06/04/2023 às 12h11min - Atualizada em 07/04/2023 às 08h01min

Livro sobre relações institucionais e governamentais (RIG) será lançado em Brasília no dia 19 de abril

O livro Regras Novas, Jogadores Antigos – Um ensaio sobre o presente e o futuro da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), de Carlos Parente e Leonardo Barreto será lançado pela Editora Aberje no dia 19 de abril, a partir das 18 horas na Livraria Travessa da Casa Park Shopping, em Brasília.

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.aberje.com.br
Divulgação - Carlos Parente
Na obra, os autores mostram como as atuais relações sociais, culturais e econômicas estão mudando o “jogo” da democracia no Brasil e no mundo. O livro – que faz parte da coleção Instant Book Aberje – reflete sobre como processos de mudança institucional, sobretudo as mudanças advindas da comunicação digital, das redes sociais e do comportamento das pessoas nessas novas plataformas, estão “transformando o ambiente de atuação do profissional de RIG e exigindo um novo ritmo de adaptação que, se não for bem-feita, poderá ameaçar trajetórias sólidas e retirar rapidamente muita gente do jogo”.

O professor e consultor Carlos Parente e o doutor em Ciência Política Leonardo Barreto salientam que os jogos apresentam ideias de simetria e assimetria. Em termos de simetria, é preciso que as regras sejam verdadeiramente novas – e essas novas regras exigem novos protagonistas. “A combinação mais perigosa que existe é a de regras novas e jogadores antigos. Note-se que a palavra ‘regra’ é usada aqui em um sentido amplo para designar mudanças signi­ficativas que exigem adaptação dos atores, sem a qual eles não sobrevivem”. 
 

LANÇAMENTO JÁ FOI FEITO EM SÃO PAULO


No dia 21 de março, foi realizado o lançamento do livro em São Paulo, no Shopping Pátio Higienópolis. Na ocasião, os autores Carlos Parente e Leonardo Barreto receberam vários convidados como Vânia BuenoTatiana Maia Lins, coautora do livro Reputação e Valor Compartilhado, publicado pela Editora Aberje em 2022; Junia Nogueira de Sá, jornalista com especialização em Marketing Institucional e Gestão de Negócios; Suelma Rosa, head de Reputação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina da Unilever; Lilian Gaino Dorighello, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Unilever; Ricardo Castellani, gerente de comunicação da Novo Nordisk; Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR e autor do livro A Notícia Relevante, pela Editora Aberje em 2017; todos professores da Escola Aberje de Comunicação.
 

PROGRAMA AVANÇADO DE RIGOV ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A terceira edição do Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais – RIGOV da Escola Aberje de Comunicação já está com inscrições abertas. Coordenado por Carlos Parente, o curso é destinado aos profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo. Atende a empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de Meio Ambiente. As aulas ocorrem às quartas e sextas, com início no dia 28 de junho, até 18 de agosto, das 9h às 12h horas, totalizando 48 horas de formação.

Lançamento do livro Regras Novas, Jogadores Antigos
Data: 19 de abril
Horário: das 18 às 21 horas
Endereço: Livraria Travessa – Casa Park Shopping – SGCV SUL Lote 22 – 4A St. Park Sul, Brasília
Notícias Relacionadas »
Comentários »