04/04/2023 às 09h30min - Atualizada em 08/04/2023 às 08h00min

Cobras derrotam Raptors em história incrível pelo Super Rugby Américas

Após verdadeira epopeia com dois cancelamentos de voos para os Estados Unidos, Cobras Brasil XV derrotou o American Raptors pela liga profissional de rugby das Américas

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Abdalla Ribeiro
Susi Baxter-Seitz

Foi dramático desde a viagem até o apito final. Os Cobras, representantes brasileiros no Super Rugby Américas, viveram uma epopeia para chegar aos Estados Unidos pela 7ª rodada da liga profissional de rugby do continente.Com dois voos cancelados e atrasos que comprometeram a preparação da equipe para a partida, a equipe fez uma partida de alto nível em Denver e derrotaram o time da casa, os Raptors, por 43 a 40, em verdadeira chuva de tries. Os Cobras, gerenciados pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), apoiados por Superbid Exchange, Irko Hirashima e Universal Assistance, agora estão apenas a 5 pontos do G4, entrando de vez na luta por vaga nas semifinais.

 

 

O voo dos Cobras estava marcado para a quarta-feira, mas dois cancelamentos fizeram com que os atletas chegassem apenas na noite de sábado em Denver, sede da partida. A direção dos Cobras solicitou o adiamento do jogo, que foi rejeitado pela liga. Assim, cientes da necessidade da vitória, mesmo em condições adversas, os brasileiros fizeram uma partida heroica a 1600 metros de altitude na cidade norte-americana, começando o duelo com muita pressão.

 

 

O primeiro try foi dos Cobras, em maul, finalizado pelo paranaense Endy. Os Raptors deram o troco logo na sequência com try de Filikitonga, atleta de Tonga, em corrida fulminante, e viraram o placar com try do argentino Fortuny, capitão da equipe, em maul. No entanto, na mesma moeda, Endy cravou o segundo try brasileiro, empatando a partida com menos de metade do primeiro tempo disputado. A virada não tardou e saiu em linda ação de mãos dos Cobras, iniciada com Gelado quebrando a linha defensiva. Zé finalizou com o try e acertou, colocando 19 a 12 no marcador para os brasileiros. Antes do término do 1º tempo, Ariel marcou o quarto try brasileiro, após lindo passe de Villalba, levando o duelo ao intervalo em 26 a 12 para os Cobras. Ariel ainda seria eleito o melhor jogador da partida.

 

 

O segundo tempo começou com Ariel tendo try anulado pelo árbitro de vídeo e com dois reveses seguidos, que levaram ao empate norte-americano. Clark e Latu romperam a defesa brasileira para dois tries em sequência, bem jogados pelos avançados dos Raptors, que puseram fogo no jogo. Entretanto, os Cobras não baixaram o ritmo e conseguiram try precioso com Arruda, quebrando a defesa adversária em boa ação de fases.

 

 

O fim de jogo foi dramático. Com 10 minutos para o encerramento, o tonganês Muti marcou novo try para os Raptors, mas a linha brasileira voltou a fazer bela ação com o argentino Nico Cantarutti aplicando bela finta (em dummy) na corrida para cravar o try que manteve os Cobras na frente. Zé, na sequência, chutou com precisão o penal estratégico, que colocou 10 pontos de frente para os brasileiros, o que se provou decisivo. No fim, os Raptors marcaram o try da esperança, com Grandy, mas os brasileiros seguraram o jogo no fim com forte defesa, levando os Raptors ao erro. 43 a 40 e segunda vitória seguida dos Cobras no Super Rugby Américas.

 

 

“A viagem foi desgastante, mas soubemos superar as adversidades. No jogo, pudemos finalizar bem nossas ações, incluindo try de primeira e try de segunda fase, fomos muito bem”, comentou Josh Reeves, treinador dos Cobras.

 

 

O Super Rugby Américas não terá rodada no fim de semana da Páscoa, porém os Cobras ainda irão a campo nos Estados Unidos na quinta-feira, dia 6, em amistoso contra os Hawks, seleção de desenvolvimento do país. Pelo Super Rugby Américas, o próximo compromisso brasileiro será no dia 14, em Córdoba, Argentina, contra o líder da competição, o Dogos XV.

 

 

Confira mais informações e highlights da partida https://brasilrugby.com.br/2023/04/02/cobras-derrotam-raptors-em-historia-incrivel-pelo-super-rugby-americas/

 

 

Confira abaixo a tabela do Super Rugby Americas

 

1º Dogos XV-ARG – 26 pontos

2º Peñarol Rugby-URU – 24 pontos

3º Pampas-ARG – 17 pontos

 Yacaré XV-PAR – 14 pontos

5º Selknam-CHI – 11 pontos

6º Cobras Brasil XV – 9 pontos

7º Ameircan Raptots - EUA – 3 pontos

 

 

 

Sobre a Superbid Exchange

A Superbid Exchange é uma plataforma tecnológica de alta segurança e transparência com múltiplas modalidades de transações online para bens de capital: venda direta, leilão extrajudicial, judicial, administrativo e rural. Em um ambiente de trade para operações de compra e venda de ativos únicos, a Superbid Exchange propicia alternativas de capital para as empresas e oferece diversidade de ativos aos compradores. A empresa estimula a economia circular há mais de 20 anos, destacando em seu catálogo diferentes categorias de mercado, como industrial, agrícola, automotivo, pecuária, imobiliário e de bens de consumo. Conta com mais de 8 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores em toda a América Latina.

 

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, Deloitte, Alupar Taesa, Comgás, Cultura Inglesa, Pinheiro Neto Advogados e Crown Embalagens. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gerdau, Atlas Schindler, Gilbert, CVC Capital Partners e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, CSN, Irko Hirashima e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).

 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »