10/04/2023 às 14h44min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h00min

Betfair convoca ChatGPT para listar os 11 jogadores de um time ideal da história da Libertadores

Na semana que inicia a fase de grupos da Libertadores, a Betfair desafiou a ferramenta de inteligência artificial quem são os melhores jogadores da história da Libertadores; 5 jogaram no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Denis Ninzoli
Betfair
 

O ChatGPT chegou para revolucionar a Inteligência Artificial, os avanços tecnológicos que vieram para quebrar paradigmas, testando os limites da ferramenta, que veio para ficar nos meios de comunicação. E a equipe da Betfair, especialista em probabilidades, decidiu testar a capacidade de escolha da ferramenta e pediu que ela selecionasse o time dos sonhos da história da Libertadores da América, cinco jogadores selecionados atuaram no futebol brasileiro. Confira a lista completa.

Na semana que tem início a fase de grupos da Libertadores, a Betfair fez um questionamento básico à ferramenta: qual é o melhor time da história do torneio continental? Porém o questionamento foi mal interpretado pelo ChatGPT, que apresentou uma primeira resposta com nomes como Maradona e Messi - que, apesar da nacionalidade argentina, nunca atuaram na importante competição sul-americana.

Após uma nova troca de mensagens, a equipe da Betfair recebeu um pedido de desculpas do ‘chat’ e ele atualizou a lista para finalmente obtermos os onze melhores da história da Copa Libertadores da América segundo a ferramenta, sendo quatro deles brasileiros, e um quinto, que atuou no Brasil. Confira a lista.

 

 

Para começar, no gol foi escolhido Rogério Ceni, do São Paulo. Bicampeão do torneio (1993 e 2005), Ceni foi considerado um dos melhores goleiros segundo a análise do Chat GPT. O goleiro-artilheiro disputou 11 torneios continentais pelo São Paulo e é o maior artilheiro do Tricolor na Libertadores.

Na zaga, aparece o paraguaio Gamarra, que atuou por Cerro Porteño, Corinthians, Internacional e Flamengo. O zagueiro é tido como um dos melhores zagueiros sul-americanos e elencou a seleção da América do Sul em 5 oportunidades e na Copa do Mundo de 1998, disputou quatro partidas e não cometeu nenhuma falta. Roberto Ayala foi o segundo escolhido para compor a zaga, o argentino disputou as Libertadores de 1994 e 1995 pelo River Plate sendo semifinalista em sua última participação.

A dupla pentacampeã do mundo em 2002 pela Seleção Brasileira, Cafu, bicampeão da Libertadores em 1992 e 1993 pelo São Paulo, e Roberto Carlos, ex-Palmeiras e Corinthians, foram os laterais escolhidos pela inteligência artificial. 

No meio-campo, começamos pelo colombiano Carlos Valderrama, ex-Júnior Barranquilla e Deportivo Cali que disputou 27 partidas pelo torneio em quatro oportunidades. Enzo Francescoli, uruguaio campeão da Libertadores de 1996 pelo River Plate e eleito por duas vezes o melhor futebolista sul-americano, completa o meio-campo ao lado de Riquelme, argentino tricampeão pelo Boca Juniors e Bola de Ouro do torneio em 2000, 2001 e 2007.

Já na linha de frente aparecem o argentino Mário Kempes, ex-Rosário Central e River Plate, campeão do Mundo pela Argentina em 1978, e o uruguaio Fernando Morena, campeão da Libertadores de 1982 pelo Peñarol e três vezes artilheiro do torneio. Servem ao Rei Pelé, bicampeão da Libertadores em 1962 e 1963 e tricampeão Mundial pelo Brasil.  

Em conclusão à seleção do torneio criada pelo ChatGPT, vemos muitos jogadores que foram destaques por onde passaram em seus clubes sul americanos, mesmo que não tenham conquistado títulos, casos de Roberto Carlos, Valderrama, Gamarra, Ayala e Kempes. Mesmo assim, foram reconhecidos pela ferramenta de inteligência artificial como melhores jogadores da América que atuaram na Libertadores.


Notícias Relacionadas »
Comentários »