29/03/2023 às 11h16min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Comer chocolate é saudável?

Os produtos com mais cacau e menos açúcar são os mais indicados

SALA DA NOTÍCIA Luciana Oliveira
https://www.instagram.com/letteracomunicacao/
Divulgação
A Páscoa está chegando, época em que o consumo de chocolate aumenta e surge uma grande dúvida: comer chocolate é saudável? De acordo com a farmacêutica e especialista em fitoterapia Suzan Nunes, a resposta é “depende”, pois existem muitos tipos de chocolate, com uma variação enorme nas quantidades de cacau e açúcar.
“Os melhores são aqueles com 70% ou mais de cacau. A quantidade de chocolate também não deve ser exagerada. Entre 20 e 40 gramas por dia têm cerca de 160 quilocalorias, dependendo de cada fabricante”, afirma.
É justamente no seu principal ingrediente, o cacau, que estão os benefícios do chocolate. Ele é  rico em flavonoides e gorduras boas que, segundo a especialista, estimulam o óxido nítrico, melhorando a vasodilatação e, consequentemente, reduzindo a pressão arterial.
“Ele também é responsável por auxiliar na produção da serotonina, um neurotransmissor que reduz a ansiedade, o estresse e produz a sensação de bem-estar. Por isso, muitas mulheres se sentem bem ingerindo chocolate na TPM”, explica Suzan.

Ajuda a dormir bem
Um outro importante benefício atribuído ao cacau é ajudar a proporcionar uma boa noite de sono. “É importante observar o horário de consumo. O ideal é que seja entre 16h e 17h, mais ou menos. Neste horário, estamos nos organizando fisiologicamente para o sono de qualidade e, assim, o cacau pode nos ajudar a produzir a melatonina, que é o hormônio do sono”, orienta.
As qualidades do cacau também podem ser potencializadas quando o chocolate é manipulado em farmácias. Ao chocolate medicinal, com 70% ou 80% de cacau, são adicionados alguns componentes, como os aminoácidos L-triptofano, L-theanina e 5 hidroxi triptofano. “Essas substâncias são precursoras da serotonina e melatonina, fazendo com que o efeito benéfico do chocolate seja ainda maior”, afirma a farmacêutica.

Sobre a Floracea
Há duas décadas, a farmácia de manipulação Floracea (antiga Biopharma) cuida da saúde e bem-estar de seus clientes, manipulando medicamentos alopáticos, fitoterápicos, cosméticos, suplementos esportivos e emagrecedores, entre outros produtos desenvolvidos com alta tecnologia e matérias-primas que atestam o seu elevado padrão de qualidade. Além da loja física localizada em Bauru, interior de São Paulo, a Floracea leva seus produtos para todo Brasil. Contatos: (14) 99194-7712 e [email protected]. Visite a loja virtual (www.floracea.com.br ) e  as redes sociais (https://www.instagram.com/farmacia.floracea/) e (https://www.facebook.com/farmaciafloracea )



 
Notícias Relacionadas »
Comentários »