18/09/2022 às 12h28min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h01min

Mais segurança e eficiência na sala de carregamento de baterias

Especialista da Fronius recomenda inspeção regular e de acordo com as normas técnicas para identificação precoce de falhas nos carregadores de empilhadeiras

SALA DA NOTÍCIA Lilás Comunicação
Divulgação
Vale mais prevenir do que remediar, já dizia o velho ditado. Assim, além da adequação das estações e salas de carregamento de baterias, as normas e regulamentações nacionais e internacionais determinam a realização de uma inspeção regular dos equipamentos e após o início da operação.    
“Por isso, apesar de fornecer ao mercado linhas de carregadores que praticamente dispensam manutenção, a Fronius também oferece pacote personalizado de serviço de inspeção e assistência técnica para sistemas de carregamento de baterias e infraestrutura de carregamento, e ainda treinamento de colaboradores para que possam fazer a manutenção posteriormente”, afirma Rogério Alves, suporte técnico nacional da unidade Perfect Charging, especializada em carregadores de bateria da Fronius do Brasil.
Alves ressalta ainda que a inspeção de segurança realizada de maneira correta também permite detectar antecipadamente defeitos técnicos e falhas operacionais, estendendo dessa forma a vida útil dos carregadores e das baterias, o que reduz os gastos com reparos e danos maiores, como atrasos na entrega e da produção.

Principais alvos de inspeção – No Brasil, a determinação é que a inspeção seja feita a cada três meses. Na hora de vistoriar a sala ou estações de carregamento é preciso observar atentamente os seguintes pontos:
- Condições ambientais: o local deve estar seco, sem vazamentos e umidade, fresco e sem formação de gelo. Também é importante que o espaço tenha ventilação suficiente para que as empilhadeiras e as baterias possam esfriar corretamente antes de fazer a carga.
- Sistema de segurança: cuide para que a sala de carregamento tenha sistema proteção contra incêndio e explosão instalado e funcionando.
- Aparência dos equipamentos: verifique se os carregadores de bateria têm algum defeito visível, como por exemplo, cabos e conexões danificadas. Caso haja, algum problema, documente para que os especialistas possam corrigir as falhas.
- Parte técnica: faça testes para verificar se a parte elétrica e mecânica dos carregadores de bateria está executando todas as funções relevantes, seguindo as normas técnicas e incluindo a documentação.
- Manutenção: trabalhos de manutenção, como limpeza e revisão dos conectores, prolongam a vida útil do sistema de carregamento de baterias e devem ser realizados regularmente.
- Protocolação: os resultados da inspeção de segurança devem ser documentados em um registro de teste e disponibilizados para possíveis auditorias.
E, por fim, Alves recomenda ainda um bom treinamento sobre a parte técnica dos equipamentos, para que os cuidados sejam mantidos após a inspeção e, com isso, os investimentos preservados.

Sobre a Fronius do Brasil
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.
Saiba mais no site da empresa.

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.
Notícias Relacionadas »
Comentários »