5,5 mil eleitores devem ir às urnas na Escola Estadual Barão do Rio Branco. A unidade escolar é o maior local de votação da cidade.

Os dados do TSE indicaram que mais de 54% do eleitorado tem o ensino superior ou o ensino médio completo. Mais de 10% só sabe ler e escrever ou é analfabeto.

Curiosidade: o número de jovens de 16 e 17 anos que estão aptos a votar na cidade, saltou de 118 em 2020 para 628 neste ano. Um aumento de mais de 400%.
Votuporanga
Votuporanga é o quinto maior colégio eleitoral da região, com 72.777 eleitores aptos a votar em 30 locais espalhados pela cidade.

O eleitorado, formado em sua maioria por mulheres, teve um aumento de 1,2 mil pessoas em relação à última eleição, realizada em 2020, segundo o TSE.

O levantamento apontou que 52% dos 940 mesários foram convocados para trabalharem nas eleições.

O local de votação com maior número de eleitores na cidade é a Escola Estadual Professor Uzenir Coelho Zeitune, com 4,6 mil pessoas aptas a votar.

Ainda de acordo com o TSE, a cidade conta com mais de 50% dos eleitores com o ensino médio ou superior completo, porém 17% não completaram o fundamental.

Pessoas de 40 a 44 anos são a maioria dos eleitores, sendo mais de 7,2 mil aptos a votar.

Curiosidade: mais de 5 mil eleitores são divorciados em Votuporanga, o que se refere a 7% do número total do eleitorado.
Como votar nas eleições
Eleições 2022: o que pode ou não pode levar no dia da votação
Para votar nas Eleições 2022 basta ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação.
O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.
São cinco cargos abertos para a escolha da população. Veja o passo a passo para registrar seu voto:
1- Opções na urna
As opções de cargos serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor:
Deputado federal
Deputado estadual
Senador
Governador
Presidente da República
2- Preenchimento do número
Para deputados são cinco números, para senador são três e para governador e presidente são apenas dois. O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla "branco". A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).
A diferença do branco para o voto nulo é a maneira de computar. Para votar nulo, é preciso errar o número na urna, inserindo uma combinação de algarismos que não corresponde a nenhum candidato. Em ambos os casos, os votos são considerados inválidos.
3- Confirma
É preciso aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto, para verificar os dados que aparecerão na tela. Depois, basta apertar "confirma".
Em caso de segundo turno, que eventualmente será realizado no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República. Imprima aqui a sua cola eleitoral e preencha com os dados de seus candidatos.
Veja o que você pode e o que não pode levar na hora de votar
Veja o que você pode e o que não pode levar na hora de votar
Bárbara Munhoz/g1
Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso não tenha o título – ou o este não esteja em dia – é possível votar com um documento que tenha foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:
e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Identidade social;
Carteira de identidade;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Carteira de trabalho;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação.
O TSE recomenda verificar se a situação do título está regularizada. Para isso, basta digitar o número do documento e a data de nascimento do portador no sistema de verificação do tribunal.
Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não permite a entrada de nada que possa representar um risco ao sigilo do ato de votar – por isso, o eleitor pode entrar na cabine levando no máximo um papel com nome e número dos candidatos que escolheu.
O que você não pode levar
Direto ao ponto: não, você não pode levar o celular para a cabine de votação.
Após fazer a identificação junto ao mesário da sua seção, o eleitor deverá deixar o telefone na mesa. Importante: filmar a urna é considerado crime eleitoral.
Caso se recuse a entregar o celular, o eleitor ficará impedido de votar. Além disso, a presidência da mesa poderá solicitar força policial para lidar com a situação.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
O

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/eleicoes/2022/noticia/2022/10/02/eleicoes-2022-mais-de-740-mil-pessoas-devem-ir-as-urnas-nos-cinco-maiores-colegios-eleitorais-da-regiao.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »