14/04/2023 às 11h01min - Atualizada em 16/04/2023 às 08h01min

Brasil é vice-líder de vitórias na Libertadores. Será que em 2023 continuaremos hegemônicos na vitória de títulos consecutivos?

Equipes brasileiras podem atingir marca inédita na atual edição do torneio continental

SALA DA NOTÍCIA Felipe Galdeano Bueno Maia
searchonedigital.com.br
Divulgação/Conmebol Libertadores
 

O Brasil parece ter instaurado uma verdadeira hegemonia na Copa Libertadores. Afinal, times brasileiros venceram quatro das últimas cinco edições do torneio. Além disso, pode se tornar o único país a vencer cinco Libertadores em sequência.

 

Em termos de quantidade de títulos, a Argentina segue líder, com 25 conquistas. O Brasil aparece logo atrás, com 23. No ritmo atual, não será complicado alcançar ou até mesmo ultrapassar os títulos dos hermanos. 

 

Porém, nos primeiros anos da competição, a realidade era bem diferente, com amplo domínio uruguaio e argentino. Relembre, agora, todos os títulos brasileiros na história do campeonato e as expectativas para a Libertadores 2023 no Jogo Hoje.

Histórico de brasileiros campeões em Copas Libertadores 

Década de 60

O primeiro título de um clube brasileiro na Libertadores aconteceu em 1962, na terceira edição do torneio. Na ocasião, o Santos de Pelé decidiu o troféu com o Peñarol-URU. O Peixe venceu o jogo da ida por 2 a 1, no Uruguai. 

 

Porém, o duelo da volta ficou marcado pela vitória do time uruguaio: 3 a 2. Assim, se fez necessário o jogo do desempate, que ocorreu na Argentina, em campo neutro. E o Santos atropelou o Peñarol por 3 a 0, fora o baile. 

 

O segundo título santista veio na sequência, em 1963. Após grandes campanhas nas fases anteriores, Santos e Boca Juniors-ARG chegaram à final. Pelé, Pepe, Dorval, Coutinho e companhia venceram os dois jogos: 3 a 1 e 2 a 1. 

Década de 70

Depois do bi do alvinegro praiano, o Brasil viveu um longo jejum de títulos. O tabu de 13 anos foi quebrado em 1976, graças ao inesquecível Cruzeiro, comandado pelo craque Palhinha. 

 

Em jogo válido pela primeira partida da final, os mineiros despacharam o River Plate-ARG por 4 a 1. Mesmo com o resultado elástico, a derrota por 2 a 1 na volta forçou o desempate, pois ainda não existia a regra de placares agregados. O terceiro embate terminou em 3 a 2 para o Cruzeiro.

Década de 80

Os anos de 1980 são lembrados pelos primeiros títulos continentais de dois grandes clubes. Começando pelo Flamengo, campeão de 1981. Capitaneado por Zico, o Mengão fez uma jornada avassaladora no torneio. 

 

Na final, enfrentou o modesto, mas perigoso, Cobreloa-CHI. Os 94 mil torcedores presentes no Maracanã presenciaram o triunfo brasileiro por 2 a 1. O jogo 2 foi complicado, resultando em 1 a 0 aos chilenos e na necessidade do desempate.  

A terceira partida teve Zico como craque, responsável por marcar os dois gols que garantiram a Liberta ao Mengão. 

 

Dois anos depois foi a vez do Grêmio, que possuía Renato Gaúcho como referência. O Imortal arrancou o empate de 1 a 1 contra o Peñarol, na ida da final, jogada em Montevidéu. 

 

Na decisão de fato, realizada no Estádio Olímpico abarrotado de gremistas, o Grêmio venceu por 2 a 1 e, consequentemente, ficou com o título da Libertadores de 1983. 

Década de 90

Já a década de 1990 foi recheada de conquistas do Brasil, totalizando seis canecos. Só o São Paulo conseguiu dois títulos, sendo o primeiro em 1992. 

 

Na oportunidade, os homens de Telê Santana foram superados pelo Newell 's Old Boys-ARG, pelo placar mínimo. O São Paulo devolveu o resultado, forçando a decisão por pênaltis, também vencida pelos são-paulinos: 3 a 2. 

 

O bicampeonato foi vencido no ano seguinte, 1993. Os brasileiros golearam a Universidad Católica-CHI por 5 a 1 na primeira parte da decisão. Nem a derrota por 2 a 0 no Chile conseguiu tirar o título do tricolor do Morumbi. 

