01/04/2023 às 20h48min - Atualizada em 05/04/2023 às 00h00min

Rocky Mountain Games abre a temporada 2023 com esporte, cultura em dia ensolarado em Campos do Jordão

Primeira etapa do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil teve início no sábado (1) e prossegue neste domingo (2), com pedal, corrida, música, boa comida e clima de piquenique na Praça do Pinho Bravo

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Hulk. Thor. Logan. Eles têm nomes de personagens da Marvel, mas seus superpoderes são encantar as pessoas. E quando correm em alta velocidade, dá até para dizer que são mesmo supercães. Foi isso que o trio batizado em homenagem aos heróis do cinema e mais 43 cachorros fizeram na manhã deste sábado (1), em Campos do Jordão. Junto a seus tutores, disputaram a prova de Canicross da abertura do circuito 2023 do Rocky Mountain Games. O primeiro dia ainda teve Trail Run, acampamento para crianças, show musical, boa comida e bebida, além de cinema ao ar livre. E neste domingo (2), as atividades continuam na Praça do Pinho Bravo, que tem entrada grátis para o público, que pode entrar no clima de piquenique juntamente com os competidores, amigos e familiares após as provas.

O domingão dos aventureiros do Rocky Mountain Games terá muito pedal em trilha e corrida morro acima. A primeira largada do dia acontece às 7h, com Gravel. Depois das bikes híbridas saírem para um percurso de 40km entre terra e asfalto, será a vez do Mountain Bike. O desafio na tradicional modalidade é vencer distâncias de 25km e 50km.

A única corrida do domingo é só subida. E com expectativa de sol a pino. Os atletas do Uphill largam ao meio-dia para encarar 4km morro acima. Essa prova - assim como o Trail run 21 km (disputado sábado) e o Mountain bike 50 km - conta pontos para saber quem será o rei e a rainha da montanha em Campos do Jordão. A disputa entre os melhores triatletas dos esportes de aventura no Desafio do Rocky Man e Rocky Woman promete ser acirrada.

Após as disputas e premiações, repetindo o roteiro do sábado, a partir das 12h30 entra em cena o Show da Crazed Country Rebels.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO - 2 de abril
6h - abertura arena
7h - Largada Gravel
7h05 – Largada MTB
9h - Largada Acampamento Go Outside
10h30 - Premiação MTB 25km
11h30 - Premiação Gravel e MTB 50km
12h - Largada Uphill
12h30 - Show Crazed Country Rebels
14h00 - Premiação Uphill e Rocky Man/Rocky Woman
14h30 - Show Crazed Country Rebels

Sabadão corrido - O maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil abriu a temporada 2023 no sábado (1), em Campos do Jordão, com provas de Trail Run e Canicross. A criançada não ficou de fora, com o início das atividades do Acampamento Go Outside, com muita diversão e aprendizado em meio à natureza.

O dia amanheceu cinzento e frio em Campos, com temperaturas na casa dos 9 graus. Mas, como a locutora Fabiana Ferreira, a Fabi, anunciava logo às 6h: "Neblina baixa, sol que racha". E ela estava certa. Um céu azul e temperatura agradável recebeu os atletas na linha de chegada. Primeiros a largar e entre os últimos a cruzar a linha de chegada, os atletas dos 42km chegavam exaustos, mas felizes após a maratona de Trail Run.

Para a bicampeã Sandra Rosa Oliveira, a maratona do Rocky Mountain Games teve um significado especial. "Amanhã (este domingo, dia 2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Eu nem havia pensado nisso antes, mas a prova fluiu e comecei a pensar no meu filho, o Gustavo. Essa corrida foi para ele", disse, emocionada e entre lágrimas, após cruzar a linha de chegada em Campos do Jordão.

Nos 21km masculino, a briga foi boa entre Ayslan Miragaia, Celio Augusto da Rosa, o Celinho, e Douglas Gouvea. No final, melhor para Ayslan, atleta de São José dos Campos. "Foi uma prova dura, mas muito boa. Contra o Celinho e Douglas nunca é fácil, mas estou muito feliz com a vitória", disse. No feminino, a favorita Giovanna Martins confirmou as expectativas. "Quando recebi o convite, não podia deixar de vir, comentou.

O pódio dos 6km e 10km foi dominado por atletas locais. Entre os quatro campeões da categoria geral – dois do masculino e dois do feminino – três são de São José dos Campos.

Canicross - Além de Hulk, Thor e Logan, o Canicross reuniu cães de várias raças e todos o tamanhos. Se engana quem pensa que o esporte canino é reservado apenas para os animais maiores, como o trio com nome de heróis. Brida foi uma das menores na competição em Campos. E fez a festa, como conta sua tutora, Alessandra Vanzelli de Oliveira.

"A Brida está com a gente há 11 anos. Ela devia ter dois anos quando a adotamos, então, deve ter 13 anos agora. Nós moramos em um lugar de montanha, em Aldeia da Serra, e fazemos trilha, principalmente meu marido. Então começamos a levar a Brida junto e ela se encontra no mato. Aí descobrimos o Canicross, embora ela corra também provas de Trail Run com a gente", conta Alessandra que, ao lado da sua mascote SRD (Sem Raça Definida) ficou em primeiro lugar na categoria 50+, 12 ° entre as mulheres e 27° no geral.

Alessandra relata que Brida, apesar das patas curtas, é uma corredora e uma líder nata. "Em função da idade, evito provas longas, mas ela já correu 16km comigo e com meu marido. A corrida é natural dela. E não gosta de ficar atrás dos outros cachorros, não. Aliás, ela acha que é humana. Antes das largadas, se algum cachorro se aproxima, ela rosna. Mas depois da prova, ela fica ótima, na boa", revela.

OS CAMPEÕES

Canicross       
Marcelo Vieira e Jade (Canicity Parati/RJ) - 17:41.290
Carolina Carpi e Nala (Time Laza/SP) - 18:39.752

6km
Octavio Cassiano da Silva Gomes (ER Assessoria Esportiva/Campos do Jordão) - 40:12.120     
Glaucia Bertolini de Campos - 50:48.419

10km
Renan Vitor Moreira Lopes Pontoal (Explore/Campos do Jordão) - 57:21.705
Fabiana Aparecida Pereira de Araújo (Tubarões Cross/Campos do Jordão) - 01:22:32.915

21km
Ayslan Miragaia (Life Runners Brasil/São José dos Campos) - 01:55:42.020
Giovanna Martins (SPFCDRUN Giovanna Martins Assessoria/Salto) - 02:33:31.190 – salto

42km
Marcos Roberto dos Santos (MUTUKASEXPLORE/Campos do Jordão) - 04:38:25.167 campos
Sandra Rosa Oliveira (Equipe Runners 42km/São Bernardo) - 05:45:59.883

Próximas etapas - Diferentemente da temporada 2022, Atibaia e Campos do Jordão invertem a ordem no circuito Rocky Mountain Games neste ano. "A ideia é aproveitar melhor as condições de cada região. Desta forma, a nossa caravana seguirá para a Serra da Mantiqueira no outono ao invés do inverno", explica Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Com essa novidade de calendário, as etapas seguintes do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil serão em Atibaia, entre 20 e 21 de maio; e Juquitiba, dia 26 agosto, confirma a Rocky Mountain Sports Content, organizadora do circuito que chega à terceira temporada.

O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.
Notícias Relacionadas »
Comentários »