12/04/2023 às 16h05min - Atualizada em 13/04/2023 às 08h00min

Óculos "falante" que promove inclusão de pessoas com deficiência visual será mostrado em evento São Paulo

OrCam MyEye é um dispositivo com câmera intuitiva que fotografa, escaneia e transforma textos em áudio, além de reconhecer rostos e produtos. Tecnologia será apresentada no Bem Estar Brasil, novo espaço do Arnold South America, entre sexta e domingo (14 e 16), no Expo Center Norte

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão. E, em sua maioria, elas têm acesso mais restrito à educação, à cultura e ao mercado de trabalho. Para solucionar esse antigo problema, tecnologias que utilizam ferramentas como Inteligência Artificial permitiram a criação dos “óculos falante”.

O Orcam MyEye é um dispositivo que consiste em uma câmera inteligente intuitiva que pesa apenas 22,5 g e mede 7,6 cm por 2,1 cm. Construído para se acoplar a qualquer tipo de armação de óculos, é capaz de detectar textos em português e inglês, seja em livros, revistas, jornais, cardápios, documentos, placas de ruas, textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas, por exemplo. E não é preciso estar conectado à Internet para que ele funcione.

A empresa Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva do OrCam MyEye no Brasil (o Orcam MyEye foi criado em Israel) e vai permitir que as pessoas testem o aparelho durante o Arnold South America 2023, maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul. O evento criado por Arnold Schwarzenegger, que chega a nona edição entre 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva vai apresentar o dispositivo que dá voz aos óculos dentro do espaço que será a maior novidade para 2023 do Arnold South America. O Bem Estar Brasil é destinado a pessoas que fazem do esporte, boa alimentação e busca por saúde um estilo de vida. Contará com exposição de produtos e serviços e palestras, de um mercado que movimenta mais de U$ 4,5 trilhões de dólares mundialmente. Em São Paulo, será o ponto de encontro entre empresas ligadas ao setor com proprietários de academias, clubes, hotéis, spas, clínicas, entre outros profissionais em busca de produtos e serviços que agregam saúde, beleza, paz interior e equilíbrio emocional, psicológico, espiritual e físico.

Inclusão, liberdade e felicidade - O OrCam MyEye sintetiza o propósito da criação do Bem Estar Brasil. Sua tecnologia traz respeito, inclusão, autonomia, liberdade e, consequentemente, felicidade a pessoas que convivem com limitações. Vale lembrar que, além dos cegos, indivíduos com problemas ligados a dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), Síndrome de Down, idosos com fadiga também podem se beneficiar dos óculos falantes.

“Cerca de 80% das atividades que realizamos no dia a dia estão relacionadas à leitura. O OrCam MyEye proporciona, como ferramenta de visão artificial, o acesso à informação, esteja a pessoa onde estiver, e sem a necessidade de conexão à internet”, avalia Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, empresa que tem como missão disponibilizar no país o que existe de mais avançado no mundo para pessoas com deficiência.

Leitura e muito mais - Além da leitura de textos, o aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, valor de cédulas de dinheiro (reais, dólares e euro) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto. Também permite escolher entre voz masculina e feminina, tendo comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Todas as funcionalidades são operacionais offline. Sucesso internacional e reconhecido como uma das 100 melhores inovações do mundo, a OrCam conta com ninguém menos que Lionel Messi como Embaixador.  

Para assistir ao vídeo sobre a nova tecnologia clique no link https://www.youtube.com/watch?v=0jZ790oE4Dg

Mercado de trabalho - Sadka explica que o Orcam MyEye amplia as possibilidades dos deficientes visuais no mercado de trabalho, permitindo que ocupem funções até então desafiadoras e oferecendo mais independência. “Uma pessoa cega pode, com o uso do aparelho, trabalhar de maneira mais adaptada em diversas funções. Para o recepcionista de uma empresa, por exemplo, o dispositivo auxilia revelando quantas pessoas estão à sua frente, se são homens, mulheres, meninos, meninas ou crianças e, caso já seja alguém cadastrado, o aparelho informa o nome por meio da identificação memorizada”, completa.

O Orcam MyEye possibilita também o desenvolvimento de pessoas com analfabetismo. Inserido em bibliotecas, por exemplo, as transforma em 100% inclusivas. O dispositivo pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas, através do Banco do Brasil.

Histórico - A OrCam foi fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa. Em 1999, eles idealizaram um carro autônomo, que não causasse acidentes e garantisse segurança ao volante ao criar a startup Mobileye. Referência no universo da inteligência artificial, a startup foi vendida no início de 2017 por 15,3 bilhões de dólares para a INTEL, valor mais alto já pago na história israelense para uma empresa de tecnologia.

Durante suas pesquisas, os sócios conseguiram desenvolver um algoritmo que possibilita a detecção de objetos no campo da visão de uma câmera. Em 2010, a tecnologia de inteligência artificial criada por eles foi aplicada para humanos com a criação da startup OrCam. A missão da OrCam é  aproveitar o poder da visão artificial e da tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual.

Sobre a Mais Autonomia - A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da WeWALK Smart Cane no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende com exclusividade o Orcam MyEye, revolucionário dispositivo vestível de visão artificial. www.maisautonomia.com.br.

O Arnold South America tem patrocínio Diamond da Integralmédica e Max Titanium e patrocínio Gold de Amao Nutrition, Black Skull, Champion Watch e Netshoes. A realização é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

O Bem Estar Brasil tem patrocínio Diamond da Evo, Matrix e Technogym, patrocínio Gold da Total Pass e apoio institucional da Abcfarma, Abrascond, Acad, Asemesp, Confef, Cref 4/SP, Fhoresp, Idt-Cema, Secovi SP e Sincofarma.
Notícias Relacionadas »
Comentários »