04/04/2023 às 16h17min - Atualizada em 05/04/2023 às 08h00min

Mantenha a aparência jovem e saudável: entenda a importância de determinados cuidados com a pele a partir dos 40 anos

Clínica médica e estética Liv Skin oferece soluções e tratamentos personalizados para a pele madura

SALA DA NOTÍCIA Maria Santos

Com o passar dos anos, a pele começa a sofrer com a perda de colágeno e elasticidade, o que pode resultar em linhas de expressão, rugas e flacidez. Por isso, a partir dos 40 anos, é importante cuidar tanto do rosto quanto do corpo com tratamentos e protocolos específicos que ajudem a preservar a aparência jovem e saudável.

De acordo com o Dr. Gustavo Troijo, médico-cirurgião, sócio e diretor responsável pela clínica de medicina e estética Liv Skin, a partir dos 25 anos há uma redução de 1% ao ano na produção de colágeno, que é ainda mais acentuada em mulheres após a menopausa. Com o passar dos anos, é possível perceber a perda de firmeza, luminosidade e hidratação da pele, assim como do colágeno, elastina e ácido hialurônico.

“Ao chegar aos 40 anos, as mudanças na estrutura da pele se tornam mais evidentes, principalmente na área dos olhos e no contorno do rosto. A flacidez pode acentuar os sulcos, como o famoso "bigode chinês", quando o rosto ganha um aspecto mais pesado e as rugas ficam mais aparentes. Também podem surgir manchas provocadas pelo acúmulo de exposição ao sol ao longo do tempo”, explica o médico. 

Porém, há diversas soluções disponíveis no mercado que vão da medicina, com procedimentos invasivos e não invasivos à tecnologia dermatologia e cosmiatria que tem por objetivo proporcionar a melhora da pele da face e de todo o corpo, deixando-a com a aparência mais jovem e saudável. Lembrando que cada caso é único e deve ser tratado individualmente, com a ajuda de um profissional qualificado e de confiança.

"Além dos tratamentos em consultório, é essencial adotar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos para manter a saúde da pele em dia. Uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes, aliada a atividades físicas regulares, também pode ajudar a manter o aspecto saudável e mais radiante", aponta Troijo.

Felizmente, existem vários protocolos e tratamentos que podem ajudar a melhorar a aparência da pele e estimular a produção desses componentes importantes. Selecionamos os mais procurados para você conversar com o seu médico sobre uma indicação.

  1. Bioestimulador de colágeno: injetável que ativa a capacidade do organismo em produzir seu próprio colágeno, restaurando a estrutura da pele e renovando sua firmeza natural.
  2. Radiofrequência: trata-se de um protocolo que usa energia eletromagnética para aquecer as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina. Este procedimento é seguro e eficaz para a sustentação da pele, redução de rugas e linhas finas.
  3. Ultrassom Microfocado:  entrega pontos de coagulação térmica (PCT) em uma série de linhas em 3 profundidades: derme superficial (1,5mm); derme profunda,  (3mm); e na camada muscular – SMAS (sistema músculo aponeurótico) a 4,5 milímetros de profundidade. Nele, a energia de ultrassom é focada em um ponto abaixo da superfície da pele, concentrando-se em uma área de cerca de 1mm cúbico por ponto, provocando a contração imediata do colágeno. Esse intenso ataque de ultrassom dá início à síntese de colágeno novo, enquanto o tecido retrai e fica mais firme. Logo após o tratamento a epiderme (superfície da pele) não fica marcada, por isso não há restrições à exposição solar e à rotina de trabalho
  4. Microagulhamento: um procedimento que utiliza pequenas agulhas para perfurar a pele e estimular a produção de colágeno e elastina. Esse processo é eficaz para melhorar a aparência de cicatrizes de acne, linhas finas, flacidez e rugas.
  5. Laser Fracionado: tratamento que utiliza um laser para criar pequenas áreas de dano controlado na pele. Isso estimula a produção de colágeno e elastina, levando a uma melhora na textura e aparência. Esse procedimento é especialmente útil para rugas profundas, manchas de idade e cicatrizes de acne.
  6. Peeling químico: utilizando uma solução química para remover as camadas superficiais da pele. Esse procedimento estimula a produção de colágeno e elastina, levando a uma melhora na textura e aparência. Esse procedimento é indicado para manchas de idade, acne e rugas finas.
  7. Preenchimento avançado com ácido hialurônico: o preenchimento é um procedimento minimamente invasivo que, com técnicas específicas,  injeta ácido hialurônico na pele para promover melhor estruturação e sustentação da face, além de preencher áreas com rugas e flacidez. Esse procedimento ajuda a reduzir a aparência de rugas profundas e sulcos nasolabiais, além de melhorar a aparência de cicatrizes de acne e dar volume aos lábios.

“É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter necessidades específicas de tratamento. Antes de escolher um tratamento para melhorar a aparência da pele, é importante consultar um dermatologista ou um profissional qualificado para avaliar sua pele e indicar o tratamento mais adequado”, indica o diretor responsável pela clínica de medicina e estética Liv Skin.
 

Onde ir?

Localizada em uma das regiões mais charmosas de São Paulo, no bairro do Jardim Guedala, a Liv Skin é o lugar ideal para aqueles que buscam tratamentos estéticos para refletir a beleza de dentro para fora em um ambiente totalmente sofisticado, confortável e acolhedor. 

Com fácil acesso às principais ruas e avenidas da cidade e próximo dos hospitais São Luiz e Albert Einstein, a clínica se destaca pelos serviços de dermatologia, estética facial e corporal aliado às mais modernas tecnologias dermatológicas. O lugar também disponibiliza uma equipe de nutrição e nutrologia para aqueles que desejam ir além adotando hábitos mais saudáveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou mensagem no WhatsApp no (11) 97303-8020.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »