06/04/2023 às 10h37min - Atualizada em 08/04/2023 às 08h01min

Precaução e informação: armas para não se transformar em mais uma vítima de golpes financeiros

Especialista em fraudes financeiras indica o trio ideal de cuidado, que envolve desconfiança, precaução e informação.

SALA DA NOTÍCIA MP News

Cada vez mais sofisticadas, com visuais, apresentações e estratégias de marketing beirando o profissionalismo, as pirâmides financeiras têm se tornado um dos principais golpes financeiros praticados no país, fazendo com que milhões de brasileiros sejam vítimas e amarguem enormes prejuízos – para muitos, investimentos juntados por toda a vida. Recentemente, jogadores que atuavam no Palmeiras novamente jogaram luz ao tema, quando anunciaram terem sido vítimas desse tipo de crime.

Seduzidas pelos ganhos anunciados e prometidos, pessoas das mais variadas idades, classes sociais, regiões e escolaridades se juntam diariamente à massa de vítimas desses golpes. Como, então, fazer para não se transformar em mais um alvo de quadrilhas de golpistas?

Jorge Calazans, advogado criminalista, sócio do escritório Calazans e Vieira Dias, especialista na defesa de investidores vítimas de fraudes financeiras, indica o trio ideal de cuidado, que envolve desconfiança, precaução e informação.

 “No mundo dos investimentos, não há milagres, fórmulas exatas e caminho certo para o lucro em larga escala. Por isso, a primeira coisa a ser feita é desconfiar de promessas de ganhos bem diferentes daqueles praticados pelo mercado, principalmente aquelas que dizem garantir altos retornos em curto espaço de tempo. Trata-se de uma tentativa de sedução, característica comum em todas as formações de pirâmides financeiras”, alerta Calazans.

O advogado ressalta que a precaução é outra arma importante de defesa. “As pessoas sabem que qualquer alta rentabilidade em investimento vem acompanhada de riscos. Então, antes de entregar seu dinheiro em qualquer forma de investimento, previna-se, buscando o máximo de informação. Qualquer empresa ou corretora que atua nessa atividade deve estar devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou ter a dispensa da autarquia. Assim, verifique se o CNPJ da corretora que está realizando o contato está cadastrado e regularizado na CVM. Trata-se de item obrigatório antes de avançar qualquer passo”.

Por fim, Calazans orienta que as pessoas não se deixem iludir pelo profissionalismo das apresentações. “Hoje, a tecnologia permite que essas quadrilhas programem layouts, planilhas e dados de brilhar os olhos, mas tudo com informações falsas somente para atrair as vítimas. Novamente, desconfie, seja precavido e invista tempo na busca de informações, cuidados fundamentais para não entrar nesse universo de vítimas que aumenta a cada dia no país”, conclui.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »