28/09/2022 às 19h21min - Atualizada em 02/10/2022 às 00h00min

Bolsonaro e seus seguidores: O horror em 3.560 frases

Livro de Walter Barreto Jr., faz um retrato histórico das barbáries ditas pelo presidente e seus apoiadores

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck

Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases, fruto de uma extensa pesquisa e da compilação de 3.560 frases reunidas por Walter Barretto Jr, empresário e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, começa com dedicatória às vidas ceifadas pela Covid-19 e o agradecimento aos(às) jornalistas pela defesa da democracia e por informar corretamente aos brasileiros e brasileiras os riscos da Covid-19.

“Eu sonego tudo que for possível”, já dizia, em 1999, o então deputado Jair Bolsonaro, que hoje é o presidente do País, candidato à reeleição. De lá para cá, Bolsonaro e seus asseclas têm soltado o verbo em frases que parecem ter saído de uma obra ficcional. Reunidas em uma primeira edição com 1.560 frases, em dezembro de 2021, agora é lançada a 2ª edição com conteúdo atualizado e ampliado, com 3.560 frases, também pela Geração Editorial.

“O livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases é um registro histórico dessa triste fase da política contemporânea brasileira. Para mim, a produção do livro representou um misto de cansaço mental com a expectativa positiva de colaborar com a disseminação de conhecimento para uma reflexão pública sobre o projeto político da extrema direita brasileira, que surge em linha com movimentos extremistas e intolerantes verificados em diversos países do mundo”, afirma o autor, leitor assíduo dos temas da política brasileira.

Apesar do personagem não estar no seu radar de leitura, foi no dia do impeachment da presidente Dilma Rousseff (2016), com a homenagem feita pelo então deputado ao coronel Brilhante Ustra, que passou a conhecê-lo. “Um primeiro susto, de centenas que estavam por vir”.

No início da campanha eleitoral de 2018, o autor se questionava: “quem votaria para presidente em um deputado que homenageia alguém como Brilhante Ustra?” Infelizmente, por conta da fase tumultuada da política brasileira, Bolsonaro passou a ser o político que melhor representava o zeitgeist — termo alemão que significa ‘espírito do tempo’ — exatamente pelo seu discurso virulento, como percebemos o país nos últimos tempos.

Após a eleição, as falas do presidente e seus seguidores permaneceram na trilha do horror. Barretto ressalta que, embora seja um livro de frases, a leitura deva ir além delas, para compreender a mensagem implícita e percebermos aonde chegamos. Foram meses de pesquisa “cansativa, exaustiva, extenuante, nauseante”, em suas palavras, das mais absurdas e impactantes frases de Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Barretto tomou para si a responsabilidade da disseminação dos absurdos e agressões proferidas por ele, para que as gerações futuras tenham acesso ao que pensa e ao que disse o líder desse projeto de poder, que não normalizem falas preconceituosas e antidemocráticas.

No conteúdo do livro, organizado em ordem cronológica, cada uma das 3.560 mil frases fala por si, sem a necessidade de qualquer mediação por parte do autor. Walter Barretto Jr. finaliza a introdução com um alerta aos leitores, “que ainda apoiam Jair Bolsonaro, que o livro seja instrumento de reflexão. Você realmente compartilha desses valores que emanam das frases ditas pelo bolsonarismo?” e às crianças e adolescentes, “que o livro contribua para que vocês sejam mais perspicazes que a minha geração foi. Que possam identificar e rejeitar, em seu nascedouro, um líder autoritário, intolerante e violento. Para que jamais se desonre novamente o cargo máximo da República brasileira!”

Para Priscylla Alves Campos, graduada em Letras Vernáculas, com Mestrado em Letras e Linguística e Doutorado em Literatura e Cultura pela UFBA, “A coletânea de frases absurdas, de Walter Barretto Jr., surge como um catálogo de insanidades em meio ao caos instalado. Coisa que a literatura sabe bem cooptar e transformar em uma maneira original de analisar aspectos contemporâneos. O autor inaugura uma forma autêntica de utilizar o hipertexto para além das redes. Sem urge uma nova tecnologia de leitura, certamente.”

O autor Walter Barretto Jr. e a Geração Editorial liberaram os direitos autorais do livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases até o dia 1º de janeiro de 2023. Qualquer cidadão ou empresa pode, até a data especificada, reproduzir, traduzir, distribuir, comunicar, pelas redes sociais ou espaços físicos, todo ou parte deste livro. Espera-se, com essa medida, difundir o conhecimento dos fatos aqui relatados, colaborando assim com o voto consciente nas eleições de outubro de 2022. Na Amazon, o livro físico está à venda por R$59,00 e o e-book é gratuito. O PDF gratuito do livro pode ainda ser acessado pelo link: lkt.bio/livro  .


Notícias Relacionadas »
Comentários »