05/06/2022 às 07h38min - Atualizada em 05/06/2022 às 08h00min

Cresce mercado de alimentos vegetarianos no Paraná

Em pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope, cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos.

G1 MS
https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2022/06/05/cresce-mercado-de-alimentos-vegetarianos-no-parana.ghtml

Em pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope, cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos. Alimentos à base de plantas ganham cada vez mais adeptos
Cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos na última pesquisa feita pelo Ibope, em 2018. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, esse percentual é maior, representando 16% dos entrevistados.
A maioria dessas pessoas, 56%, disse que consome produtos à base de plantas por uma preocupação com a saúde. Quase quatro anos depois da pesquisa, o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino, diz que esses dados já mudaram bastante.
"Cerca de 46% da população brasileira já admite que uma vez por semana, pelo menos, não consome carne em suas refeições. Isso demonstra que realmente esse movimento não faz parte apenas de um grupo de vegetarianos ou veganos", explica Laurino.
Pressão por bem-estar animal na cadeia de produção causa mudanças nas propriedades rurais do Paraná
Existem os vegetarianos – que são pessoas que não consomem carne, e os veganos – pessoas que não consomem carne, nem nenhum outro produto de origem animal. Para atender essas pessoas o mercado se desenvolve.
Locais especializados
O Caminhos do Campo visitou uma loja em Curitiba que só vende produtos veganos. São opções de pães de queijo, "carnes" e chocolates sem produtos de origem animal.
O empresário Thiago Lorusso conta que a ideia surgiu porque já não consumia mais produtos de origem animal há algum tempo, mas tinha dificuldade em comprar itens alternativos.
Leites vegetais podem ser feitos com castanhas.
Divulgação
"Nesse processo, a gente teve que desenvolver uma base para o leite de castanha, na época foi o primeiro produto, que pudesse ser barata, escalável e fácil de distribuir", relembra.
O produto é uma pasta que dissolvida na água fica branquinha como leite, e tem textura parecida. O "leite" é feito com aveia colhida no sul do país e castanhas que vem do Nordeste.
"A gente usa muito os insumos do campo, de pequenos produtores que plantam produtos naturais e orgânicos", explica Lorusso.
Com o aumento da demanda, aumenta também a variação dos produtos que é ofertada para esse público.
"As opções estão cada vez mais saborosas, cada vez mais interessantes. Hoje você tem alternativas de leite vegetal super saborosas, que pessoas que consomem leite de vaca também consomem o leite vegetal e gostam. O paladar está sendo muito mais agradável agora. Tem muita gente optando porque é gostoso mesmo”, expõe a empresária Lílian Lago.
Jaca é transformada em "carne".
TV TEM/Reprodução
Em outro local o destaque é a jaca. O fruto que sai do norte do Paraná vira carne de jaca: dez quilos, por exemplo, rendem 7 quilos de "carne".
A pequena fábrica existe há cinco anos e, de acordo com os responsáveis, tem visto o interesse por produtos veganos crescer.
"O nosso diferencial é que a gente opta também por insumos saudáveis. A gente não usa industrializados, conservantes. Acaba pegando uma parcela de clientes que procuram realmente uma alimentação mais saudável", conta o chef vegano Cyro Azevedo.
Vídeos: todos os episódios de Caminhos do Campo
Veja mais notícias na página especial Caminhos do Campo.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2022/06/05/cresce-mercado-de-alimentos-vegetarianos-no-parana.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »