15/04/2023 às 21h57min - Atualizada em 16/04/2023 às 08h00min

Dicas para Decorar a Casa com Abajur

Conheça as dicas dos arquitetos para decoração de interiores com Abajur!

SALA DA NOTÍCIA Silvia Rehn
https://magazinefeminina.com.br/category/casa/decoracao/
Freepik

Se você está procurando maneiras de aprimorar a decoração de sua casa, então você veio ao lugar certo. Hoje, vamos falar sobre como usar abajures na decoração de interiores, para criar um ambiente aconchegante e confortável em sua casa.

Abajures são peças elegantes e versáteis que podem ser usadas em diversos ambientes da casa, como sala de estar, quarto, escritório, entre outros. Eles são ótimos para adicionar um toque de sofisticação e elegância a qualquer espaço, além de serem muito úteis para iluminar áreas específicas da casa.

Confira algumas dicas de decoração com abajur que os arquitetos não te contam!


Dicas de Decoração com Abajur

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a usar abajures de maneira eficaz na decoração de interiores.

  1. Escolha um abajur que combine com a decoração do ambiente

Quando se trata de escolher um abajur, é importante selecionar um modelo que combine com o estilo de decoração do ambiente. Se o seu espaço é decorado em um estilo moderno e minimalista, então um abajur simples e elegante pode ser uma escolha perfeita. Por outro lado, se você tem uma decoração mais clássica e sofisticada, então um abajur ornamentado e decorado pode ser a opção ideal.

  1. Posicione o abajur corretamente

Ao posicionar um abajur, é importante considerar a finalidade da iluminação. Se você quer usar o abajur como uma fonte de iluminação secundária, então é melhor colocá-lo em uma mesa ao lado de um sofá ou poltrona. Por outro lado, se você quer usar o abajur como uma fonte de iluminação principal, então é melhor colocá-lo em um ponto central do ambiente.

  1. Escolha a lâmpada certa para o abajur

Para obter o máximo benefício do seu abajur, é importante escolher a lâmpada certa. Lâmpadas brancas quentes são ideais para criar um ambiente aconchegante e convidativo, enquanto lâmpadas brancas frias são melhores para ambientes de trabalho ou estudo.

  1. Use abajures em pares

Usar abajures em pares pode ser uma maneira elegante e sofisticada de adicionar equilíbrio e simetria ao ambiente. Coloque dois abajures em mesas laterais opostas em um sofá, ou em duas mesas de cabeceira no quarto.

  1. Escolha um abajur que seja proporcional ao tamanho do ambiente

Um abajur grande pode dominar um espaço pequeno, enquanto um abajur pequeno pode parecer perdido em um espaço grande. Escolha um abajur que seja proporcional ao tamanho do ambiente em que será usado.

  1. Considere a altura do abajur

A altura do abajur também é importante. Um abajur muito alto pode parecer desproporcional em relação ao móvel em que está posicionado, enquanto um abajur muito baixo pode parecer desproporcional em relação ao espaço em que está localizado. Certifique-se de que o abajur esteja em uma altura confortável para o uso.

Escolhendo o abajur ideal

Antes de começar a decorar com abajures, é importante escolher os modelos que melhor se adequam às suas necessidades e ao estilo de decoração da sua casa. Algumas das principais características a se considerar são:

Tamanho

O tamanho do abajur deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. Em espaços menores, opte por modelos mais compactos. Em ambientes amplos, é possível escolher modelos maiores e mais imponentes.

Cor

A cor do abajur também é importante na hora de decorar. É possível optar por modelos neutros, que combinam com qualquer estilo de decoração, ou por cores mais vibrantes, que podem ser usadas para dar destaque a um ponto específico da casa.

Material

Os abajures podem ser fabricados em diversos materiais, como vidro, metal, madeira e tecido. Escolha o material que mais se adequa à proposta de decoração da sua casa.

Onde colocar os abajures

Depois de escolher os abajures ideais, é hora de decidir onde colocá-los. Alguns pontos estratégicos são:

Sala de estar

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa e um ótimo lugar para usar abajures. Eles podem ser colocados ao lado do sofá ou da poltrona, criando uma iluminação mais aconchegante e intimista.

Quarto

No quarto, os abajures podem ser colocados ao lado da cama, servindo como uma iluminação mais suave para momentos de relaxamento. Também é possível escolher modelos maiores e mais impactantes para dar um toque de personalidade à decoração.

Escritório

No escritório, os abajures podem ser usados para iluminar a mesa de trabalho ou para criar uma atmosfera mais acolhedora e inspiradora.

Como combinar os abajures com a decoração

Os abajures podem ser usados para complementar diferentes estilos de decoração. Alguns exemplos são:

Estilo clássico

Para uma decoração clássica, opte por abajures de materiais nobres, como bronze e vidro. Os modelos com cúpulas de tecido também são uma boa opção.

Estilo industrial

No estilo industrial, os abajures de metal são uma escolha certeira. Procure por modelos com acabamento em preto ou dourado para um visual mais moderno.

Estilo boho

No estilo boho, os abajures de tecido colorido e com estampas são uma ótima opção. Também é possível usar modelos com franjas e pendentes para um visual mais despojado.

 

No decorrer deste post, compartilhamos diversas dicas e ideias para que você possa decorar seu ambiente com abajures de forma prática e elegante. Esperamos que tenha encontrado inspiração para criar um ambiente aconchegante e personalizado com essas sugestões.

Não há dúvidas de que os abajures são peças essenciais em uma decoração de interiores, pois além de iluminar o ambiente, também podem servir como itens decorativos que valorizam o espaço. Combinar o abajur com o estilo da decoração e escolher a lâmpada certa são passos importantes para que a iluminação seja eficiente e contribua para o conforto do ambiente.

Agora que você já sabe como usar os abajures na decoração da sua casa, é hora de colocar as dicas em prática e criar um ambiente que seja a sua cara. Aproveite para experimentar diferentes modelos, cores e tamanhos de abajures e encontre aqueles que melhor se encaixam no seu estilo de vida e na sua decoração.

Não se esqueça de compartilhar essas dicas com amigos e familiares que também estejam em busca de inspiração para decorar a casa com abajures. E, se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!


Notícias Relacionadas »
Comentários »