 

Posteriormente, 1995, o Grêmio voltou ao topo da América do Sul. A vitória, por 3 a 1, em Porto Alegre, tornou-se fundamental para o título. Afinal, os gaúchos ficaram no 1 a 1 diante do Atlético Nacional-COL na segunda partida da final. 

 

Por outro lado, o Cruzeiro não teve tanto trabalho nas finais de 1997. Os cruzeirenses empataram sem gols na parte um da final contra o Sporting Cristal-PER. Com a força da torcida a seu favor, a Raposa venceu a parte dois, no Mineirão, por 1 a 0. 

 

Logo no ano seguinte, 1998, o Vasco da Gama entrou para a seleta lista de campeões da Libertadores. Após eliminar o Cruzeiro, Grêmio e River Plate nas fases anteriores, o Gigante da Colina venceu as duas finais contra o Barcelona-EQU: 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. 

 

Por fim, encerrando a década de 90, o Palmeiras também garantiu o título mais cobiçado entre as equipes sul-americanas. O caminho do Verdão até a final foi complicado, incluindo confrontos contra o arquirrival Corinthians.

 

Na decisão, a torcida levou um susto com a derrota por 1 a 0 frente ao Deportivo Cali-COL. Mas, no fim, deu tudo certo. Em duelo válido pela volta, o Palmeiras venceu o Cali no tempo normal, 2 a 1, e também bateu os colombianos nos pênaltis. 

Anos 2000 em diante 

Mesmo com o domínio brasileiro no fim dos anos de 1990, o primeiro título do Brasil no novo século veio apenas em 2005. 

 

Com Rogério Ceni no comando, o São Paulo fez atuações sólidas durante a competição. A coroação veio após a goleada de 4 a 0, contra o Athletico Paranaense, em pleno Morumbi. Assim, os tricolores festejaram seu terceiro título da Libertadores. 

 

Em 2006, foi a vez do São Paulo ficar com o vice. Os Colorados do Internacional chegaram à decisão com todos os méritos. No jogo 1, venceram por 2 a 1, na capital paulista. Por isso, o empate de 2 a 2 no Beira-Rio foi suficiente para a equipe garantir a primeira Libertadores de sua história. 

 

E o bi não demorou, sendo vencido em 2010. O Internacional precisou enfrentar o traiçoeiro Chivas-MEX na final. Os brasileiros triunfaram na ida, 2 a 1, e na volta também, 3 a 2. 

 

2011 foi ano do Santos quebrar o jejum da Libertadores, pois a última conquista foi em 1963. Neymar destila toda a sua habilidade nos gramados do continente, ajudando, e muito, o Peixe voltar ao topo. A consagração ocorreu com a vitória por 2 a 1 contra o Peñarol, na final daquela edição. 

 

Enquanto isso, 2012 é lembrado como o ano da libertação corintiana. Após mais de 100 anos de espera, o Corinthians levou o troféu da Libertadores para casa. A campanha, invicta, terminou da melhor maneira possível: 2 a 0 contra o Boca Juniors, diante de um Pacaembu lotado de torcedores. 

 

2013 marcou a primeira conquista continental do Atlético Mineiro. Ao longo da competição, Ronaldinho e companhia encantaram com suas atuações. Para sacramentar a boa campanha, também marcada por muito sofrimento, o Galo bateu o Olimpia-PAR nos pênaltis. Grande parcela do título ficou na conta de Victor, o goleiro milagreiro. 

 

Em 2017, o Grêmio se juntou a Santos e São Paulo, como os únicos três times brasileiros tricampeões da América. Renato Gaúcho, já na função de treinador, comandou a equipe nas vitórias contra o Lanús-ARG, na final do campeonato: 1 a 0 e 2 a 1, nessa ordem.  

2019

A partir de 2019, o Brasil tornou-se hegemônico na competição, conquistando quatro títulos de maneira sequencial. O primeiro em 2019, com o inigualável Flamengo de Jorge Jesus. 

 

Nas fases eliminatórias, a equipe carioca bateu Emelec-EQU, Inter e Grêmio. Até que chegou a decisão, que pela primeira vez na história seria em jogo único. Em pleno Monumental de Lima, o Flamengo conseguiu uma virada histórica contra o River Plate, com direito a gol do Gabigol nos últimos minutos. 

2020

2020 foi ano do Palmeiras. A equipe alviverde, já treinada por Abel Ferreira, iniciou a campanha no grupo B, onde avançou na liderança. Depois, enfrentou e eliminou Delfín-EQU, Libertad-PAR e River Plate. Do outro lado da chave, o Santos bateu o Boca Juniors na semi.

