17/02/2023 às 20h09min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h01min

Dicas de segurança na armazenagem por empilhamento

Sistema é utilizado para economizar espaço quando há grandes quantidades de produtos a serem estocados; caixas e paletes plásticos da Ecoboxes ajudam nos cuidados e logística da ação

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nucci
Divulgação
 

Dentro de uma empresa, o estoque é de extrema importância. Além de fazer sua gestão, os responsáveis devem seguir boas práticas de otimização de espaço, redução de custos, produtividade, bem como fazer a armazenagem adequada de cada item.

O sistema de empilhamento consiste em empilhar as unidades de carga nas prateleiras de armazenagem.  Esse tipo de estocagem é adotado quando é preciso armazenar grandes quantidades de produtos, sendo possível empilhá-las em uma altura razoável para não haver esmagamento ou danos dos produtos.  

Este tipo de serviço é bastante aplicado na armazenagem de setores de alimentos, bebidas, farmácias, automotivos, indústrias, entre outros.

Ecoboxes Embalagens Plásticas se diferencia no mercado de indústria em geral com suas linhas de caixas e paletes de plástico 100% zero carbono, de alta qualidade e versatilidade, ideias e projetos personalizados para armazenagem por empilhamento.

Em diversos tamanhos e cores, são compatíveis em seus sistemas de empilhamento, facilitando a organização do estoque. Um exemplo é a sua linha Tote. “Essa linha foi desenvolvida para manutenção de estoque em armazém logístico, sendo a solução perfeita para utilização em sistemas automáticos e semiautomáticos na separação de pedidos. Tudo pensado para garantir mais resistência, durabilidade, sustentabilidade e produtividade”, explica a coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes, Denise Beck Cardoso.

Produtos projetados para ocupar menor espaço quando estocadas, além de possuírem fácil encaixe.

Mas quais são os cuidados com a segurança na armazenagem por empilhamento?

Antes de mais nada, é importante dar atenção ao planejamento e regras do que será armazenado, usando recursos disponíveis para garantir a segurança dos funcionários pelo estoque. Por isso, confira as dicas de empilhamento de caixas e paletes:

⦁ Atestar-se de que o espaço disponível para que a armazenagem seja resistente e nivelado para aguentar o peso dos materiais que serão empilhados.

*O peso dos equipamentos e mercadorias não pode ser superior à resistência do piso;

⦁ É necessário respeitar a capacidade máxima das caixas e paletes de armazenamento adquiridas para preservar os materiais e equipamentos de estocagem;

⦁ Na hora da montagem do estoque, as caixas devem ser bem fixadas;

⦁ As pilhas devem estar bem alinhadas para evitar acidentes, inclusive envolvendo vidas humanas, além dos prejuízos materiais;

⦁ Para evitar a obstrução de espaço, distribua as pilhas de caixas e paletes para facilitar o acesso às portas e equipamentos de emergência como extintores de incêndio;

 Movimentando as cargas em segurança

Em grandes estoques as estruturas podem contar com transportadores por gravidade para auxiliar o transporte da carga, além do uso das empilhadeiras e paleteiras. Já em estoques menores é possível fazer de forma manual, porém equipamento para movimentação de caixas proporcionam agilidade e reduzem o desgaste físico na movimentação de cargas leves.

linha HÉRCULES da Ecoboxes, por exemplo, é a primeira do setor no Brasil que segue a norma VDA-GLT. Ela pode ser movimentada através de paleteira ou empilhadeira, além da opção de caixa já com rodízio acoplado, podendo também ser armazenada diretamente nas prateleiras.

Produzido com matéria-prima de alta qualidade que garante alta resistência, o produto é totalmente modular e une simplicidade e robustez, além disso, por conta do seu design inovador é possível economizar até 70% do espaço na logística reversa.

Lacres com segurança

Outro fator a dar atenção neste momento, são com os lacres de segurança. As caixas plásticas ALC da Ecoboxes possuem sistema de fixação estática, onde uma vez lacrada, qualquer sinal de abertura ou manejo irá indicar violação do conteúdo para evitar danos aos produtos.

Tudo com design inovador e de extrema segurança, detalhes que fazem a diferença durante o sistema de armazenagem por empilhadeira. 

Saiba mais no site www.ecoboxes.com.br


Notícias Relacionadas »
Comentários »