08/06/2022 às 07h40min - Atualizada em 08/06/2022 às 08h00min

Cenário de massacres com fácil acesso a armas nos EUA pode piorar, diz Guga Chacra

Em entrevista ao podcast 'O Assunto', jornalista disse não haver perspectiva de restrições no acesso a armas para norte-americanos, mas de uma piora no cenário com eventual decisão da Suprema Corte.

G1 MS
https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/06/08/cenario-de-massacres-com-facil-acesso-a-armas-nos-eua-pode-piorar-diz-guga-chacra.ghtml
Em entrevista ao podcast 'O Assunto', jornalista disse não haver perspectiva de restrições no acesso a armas para norte-americanos, mas de uma piora no cenário com eventual decisão da Suprema Corte. O jornalista Guga Chacra, comentarista da GloboNews e colunista do jornal "O Globo", afirmou em entrevista a Renata Lo Prete no podcast “O Assunto” que o atual cenário de massacres com o fácil acesso a armas nos Estados Unidos pode piorar. Guga disse não haver qualquer perspectiva de aumento de restrições, tanto pelo aspecto da legislação quanto por decisão da Suprema Corte.
Desde o início do ano, Os Estados Unidos registraram 244 tiroteios, com 256 mortos, segundo dados do jornal “The Washington Post”. Apenas no final de semana passado, quando ainda estava fresco na memória o massacre das crianças em uma escola do Estado do Texas, foram 11 óbitos em diferentes cidades.
"É algo que teria que se mudar a Constituição dos Estados Unidos para conseguir alterar [as facilidades no acesso a armas]. Não existe uma maioria favorável e é improvável que se consiga, ainda mais com um cenário de polarização. É algo que não tem como voltar atrás mais. Sei que estou sendo cético, mas é muito difícil de se resolver. Tenho filhos aqui [nos EUA] e vão ter que conviver com esse cenário, que talvez piore", disse.
Guga explicou ser difícil mudar a legislação devido ao sistema federativo e também pelo fato de o direito de as pessoas portarem arma estar previsto na Segunda Emenda da Constituição. Segundo ele,
as poucas restrições que existem, como no caso do estado de Nova York, que exige licença para uma pessoa portar arma, pode ser derrubada pela Suprema Corte.

"O que a Suprema Corte tende a decidir? Tende a argumentar que, segundo a Segunda Emenda da Constituição, você não pode impor restrições à pessoa portar arma porque isso é um direito constitucional garantido. Logo, eles [ministros da Suprema Corte] podem derrubar essas poucas restrições que existem em lugares como Nova York,", explicou.
"Não vai mudar, o que pode acontecer é piorar por uma decisão da Suprema Corte."
Dois tipos de violência em alta
O jornalista também destacou que, mesmo no período do governo de Barack Obama, quando democratas controlavam a Casa Branca, o Senado e a Câmara, houve pouca mobilização para que se alterassem as regras. "Agora eles [democratas] controlam Casa Branca, Câmara e Senado e também não vai acontecer nada", completou.
Guga Chacra explicou que são pelo menos dois tipos de violência em alta: a de gangues e a de atiradores solitários, estes praticamente um traço distintivo dos Estados Unidos, onde a proporção de armas por habitante é a maior do mundo.
"Vai continuar tendo esses episódios de atiradores nos EUA nos próximos anos. Daqui a um mês, dois meses, talvez a gente esteja aqui no 'Assunto' falando de novo de mais um massacre. Simplesmente continuam. É algo que faz parte dos EUA. Talvez uma mudança geracional [leve a mudanças], mas não é o que tem para acontecer aqui nos EUA", completou.

Fonte: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/06/08/cenario-de-massacres-com-facil-acesso-a-armas-nos-eua-pode-piorar-diz-guga-chacra.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »