25/05/2022 às 07h56min - Atualizada em 25/05/2022 às 08h00min

Personalidades mundiais se posicionam após ataque a escola no Texas

Repercussão entre pessoas influentes do mundo aumenta debate sobre o acesso às armas nos EUA

G1 MS
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/25/personalidades-mundiais-se-posicionam-apos-ataque-a-escola-no-texas.ghtml

Repercussão entre pessoas influentes do mundo aumenta debate sobre o acesso às armas nos EUA Tiroteio em escola de ensino fundamental no Texas
REUTERS/Marco Bello
Durante esta terça-feira (24), uma escola da região de Uvalde, no Texas, sofreu um ataque a tiros que deixou 19 crianças, 1 adulto e o próprio atirador como vítimas.
Momentos depois, diversas personalidades mundiais se posicionaram diante do assunto. Alguns deles abordaram a questão do acesso às armas nos EUA.
Joe Biden
O presidente americano, Joe Biden, fez uma declaração oficial algumas horas após o ataque.
“Eu esperava, quando fui eleito presidente, não ter mais que fazer isso”, disse Biden assim que começou sua declaração na Casa Branca.
Presidente americano, Joe Biden, durante discurso em apoio à família das vítimas do massacre no Texas
Kevin Lamarque/REUTERS
"Eu estou irado e cansado", disse. “Não me digam que não podemos fazer nada depois desta carnificina”, afirmou o presidente se referindo às mortes por armas de fogo nos Estados Unidos.
Kamala Harris
A vice-presidente dos EUA também se posicionou durante um evento internacional que contava com a presença de representantes de alguns países, principalmente da Ásia.
"Então, eu acho que todos nós sabemos e dissemos muitas vezes um com o outro, basta. Basta. Como nação, temos que ter a coragem de agir e entender o nexo entre o que faz um público razoável e sensato. política para garantir que algo assim nunca aconteça novamente."
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, durante discurso na APAICS, no qual falou sobre o ataque no Texas
REUTERS
"Para o povo de Uvalde, por favor, saibam que esta é uma sala cheia de líderes que sofrem com você, e estamos orando por você, e estamos com você."
Papa Francisco
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano no dia 25 de maio de 2022
REUTERS/Yara Nardi
O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (25) que está com o "coração partido" e denunciou o comércio sem controle de armas.
"Tenho o coração partido por este massacre", disse. "Rezo pelas crianças e pelos adultos mortos e por suas famílias. É hora de dizer basta ao tráfico sem controle de armas."
Volodymyr Zelensky
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante discurso em Davos
REUTERS
O presidente da Ucrânia, que ainda está recebendo ataques constanstes da Rússia, também dedicou um tempo do seu discurso para prestar solidariedade com a família das vítimas.
"Gostaria de expressar minhas condolências a todos os parentes e familiares das crianças que foram mortas no terrível tiroteio em uma escola primária no Texas, EUA", disse Zelenskiy ao discursar em um evento à margem do World Economic Fórum no resort suíço de Davos via link de vídeo.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/25/personalidades-mundiais-se-posicionam-apos-ataque-a-escola-no-texas.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »