05/04/2023 às 13h54min - Atualizada em 06/04/2023 às 08h00min

Cinco dicas para cuidar da saúde bucal durante as celebrações da Páscoa

SALA DA NOTÍCIA Kamila Garcia
Pixabay
Com a chegada da Páscoa, muitas pessoas se preparam para saborear deliciosos chocolates e outras guloseimas típicas da época. No entanto, é importante lembrar que esses alimentos podem prejudicar a saúde bucal, causando cáries, sensibilidade dentária e outros problemas. 
  
As bactérias presentes na boca são as responsáveis por decompor os resíduos dos alimentos, incluindo o açúcar, e isso ocasiona o aparecimento de cáries, alerta a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, sócia-fundadora da OrthoDontic, a maior rede de clínicas de ortodontia do país. 
  
Para aqueles que desejam celebrar a Páscoa sem culpa, a especialista preparou cinco dicas para cuidar da saúde bucal sem deixar de apreciar as deliciosas guloseimas. 
  
1-Escovação lúdica 
No caso das crianças, é essencial tornar a escovação dos dentes uma atividade divertida. Investir em escovas com personagens de desenhos animados ou super-heróis, bem como em pastas de dente especiais para os pequenos, pode ajudar a tornar a higiene bucal mais agradável. 
  
2-Cuidado com os dentes de leite 
A falta de cuidados com a higiene bucal pode resultar em sérios problemas para as crianças. Os dentes de leite são especialmente suscetíveis à cárie, e a falta de atenção pode causar danos irreparáveis. "Perder um dente de leite é muito complicado, porque eles são responsáveis por manter o espaço até o nascimento dos dentes permanentes. A perda de um dente de leite pode mudar toda a estrutura da arcada dentária da criança", alerta a dentista. 
  
3-Consultas regulares 
Não é só na época da Páscoa que é preciso cuidar da saúde bucal. É fundamental marcar consultas odontológicas regularmente, pelo menos uma vez a cada seis meses, para prevenir problemas que podem causar dor de cabeça e no bolso no futuro. 
  
4-Higiene correta 
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia é uma das principais recomendações dos especialistas. Além disso, é importante utilizar o fio dental, pois ele alcança lugares que a escova não consegue. A dentista também destaca a importância da escovação noturna, já que a diminuição da salivação durante o sono favorece a incidência das cáries. 
  
5- Fique de olho nos horários     
Fique atento aos horários: é muito prazeroso petiscar um chocolate durante o dia, mas é preciso ter cuidado. Muitas vezes, esquecemos de escovar os dentes após esses "beliscos", o que pode ser prejudicial à saúde bucal. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »