07/07/2022 às 10h11min - Atualizada em 07/07/2022 às 10h30min

Rotina no Home Office: como se adaptar de maneira saudável

Com a consolidação do novo modelo de trabalho especialistas alertam para a atenção com o local adequado e com a saúde

G1 MS
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prestes-imobiliaria/jeito-prestes/noticia/2022/07/07/rotina-no-home-office-como-se-adaptar-de-maneira-saudavel.ghtml

Com a consolidação do novo modelo de trabalho especialistas alertam para a atenção com o local adequado e com a saúde Com a pandemia, a transferência da rotina de trabalho para dentro de casa se tornou comum. Diversos condomínios, por exemplo, viram o aumento em demandas e novas necessidades dos moradores.
Com mais tempo em casa e ainda precisando se adaptar ao modelo de trabalho em home office, alguns detalhes exigem atenção, como explica Bernardo Milano, síndico do Condomínio Vittace, do bairro Jardim Carvalho em Ponta Grossa. “A necessidade de boa conexão com a internet aliada a uma maior demanda da redução de barulho em relação aos vizinhos, também no período diurno, são algumas das mudanças advindas desse novo cenário imposto pela pandemia”, explica.
A infraestrutura e o preparo da equipe da Prestes Construtora, foi o diferencial que garantiu o cumprimento dessas demandas com eficiência. “A organização que temos dentro dos condomínios proporcionou que todos os moradores fossem atendidos prontamente, e isso contribui para que essa adaptação fosse tranquila, sem influenciar na qualidade do desenvolvimento das atividades dos condôminos", aponta Bernardo.
Praticidade, comodidade e facilidade
É importante, no entanto, levar em consideração algumas dicas que fazem a diferença para a adaptação dessa rotina tanto para garantir a qualidade do trabalho e principalmente da saúde. A fisioterapeuta Jéssica Vanat, Crefito 93730-f, destaca que é importante focar em um ambiente de home office adequado. “É essencial investir em espaço com tudo à mão, organizado e otimizado. Por isso, um ambiente iluminado e arejado, com equipamentos e acessórios de trabalho próximos fazem toda diferença. A ideia é observar o seu corpo e postura e evitar movimentos bruscos e repetitivos durante o dia”, explica a profissional.
Plantas adaptam espaços capazes de atender novas necessidades
Rogério Junior
Como muitas pessoas não estavam preparadas para essa nova realidade, Jessica conta que aumentaram o número de pacientes buscando sanar patologias que são resultado de uma rotina de pouca movimentação. “Isso tendo como consequência dores na coluna, cervical, má postura, tendinites, bursites e encurtamentos em geral, por isso é de extrema importância fazermos pausas e exercícios adequados". complementa a fisioterapeuta.
O que fazer para um home office mais saudável
Jéssica indica que sejam feitas pausas ao longo do dia para melhorar o rendimento, durante a jornada de trabalho. Segundo ela, 10 minutos de descanso por hora de trabalho, ajudam o profissional, que pode relaxar, tomar um café, sair da posição de trabalho e realizar alongamentos, por exemplo.
“Esses exercícios podem melhorar a sensação de bem-estar e aliviar dores”. Entre os exercícios, Jéssica recomenda movimentos de flexão/extensão, lateralização de cervical, elevação de braço e rotação de punho. Para a região lombar, a dica é levar a mão até o chão sem dobrar os joelhos e segurar por 10 segundos, observando sempre a respiração. Invista em breves caminhadas, elas são capazes de melhorar a circulação. “Aproveite o condomínio, um sol e relaxe”, orienta a especialista.
Jéssica também cita recomendações para o uso de computadores de mesa e notebooks em Home Office. “A postura sentada é a mais utilizada pelos trabalhadores, quando associada a movimentos como flexão e/ou inclinação de tronco, pode causar dores musculoesqueléticas crônicas na região cervical e lombar. O ideal é evitar essa postura inadequada por tempo prolongado, realizando intervalos”, alerta.
Invista em acessórios
A tela do computador deve estar na mesma altura dos olhos e com uma distância de 50 a 70 cm ombros na posição neutra e relaxados, cotovelos posicionados próximo ao tronco em 90° de flexão quando apoiados no descanso para os braços (cadeira), e o punho deve ser mantido em posição neutra, pode ser utilizado descanso de punho evitando assim a sobrecarrega.
Apartamento dá espaço à rotina de trabalho e exige novos espaços
Laertes Soares
E não é só isso, o uso de uma cadeira adequada com cinco rodinhas, por exemplo, que ajudam no deslizamento para alcançar objetos distantes. “É importante manter as costas completamente no encosto da cadeira, com seus pés no chão ou em um suporte com medidas adequadas. Já os quadris e joelhos devem estar em angulação entre 90 e 100º”, explica. A fisioterapeuta ainda alerta que a atenção para os sintomas prolongados, decorrentes de má postura, precisam ser investigados para não haver agravamento das dores. Neste caso, a orientação de um especialista é essencial. “Quem já apresentou ou está com dor devido à má ergonomia deve procurar um profissional habilitado para adequar seu espaço ou para prescrever exercícios específicos para cada caso". conclui.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prestes-imobiliaria/jeito-prestes/noticia/2022/07/07/rotina-no-home-office-como-se-adaptar-de-maneira-saudavel.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »