19/02/2023 às 19h49min - Atualizada em 21/02/2023 às 12h00min

Cobras fazem jogo intenso na largada do Super Rugby Américas contra os Pampas

Domingo (19/02) foi de abertura da temporada do novo Super Rugby Américas para os Cobras, que jogaram pela primeira vez na história diante da torcida

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Abdalla Ribeiro
Bruno Ruas

O fim de semana foi de início para o Super Rugby Américas, a grande liga profissional do continente, que conta com 7 times de 6 países diferentes, com o Brasil sendo representado pelo Cobras Brasil XV, franquia da Brasil Rugby, apoiada pela Superbid Exchange e Irko Hirashima. Os Cobras mandam todos os seus jogos da temporada 2023 no Estádio Nicolau Alayon, do Nacional Atlético Clube, em São Paulo, e o jogo inaugural foi contra os Pampas, de Buenos Aires, diante de público animado e embalado pelas ações paralelas, que contaram com a “Vila Cobras” e o “Touch à Fantasia”.

 

A estreia, como esperado, foi difícil, pois pela frente estava um dos times favoritos ao título, dada a força do rugby argentino. Tendo como base os Jaguares, campeões sul-americanos de 2021, os Pampas debutaram na competição com vitória por 41 a 21, após um festival de 6 tries a 3 para os argentinos. O time visitante largou na frente com try de Iñaki Delguy em rápida troca de passes até a ponta. Depois, o camisa 10 argentino Joaquín de la Vega Mendía fez lindo try chutando nas costas da defesa brasileira e finalizando no in-goal.

 

Os Cobras mostraram capacidade de reação e emplacaram um poderoso maul que resultou em try penal a favor do time brasileiro, para a vibração da torcida. O empate não tardou e veio com outro maul, agora finalizado pelo paranaense Endy, aproveitando o cartão amarelo do argentino Coronel. Tudo indicava a virada brasileira, porém, a indisciplina custou muito ao time da casa, que foi reduzido a 14 jogadores com amarelo a Lucio Anconetani, logo depois da tentativa de drop goal de Nicolás Catarutti que explodiu na trave. Landó devolveu os Pampas a frente com penal certeiro e o momento crucial veio pouco antes do intervalo com try de Ulloa na ponta, em jogada que levou ao cartão vermelho para Adrio, desfalcando os Cobras até o fim do jogo. Antes da pausa, Rauth recebeu novo amarelo contra o time brasileiro e Gurovich cravou o try argentino em maul, abrindo 31 a 14.

 

Novamente, os Cobras souberam levantar a torcida e reagiu no segundo tempo, com Matheus Cláudio rompendo a defesa argentina após lateral para o terceiro try brasileiro. No entanto, Robert Tenório recebeu cartão vermelho por tackle alto na sequência, agravado pelo amarelo a Altahona, que deixou o time brasileiro com 3 atletas a menos em campo. Os Pampas aproveitaram a superioridade numérica para garantir a vitória com tries do capitão Castro e de Ruiz. Contudo, apesar das dificuldades, os Cobras ainda pressionaram muito no fim do jogo em busca do try que lhes daria o ponto bônus ofensivo, isto é, 1 ponto a mais na classificação, que é dado aos times que marcam 4 ou mais tries em suas partidas. Foram dois amarelos seguidos contra os visitantes, a Villar e Pérez, porém o placar se encerrou mesmo em 41 a 21.

“Foi um jogo muito duro e intenso. Porém, os cartões atrapalharam nossa estreia e vamos trabalhar muito para que isso não se repita”, comentou Ariel Rodriguez, ponta dos Cobras. Já o treinador Josh Reeves ressaltou os pontos positivos do time: “a entrega dos jogadores foi fantástica, desde a pré temporada. Obviamente os penais custaram muito, mas sabemos que temos que corrigir os pontos de maior atenção, como o contato com a cabeça”.