 

Portanto, os rivais Palmeiras e Santos se encontraram na decisão, marcada para o Maracanã. Graças ao herói improvável, Breno Lopes, o Verdão assegurou a segunda Liberta de sua história. 

2021

Em 2021, mais uma final envolvendo apenas brasileiros. O Palmeiras, por sua vez, chegou a decisão após despachar as seguintes equipes: Universidad Católica, São Paulo e Atlético-MG. Por outro lado, o Flamengo passou por Defensa y Justicia-ARG, Olimpia e Barcelona. 

 

Assim, no dia 27 de novembro, Verdão e Mengão decidiram a Copa daquele ano. Raphael Veiga abriu a contagem, Gabigol empatou e Deyverson garantiu mais um título para a galeria palestrina. 

2022

A mais recente edição também teve final 100% brasileira: Flamengo x Athletico-PR. O Furacão surpreendeu Libertad, Estudiantes-ARG e Palmeiras na fase eliminatória. Já o Flamengo, sempre cotado ao título, fez seu favoritismo valer. Atingiu a final após atropelar Tolima-COL, Corinthians e Vélez-ARG. 

 

Desse modo, as equipes chegaram à última partida da competição, realizada no Equador. O único gol da decisão foi marcado por Gabigol, no final do primeiro tempo. Com isso, o rubro-negro carioca venceu o tri da Libertadores. 

Expectativas dos times brasileiros em 2023

Sem dúvida, a expectativa é a melhor possível para os brasileiros participantes da Libertadores 2023. E não à toa, pois as quatro últimas edições terminaram com o Brasil no topo. Além disso, as últimas três finais reuniram apenas clubes brasileiros. 

 

Para a atual edição, 8 brasileiros garantiram vaga: Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Internacional, Athletico Paranaense e Fortaleza. O Leão do Pici foi eliminado ainda na fase preliminar, diante do Cerro Porteño-PAR. Ou seja, 7 times ainda estão na disputa. 

 

Os demais aparecem nos seguintes grupos:

 
  • Grupo A: Flamengo, Racing, Aucas e Ñublense;
  • Grupo B: Internacional, Nacional, Independiente Medellín e Metropolitanos;
  • Grupo C: Palmeiras, Bolívar, Cerro Porteño e Barcelona;
  • Grupo D: Fluminense, The Strongest, River Plate e Sporting Cristal;
  • Grupo E: Corinthians, Argentinos Juniors, Liverpool e Independiente Del Valle;
  • Grupo G: Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Libertad e Alianza Lima. 
 

Diante do domínio nas temporadas passadas, não é exagero afirmar que todos os clubes brasileiros são cotados ao título. Porém, Flamengo e Palmeiras, sendo amplos favoritos à taça. 

 

Mesmo assim, as duas equipes não começaram a competição de forma positiva. Pelo contrário, os dois perderam: Bolivar 3x1 Palmeiras e Aucas 2x1 Flamengo. As derrotas não tiraram o favoritismo, mas servem de alerta para o restante da competição.

 

Já Atlético Mineiro, Fluminense, Inter, Corinthians e Athletico Paranaense correm por fora, mas ainda possuem chances elevadas de chegarem ao troféu. 

 

O Galo, por sua vez, estreou com derrota para o Libertad, pelo placar mínimo. Já o Flu aplicou 3 a 1 para cima do Cristal. Enquanto que o Furacão empatou sem gols com o Alizana fora de casa. 

 

Além do Fluminense, o Corinthians foi o único brasileiro a vencer na estreia. O Timão visitou o Liverpool e triunfou por 3 a 0. Por fim, o Inter foi até a Colômbia para arrancar um empate de 1 a 1 frente ao Medellín. 

 

Em relação aos times de outros países, quem tem medo dos clubes brasileiros são os estrangeiros. Além de ter os melhores atletas do continente, receitas maiores e infraestrutura superior, os representantes do Brasil venceram 4 das últimas cinco edições. 

 

Ainda assim, é preciso ter atenção com algumas equipes, como é o caso do River Plate. Enfraquecido, no comparativo com os anos anteriores, os Millonarios possuem tradição e podem aprontar. 

 

O mesmo acontece com o Boca, também da Argentina. O elenco deixa a desejar, mas a pressão de La Bombonera pode fazer a diferença em jogos eliminatórios. Além desses dois times, outras equipes dificilmente farão frente aos brasileiros. 


 
Notícias Relacionadas »
Comentários »