13/07/2022 às 07h53min - Atualizada em 13/07/2022 às 08h00min

Quase 2,8 mil crianças aguardam por vaga em creches de Londrina

Número cresceu 7% na comparação com o ano passado. Prefeitura disse que deve filtrar vagas de crianças matriculadas e que não estão frequentando os CMEIs.

G1 MS
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2022/07/13/quase-28-mil-criancas-aguardam-por-vaga-em-creches-de-londrina.ghtml
Número cresceu 7% na comparação com o ano passado. Prefeitura disse que deve filtrar vagas de crianças matriculadas e que não estão frequentando os CMEIs. Aumenta número de famílias esperando vagas em creches de Londrina
Quase 2,8 mil crianças com idade entre zero e quatro anos aguardam uma vaga em creches públicas de Londrina, na região norte do Paraná. A fila de espera aumentou em 7% na comparação com agosto de 2021.
Ao todo, segundo a prefeitura, são 2.785 crianças esperando por uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Em agosto do ano passado eram 2.600 pessoas na fila.
A moradora Jéssica Rocha disse que está na fila de espera desde o nascimento da filha. Além disso, ela contou que precisa voltar ao trabalho nos próximos dias e não tem onde deixar o bebê.
"Não temos condições de pagar para cuidar e vou acabar ficando desempregada por falta de vagas. A gente liga, corre atrás e o que ouve é que não tem o que fazer", afirmou.
A secretaria Municipal de Educação de Londrina, Mariangela Bianchini, disse que irá fazer uma filtragem para conseguir localizar crianças que estão matriculadas, mas não estão frequentando os CMEIs.
"Muitas famílias fizeram a matrícula no início do ano, mas não levaram os filhos para unidade. Estão ocupando uma vaga, de direito, mas não estão levando. Vamos filtrar essas vagas e redistribui-las para a fila de espera", disse.
A prefeitura também disse estar estudando a ampliação de vagas em unidades já existentes e a construção de um novo CMEI.
O município também orienta para que as famílias se inscrevam em CMEIs que também estão mais distantes do local onde moram, para ampliar as chances de vaga.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2022/07/13/quase-28-mil-criancas-aguardam-por-vaga-em-creches-de-londrina.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »