04/04/2023 às 14h40min - Atualizada em 05/04/2023 às 08h00min

07 de abril, Dia Mundial da Saúde: Edenred Brasil acompanha anualmente a saúde dos colaboradores por meio de programas de bem-estar

Desde a primeira edição, mais de 5.600 atendimentos e quase 30 mil aferições foram realizados no Circuito Saúde

SALA DA NOTÍCIA Thais e Silva
www.edenred.com.br
Divulgação

Ciente da importância da gestão da saúde na melhoria da qualidade de vida e na produtividade de seus colaboradores, a Edenred Brasil, marca global e digital de serviços de meios de pagamento e detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, comemora na semana do Dia Mundial da Saúde - 07 de abril, o sucesso de mais uma edição do Circuito Saúde, programa que mapeia as condições clínicas dos funcionários em todas as localidades em que o Grupo opera. A última edição teve como mote o combate ao sedentarismo.

O objetivo da ação, que acontece desde 2014 e já fez quase 30 mil aferições, é melhorar a qualidade de vida, estimular a produtividade e, consequentemente, reter talentos. Durante o evento, os colaboradores realizam aferições de fatores de risco para diagnóstico e intervenção precoce de possíveis doenças, como colesterol elevado, hipertensão e diabetes. Os atendimentos são feitos por nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e preparadores físicos. “Retomamos o Circuito Saúde após o período da pandemia e já o adaptamos para o modelo híbrido. Por meio desta iniciativa, os principais fatores de riscos são apontados e, com base neles, conseguimos ajustar nossas ações e estratégias de recursos humanos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar ao nosso público interno”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.

A edição de 2022 do programa teve a participação de 970 colaboradores, sendo 927 presenciais e 43 remotas. Nos atendimentos, foi constatado que 32% não realizam nenhum tipo de atividade física, 59% estão com a circunferência abdominal alterada, 21.5% têm risco de desenvolver diabetes e 17% estavam com a pressão arterial elevada durante o evento. No aspecto nutricional, 29% dos participantes afirmaram consumir doces mais de quatro vezes na semana, 6% não consomem nenhum tipo de vegetal e 7% não comem frutas. “Este ano tivemos, pela primeira vez, a fase de atendimento psicológico como complemento às várias ações com foco em saúde mental que realizamos. As avaliações constataram que 27% dos colaboradores que participaram do evento apresentam risco para insônia, ansiedade ou depressão – o que nos fez ampliar o número de sessões de psicoterapia, tornando-as ilimitadas. Além de tornar mais robusto o cronograma de palestras, rodas de conversa e lives sobre saúde mental oferecidas ao nosso time”, revela Aguirre.

Impactos na produtividade e na saúde financeira da empresa

Além de garantir qualidade de vida, a gestão da saúde dos colaboradores tem impacto direto no negócio. Uma das mudanças decorrentes desse tipo de iniciativa é o aumento na produtividade dos profissionais. O mais recente levantamento feito pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) revelou que para 37% dos entrevistados as ações em prol da saúde e bem-estar dos funcionários são vistas como um investimento que gera retorno no engajamento e na produtividade. Além disso, elas são consideradas prioridades da área de RH por 20% dos respondentes.

A gestão de saúde também impacta a área financeira das empresas, uma vez que o cuidado preventivo com a saúde dos colaboradores tende a diminuir o uso do plano de saúde, reduzindo os custos da companhia com o benefício.

Gestão de saúde na Edenred

Os resultados do Circuito Saúde, bem como de outras avaliações feitas com os colaboradores ao longo do ano, são importantes para orientar a área de Recursos Humanos da Edenred Brasil, para que aprimorem os programas já existentes e criem novos, de acordo com as necessidades do público interno. O Edenred na Medida, disponível na plataforma Viva Melhor - espaço com benefícios personalizados para a saúde e a qualidade de vida, é um dos programas orientados pelo mapeamento clínico dos funcionários. Ele tem duração de três meses e incentiva os colaboradores a terem hábitos mais saudáveis. Vinte colaboradores são escolhidos para participar, levando em consideração seus objetivos de saúde, hábitos e índices de risco. “São 90 dias com diversas atividades e desafios, acompanhados pela Equipe Multidisciplinar de Saúde da Edenred, composta por médico, nutricionista e fisioterapeuta. E os resultados foram surpreendentes: em três anos, a porcentagem de pessoas que não praticavam atividades físicas caiu de 45% para 33%”, finaliza o executivo.

Outras vantagens da Viva Melhor são o crédito no Gympass; mini check-up; atendimento psicológico; sessões de acupuntura; desafios e atividades exclusivas; e vídeos e conteúdos sobre temas que promovem a qualidade de vida.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »