24/05/2022 às 07h51min - Atualizada em 24/05/2022 às 08h00min

Receita prevê pagar R$ 96 milhões na região de Campinas no 1° lote de restituições do IR 2022; veja como consultar

Consultas podem ser realizadas a partir desta terça-feira (24), às 10h. Valores, em menor escala, também contemplam restituições residuais de anos anteriores, informou a Receita Federal.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/05/24/receita-preve-pagar-r-96-milhoes-na-regiao-de-campinas-no-1-lote-de-restituicoes-do-ir-2022-veja-como-consultar.ghtml

Consultas podem ser realizadas a partir desta terça-feira (24), às 10h. Valores, em menor escala, também contemplam restituições residuais de anos anteriores, informou a Receita Federal. Consultas relacionadas às restituições podem ser feitas por aplicativo
Reprodução
A Receita Federal abre, a partir das 10h desta terça-feira (24), as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. A previsão do órgão é pagar R$ 96.302.389,10 a contribuintes de oito cidades da região de Campinas (SP). O crédito será feito no dia 31 de maio, diretamente nas contas bancárias informadas pelos declarantes quando enviaram o formulário.
Os valores também englobam, ainda que em menor escala, consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores.
Ao todo, serão beneficiados 53.896 moradores dos municípios atendidos pela Delegacia da Receita Federal de Campinas, que são, além da metrópole, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Como saber se você foi contemplado:
Faça a consulta com o número do CPF na página da Receita na internet
Também é possível acessar a informação pelo aplicativo para tablets e celulares, disponível para download para iOS e Android
O primeiro lote do IR contemplará contribuintes com prioridade legal:
idosos acima de 80 anos;
contribuintes entre 60 e 79 anos;
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Se o valor não cair na conta indicada pelo contribuinte, por exemplo por ter sido desativada, ele poderá fazer o resgate junto ao Banco do Brasil. Pode acessar via Portal BB ou na central de atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Os beneficiários têm até 12 meses para concluir esse processo. Se passarem deste prazo, precisarão fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Lote residual de restituições do IRPF - Maio 2022
Assim como no ano passado, o primeiro lote do IR será pago, em 2022, no último dia do prazo de entrega do Imposto de Renda, estendido para 31 de maio em razão da pandemia.
Até as 23h59 de domingo (22) 663.296 das 896.425 declarações do Imposto de Renda 2021 esperadas nas 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas haviam sido entregues.
Caiu na malha fina?
O contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Veja o passo a passo do extrato do IR
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Se houver pendências, os caminhos são:
Corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado;
Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC. Para informações sobre o Processo Digital da Malha Fiscal, consultar Malha Fiscal - Atendimento, a partir do espaço Onde Encontro.
VÍDEOS: confira mais destaques da região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/05/24/receita-preve-pagar-r-96-milhoes-na-regiao-de-campinas-no-1-lote-de-restituicoes-do-ir-2022-veja-como-consultar.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »