17/04/2023 às 15h11min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h01min

I Webinário Estadual da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) 2023.

o trabalho da/o assistente social em demandas de violência contra crianças e adolescentes no contexto familiar – da Escuta Especializada ao compromisso ético-político do Serviço Social.

SALA DA NOTÍCIA Leonardo Dias de Oliveira
 cress-sp.org.br

Boa tarde, gostaríamos de convida-los para a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS-SP

realiza Webinário.

 Encontro acontecerá de forma virtual, na página oficial do Conselho no Youtube, e contará com a presença de profissionais que debaterão sobre a atuação profissional mediante atendimento a pessoas em situação de violência familiar.

 

São Paulo, 17 de abril de 2023.

 

Na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 19:30, na página oficial do Conselho Regional do Serviço Social - 9ª Região (CRESS-SP) no Youtube (@CRESSSPvideos), será realizado o I Webinário Estadual da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) 2023.

O encontro traz como tema o trabalho da/o assistente social em demandas de violência contra crianças e adolescentes no contexto familiar – da Escuta Especializada ao compromisso ético-político do Serviço Social.
 

Regiane Cristina Ferreira, conselheira estadual e coordenadora da COFI, explica que o evento viabilizará um espaço de formação e orientação sobre as mais diversas realidades, no contexto de cada debate. De acordo com a coordenadora, o Webinário trará tendências teórico-metodológicas do trabalho profissional e o compromisso ético-político da/o assistente social com crianças e crianças e adolescentes vítimas de violência familiar.

Participarão do debate Sandra Paulino, assistente social e professora da FAPSS/SP e doutora em Serviço Social pela PUC/SP; Maíla Rezendo, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), atuando na Vara da Infância e Juventude e Vara da Família; e Carla Teodoro, assistente social e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes da PUC-SP.

Segundo Regiane, as profissionais trarão reflexões mais aprofundadas, dentro de um senso crítico mais especializado, numa perspectiva diferenciada, viabilizando uma abertura qualificada para que os participantes visualizem, questionem e se informem sobre todas as questões e situações apresentadas.

“É uma amplitude de saberes e experiências que permitirão um debate de assuntos relevantes para a atuação e compreensão das/os profissionais da categoria, com temas pertinentes ao Conjunto CFESS-CRESS como um todo, pautas de interesse estadual e que estão dentro do planejamento de atuação e qualificação do nosso trabalho”, ressaltou Regiane.

O encontro também irá expor o posicionamento do Conjunto CFESS-CRESS, que segue a linha de que algumas atividades, dentro desse tema, não são atribuições das/os assistentes sociais, pois, de certa forma, viola a autonomia profissional, como também compreende a violação do direito da criança e do adolescente, em situação de violência.

“É importante discutir para além da Lei 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Queremos abordar o trabalho profissional com esse público, com a criança e adolescente inseridos nestas realidades, refletindo sobre o trabalho da/o profissional com a família e com a pessoa que sofre violência, trazendo tendências teóricas, metodológicas, sempre pautadas com o nosso compromisso ético”, esclareceu a coordenadora.

Para Regiane, o encontro é de fundamental importância, pois, oferta à categoria um espaço de orientação, de formação, de reflexões dos desafios postos para a profissão. E também objetiva trazer aos profissionais algumas respostas das principais dúvidas surgidas no decorrer do dia-a-dia e que são pilares para uma atuação ética profissional determinante.

“Por isso convidamos profissionais qualificadas e capacitadas, inseridas no contexto de atuação com violência familiar, que trarão conceitos e ideias esclarecedoras sobre as demandas, com informações técnicas e acadêmicas, aprofundando os conhecimentos e as informações, dando possibilidade de compreensão e qualidade dos serviços prestados à população usuária”, finaliza Regiane Ferreira.

Reflexões:

Sandra Paulino: A violência familiar contra crianças e adolescentes – suas expressões no cotidiano profissional da/o assistente social;

Maíla Rezende: O trabalho profissional do/a assistente social com crianças e adolescentes vítimas de violência no contexto familiar – desafios e compromissos;

Carla Teodoro: O trabalho profissional do/a assistente social em demandas de violência intrafamiliar – o atendimento a homens que cometeram abuso sexual infantil e os desafios do/a assistente social na intervenção.

*A fonte do CRESS-SP está disponível para declarações, entrevistas e participações em reportagens sobre o tema.

 

SOBRE O CRESS-SP

Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região, CRESS-SP, integra o Conjunto CFESS-CRESS, criado após a regulamentação da profissão de assistente social. O CRESS-SP foi instituído pela Lei nº 3.252/57, pelo Decreto nº 994/62 (hoje alterados para Lei 8.662/93) — uma exigência constitucional para todas as atividades profissionais regulamentadas por lei. Por ser uma entidade de direito público, o CRESS-SP tem suas contas apreciadas anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Compete ao CRESS-SP: orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Serviço Social; zelar pelo livre exercício, dignidade e autonomia da profissão; organizar e manter o registro profissional das/dos assistentes sociais e das pessoas jurídicas que prestam serviços de consultoria; zelar pelo cumprimento e observância do Código de Ética Profissional.

Na internet: cress-sp.org.brfacebook.com/cress.saopauloinstagram.com/cress_spyoutube.com/cresssp.

 

Entrevistas e declarações para a imprensa:  

 Editora MPM Comunicação

Telefone: (11) 4152-1879.

E-mail: [email protected].

Assessoria de Imprensa CRESS-SP.

 

Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo

— 9ª Região (CRESS-SP) —

Telefones: (11) 3351-7506/99750-1211.

Larissa Furtado, assessora de comunicação.

Atenciosamente,


Notícias Relacionadas »
Comentários »