 

Nos outros dois jogos da primeira rodada, os Dogos, da Argentina, venceram o Yacare, do Paraguai, por 30 a 24, em Córdoba, na sexta-feira, ao passo que o Selknam, do Chile, triunfou em Santiago no sábado por 45 a 10 contra os Raptors, time debutante dos Estados Unidos. Na próxima rodada, os Cobras voltarão a jogar em casa, dessa vez encarando os Dogos.

No Super Rugby Américas, a vitória vale 4 pontos, o empate 2, a derrota por 7 pontos ou menos de diferença vale 1 ponto e derrotas maiores não somam pontos. Além disso, 4 tries ou mais valem mais 1 ponto na classificação, independente do resultado final.

 

Confira vídeos e fotos da partida nestes links:

https://youtu.be/57UjQImNWyQ

https://drive.google.com/drive/folders/11A7WuCgZkG8f0Nm2Xt50f-ZecJltyTkO?usp=share_link

 

Cobras 21 x 41 Pampas, em São Paulo – Estádio Nicolau Alayon

Árbitro: Nehuén Jauri Rivero | Assistentes: Simón Larrubia e Lucas Saccomano | TMO: Marcelo Pilara

 

Cobras

Tries: Penal try, Endy e Matheus Cláudio

Conversões: “Zé” Tranquez (2)

 

15 Lucas Spago, 14 Ariel Rodrigues, 13 Nicolás Cantarutti, 12 Robert Tenório, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas “Zé” Tranquez, 9 Douglas Rauth, 8 André Arruda, 7 Matheus “Nego” Claudio, 6 Adrio de Melo, 5 Lucio Anconetani, 4 5 Gabriel Paganini (c), 3 Henrique Ferreira, 2 Endy Pinheiro, 1 Levy Marinho;

 

Suplentes: 16 Leonardo “Neymar” Silva, 17 Brendon Alves, 18 Bautista Vidal, 19 Ben Donald, 20 Cleber “Gelado” Dias, 21 Diver Ceballos, 22 Felipe Gonçalves, 23 Alain Altahona;

 

Pampas

Tries: Delguy, De La Vega Mendía, Ulloa, Gurovich, Landó e Ruiz

Conversões: Landó (4)

Penais: Landó (1)

 

15 Juan Ignacio Landó, 14 Jerónimo Ulloa, 13 Juan Pablo Castro (c), 12 Felipe de la Vega, 11 Iñaki Delguy, 10 Joaquín de la Vega Mendía, 9 Rafael Iriarte, 8 Santiago Ruiz, 7 Manuel Bernstein, 6 Nicolás D’Amorim, 5 Lorenzo Colidio, 4 Federico Lavanini, 3 Javier Coronel, 2 Ramiro Gurovich, 1 Miguel Prince;

 

Suplentes: 16 Rodrigo Pérez Boulán, 17 Javier Corvalán, 18 Martín Villar, 19 Rodrigo Fernández Criado, 20 Jerónimo Ureta, 21 Mateo Albanese, 22 Tomás Suarez Folch, 23 Benjamín Elizalde;

 

Sobre a Superbid Exchange

A Superbid Exchange é uma plataforma tecnológica de alta segurança e transparência com múltiplas modalidades de transações online para bens de capital: venda direta, leilão extrajudicial, judicial, administrativo e rural. Em um ambiente de trade para operações de compra e venda de ativos únicos, a Superbid Exchange propicia alternativas de capital para as empresas e oferece diversidade de ativos aos compradores. A empresa estimula a economia circular há mais de 20 anos, destacando em seu catálogo diferentes categorias de mercado, como industrial, agrícola, automotivo, pecuária, imobiliário e de bens de consumo. Conta com mais de 8 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores em toda a América Latina.

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) 

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, Deloitte, Alupar Taesa, Comgás, Cultura Inglesa, Pinheiro Neto Advogados e Crown Embalagens. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gerdau, Atlas Schindler, Gilbert, CVC Capital Partners e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, CSN, Irko Hirashima e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube). 


Notícias Relacionadas »
Comentários »