19/04/2023 às 18h47min - Atualizada em 20/04/2023 às 08h01min

Em Brasília, 14º Seminário UNIDAS debate a integralidade e equidade na saúde

O evento, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril em Brasília, reunirá operadoras de autogestão, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e profissionais ligados ao setor

SALA DA NOTÍCIA Redação
Já consolidado como um dos principais eventos do setor de Saúde Suplementar, o Seminário UNIDAS chega a sua 14° edição este ano e tem como tema “Por mais integralidade e equidade na saúde”. O encontro, que tem como público principal gestores de planos de saúde de autogestão e da saúde suplementar, será realizado nos dias 25 e 26 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Entre os participantes do primeiro dia do seminário, teremos Ana Claudia Mendes, gerente de Excelência Operacional na ArceloMittal Aços Longos Brasil/Abertta Saúde-Promoção da Qualidade, apresentando o resultado da Pesquisa de Maturidade em Governança Corporativa das Autogestões, realizada no segundo semestre de 2022 com filiadas da UNIDAS. “Essa pesquisa foi desenvolvida pela Comissão de Qualidade e Governança da UNIDAS com o objetivo de promover a autoavaliação de práticas de governança para as filiadas, que visa estimular a constante reflexão sobre seu estágio de maturidade, principalmente em relação a Resolução Normativa da ANS (RN 518). O instrumento desenvolvido pela comissão permitiu que as filiadas tivessem uma visão do seu grau de maturidade e que a UNIDAS tivesse acesso a uma ampla base de dados sobre a governança das filiadas, podendo direcionar melhor sua atuação e propor ações para desenvolvimento do setor”, explica Ana Claudia.

Além dessa pesquisa de extrema importância para as autogestões, haverá o lançamento do Selo UNIDAS, que será apresentado por Werner Dalla, diretor de Operações em Saúde da Abertta Saúde e diretor de Integração da UNIDAS Nacional. “O selo UNIDAS é uma iniciativa de fortalecimento do senso de pertencimento das Operadoras de Planos de Saúde filiadas à UNIDAS que participam de um grupo seleto que busca entregar valor para seus beneficiários de maneira sustentável, contribuindo para a saúde no Brasil”, comenta Werner ao ressaltar também a importância do Seminário. “É uma ótima oportunidade para debatermos questões fundamentais em torno da legislação brasileira e de temas essenciais para viabilizar o modelo de autogestão no futuro como: a possibilidade de ampliar escala sem perder nossa característica de entidades sem finalidade lucrativa, sendo necessário repensar o modelo vigente; investimentos a cada dia no fomento das tecnologias para o cuidado, com engajamento do cliente, sendo a telessaúde um caminho sem volta; atenção à incorporação tecnológica para que seja custo-efetiva e não inviabilize o setor de saúde suplementar, entre outros.”

Já a palestra “Repensando o Modelo de Saúde”, que será apresentada pelo médico e ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, abordará o financiamento, estratégia, planejamento, execução, informação, liderança e coordenação. “Esse seminário é fundamental, dada a importância dessas empresas na Saúde Suplementar e na saúde do país como um todo. O Sistema de Saúde Suplementar se encontra em uma realidade de não sustentabilidade, mudanças vão ocorrer e o ideal que elas aconteçam de uma forma estruturada e planejada”, disse Teich.

Ainda no dia 25, Renato Casarotti, presidente da Abramge; Anderson Mendes, presidente da UNIDAS; Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed Brasil; e Paulo Rebello, presidente da ANS; farão parte do painel “O Futuro do Sistema de Saúde no Brasil”. “Entendo que o futuro da saúde suplementar no Brasil depende de três pilares que, acredito que não por acaso, são temas dos painéis do Seminário UNIDAS: repensar o modelo de saúde, de compartilhamento de risco entre prestadores e operadoras de planos de saúde; ampliar a integração público-privada dos sistemas de saúde; e como fazer a incorporação sustentável das novas tecnologias de altíssimo custo na saúde. São pontos críticos que precisam ser mais amplamente discutidos. Da maneira que está a saúde suplementar (e o próprio sistema de saúde brasileiro) se tornará inviável a curto e médio prazo”, disse Casarotti.

No “Talks Horizon Therapeutics, Equidade em Saúde e Atenção em Doenças Raras”, Roberta Arinelli, editora-executiva de Saúde da MIT Technology Review Brasil e diretora Médica da Origin Healt; mediará o debate que Laura Murta, mestre em ciências biomédicas e Líder em Health Economics na Origin Health, fará com o Dr. Ronaldo Maciel Dias, médico Neurologista, coordenador do centro de referência em tratamento da Esclerose múltipla e NMO da Secretaria de estado de saúde do DF. Para ele, é importante chamar a atenção para as diversas doenças que isoladas são raras, mas que, em conjunto, são muitas e, em sua grande maioria, carentes de políticas de saúde. “Por isso vamos debater as dificuldades, desafios e obstáculos que as pessoas que vivem com doenças raras sofrem”, finaliza.  

No último dia do Seminário, Dr. Marcos Santos, médico Rádio-Oncologista, presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Brasil da ISPOR e editor-chefe do Jornal Brasileiro fará uma palestra abordando os casos de câncer de colo de útero desde a prevenção ao tratamento paliativo. A doença, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres.

Já o Professor & Palestrante Corporativo, José Inácio da Silva Pereira, conhecido como professor Pachecão, irá falar sobre liderança inovadora e como promover a cultura de inovação nas empresas. “Já fui ator, cantor e hoje sou professor, apesar de ser formado em Engenharia, e é essa experiência que quero compartilhar com os participantes: é importante termos um sonho maior e sempre ir em busca de realizá-lo, mesmo porque ele é uma motivação diária. Além disso, falarei sobre a importância de ser um líder que estimula a equipe e que não tenha medo de correr riscos para realizar seus sonhos”, adianta.

Confirma a programação completa aqui

Serviço:
14º Seminário UNIDAS
Dias 25 e 26 de abril
Inscrições: https://14seminario.unidas.org.br/
CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
St. de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50
Asa Sul, Brasília – DF

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »