21/03/2022 às 07h47min - Atualizada em 21/03/2022 às 08h00min

Falso médico que socorria vítimas de acidentes atendeu por duas horas em UPA de Votorantim, diz prefeitura

Fichas de atendimento em Votorantim (SP) mostram mesma medicação para pacientes com problemas diferentes.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/03/21/falso-medico-que-socorria-vitimas-de-acidentes-atendeu-por-duas-horas-em-upa-de-votorantim-diz-prefeitura.ghtml

Fichas de atendimento em Votorantim (SP) mostram mesma medicação para pacientes com problemas diferentes. Gerson Lavísio atuava como médico no resgate na via Dutra e passou a ser investigado depois de ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com um CRM falso
André Bias/ TV Vanguarda
A Secretaria de Saúde de Votorantim (SP) informou nas redes sociais que o falso médico Gerson Lavísio, que foi detido depois de realizar um procedimento na perna de uma vítima de acidente na via Dutra, chegou a atuar por duas horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jataí, no dia 3 de março de 2022.
Quem é o falso médico flagrado na Dutra e que coleciona golpes como pastor e coach cristão
Segundo a prefeitura, o suspeito não faz parte do quadro de funcionários da prefeitura, mas sim da empresa terceirizada Cirmed Serviços Médicos Ltda, responsável pela prestação de serviços para cobertura de escala na UPA.
Na ocasião, ele foi questionado por médicos da unidade, pois foi percebida a inconsistência no conteúdo de suas fichas de atendimento. Gerson deixou o local e não retornou.
"Os pacientes foram reavaliados e os representantes da UPA e a Secretaria de Saúde de Votorantim notificaram oficialmente o Cremesp. Encaminharam as fichas de atendimento e as receitas médicas. Paralelamente, a entidade também recebeu uma notificação extrajudicial de um assessor jurídico da Secretaria de Saúde.
A partir da denúncia da Secretaria de Saúde, uma fiscal do Cremesp esteve na UPA. A profissional averiguou todas as ações tomadas em relação ao caso", completou a prefeitura.
Procurada, a Cirmed lamentou o caso em Votorantim e disse que Gerson tentou novamente se passar por médico habilitado, apresentando em triagem eletrônica os documentos necessários para contratação de serviços profissionais.
"Em seu primeiro dia, por volta das 7:00 o falsário se apresentou no plantão, para assinar a contratação e iniciar os serviços. Todavia, ao ser recebido pelo médico cordenador local da CIRMED, foi solicitado ao mesmo que apresentasse os documentos originais para a conferência e assinatura da contratação, conforme procedimento padrão. Todavia, sem apresentar os documentos, e desrespeitando a ordem superior, o falsário evadiu - se do local.
Isto porque, ao verificar a falta da assinatura da contratação, acabou-se por desmascarar a fraude, quando interpelando o falsário pelos documentos originais, para assinatura do instrumento contratual, preferiu evadir do local. A CIRMED informa que está apurando os fatos e convocará todos os envolvidos que possam dar informações do falsário para a devida representação criminal. Lamentável ainda, a reincidência da fraude, evidenciando falha no sistema de repreensão criminal da repugnante conduta, permitindo mais está infeliz tentativa de fraude, infelizmente também fomos vítima de mais uma tentativa de fraude deste criminoso que continua solto."
Pastor evangélico, missionário na África, coach
Gerson Lavísio falsificou a documentação de médico e ainda fez uma lista de vítimas se passando por pastor evangélico, missionário na África, coach cristão e namorado, com mais de uma companheira ao mesmo tempo.
A investigação do Fantástico apontou que o homem é de Cambará, no Paraná, tem 32 anos e exerce a função como falso médico há pelo menos quatro meses, quando começou a apresentar um diploma falso de medicina pela Unicid, que negou que ele tenha feito qualquer curso na instituição.
Ele atendeu em ao menos três lugares diferentes. Os prontuários que ele fazia seguiam com erros de português e com medicações iguais para pacientes com queixas diferentes.
Em fotos, médico receita mesmo antibiótico para três pacientes com queixas diferentes
Reprodução
Falso pastor
Gerson também se passava por pastor. Na rede social, ostentava vídeos no púlpito de igrejas e vídeos em que entrega profecias a fieis. Em um deles, diz a um jovem que ele teria uma promessa de ser jogador de futebol.
Em publicações, ele chegava a compartilhar cartazes de eventos em que ele estaria, mas com endereços falsos. A reportagem conversou com pessoas que conheceram o falsário.
A eles dizia que era pastor, fazia campanhas de oração e fazia mentorias como ‘coach cristão’. De um de seus discípulos ele chegou a levar R$ 400 e durante a pandemia, recebia contribuições mensais.
Em pots, fazia divulgação de culto em igreja com endereço falso
Reprodução
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/03/21/falso-medico-que-socorria-vitimas-de-acidentes-atendeu-por-duas-horas-em-upa-de-votorantim-diz-prefeitura.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »