29/03/2023 às 18h38min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Gravel e Mountain Bike garantem sucesso do pedal no Rocky Mountain Games

Maior festival de esportes e cultura de montanha abre a temporada 2023 neste sábado e domingo (1 e 2), em Campos do Jordão. Além das bikes, conta ainda com provas de corrida, canicross, shows, cinema ao ar livre, food trucks e ativações para o público de todas as idades

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
"Bora gravelizar!" O convite de Anderson Mitiyuri Tanaka nas redes sociais do Rocky Mountain Games incentiva os graveleiros para a temporada 2023 do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil, que começa neste sábado e domingo (1 e 2), em Campos do Jordão. Traduzindo do "gravelês", gravelizar significa encarar o pedal de Gravel, bicicleta híbrida desenvolvida para rodar tanto na trilha como no asfalto. E os graveleiros formam uma das tribos de bikers que irão invadir a Suíça Brasileira neste final de semana. Isso porque as inscrições para essa modalidade esgotaram.

"Caí de paraquedas no Rocky Mountain Games. A primeira etapa de 2022 foi literalmente no quintal de casa, em Atibaia. Já conhecia bem boa parte do percurso, resolvi participar e achei demais a prova. Resolvi colecionar as jerseys das etapas, uma mais linda que a outra. As paisagens não ficam atrás: pedalar mais de 10km de subida sem descanso em Campos para avistar a Pedra do Baú valeu todo esforço", conta Tanaka, que fez as três etapas do circuito do ano passado e está animado para voltar a pedalar na Serra da Mantiqueira.

Da mesma forma que Anderson Tanaka, o Gravel fez sua estreia no Rocky Mountain Games na edição 2022. E o sucesso junto aos bikers graveleiros comprova a sensibilidade da organização do evento em investir em modalidades que unem qualidade de vida, desafios e diversão. "O espírito de um festival como o Rocky Mountain Games é integrar pessoas e proporcionar que elas pratiquem seu esporte ao mesmo tempo em que interagem com praticantes de outras modalidades. Tudo dentro de um ambiente seguro, agradável e com clima da camaradagem familiar", explica Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Vinicius Martins, graveleiro de primeira hora, também ressalta o valor do estilo eclético do Rocky Mountain Games. "Chama a atenção a quantidade de pessoas em modalidades diferentes que você vai encontrar. Tem gente fazendo corrida de montanha, Uphill, correndo com o cachorro, um monte de criança. Então, é um evento para a família, para todo mundo. Você chega e tem movimentação o dia inteiro, nos dois dias, com esportes outdoor", comenta, sem esquecer do seu esporte. "Para Gravel, a organização tem o zelo de fazer um percurso bem cuidado para esse tipo de bicicleta. Não é o mesmo trajeto do mountain bike. E na hora da cerveja e do choripan (pós-prova), você fica lá com a galera batendo papo, falando de bicicleta. Todas as provas do Rocky Mountain Games foram disparado as que eu mais gostei. Elas têm esse sentimento de comunidade."

Mountain Bike - Além dos 40km de Gravel, a etapa de Campos do Jordão conta com provas de 25km e 50km de Mountain Bike. Há também a possibilidade de unir pedal e corrida. No Rocky Man e Rocky Woman, os atletas precisam somar o maior número de pontos em três provas: Trail Run 21 km + Mountain bike 50 km + Corrida Uphill para definir o campeão.

Corrida - Para quem é da tribo da corrida, o Rocky Mountain Games terá Trail Run, com percursos de 6km, 10km, 21km e 42km, além de 4km de Uphill. E se a opção for correr acompanhado, nada melhor que com o melhor amigo. O Canicross, modalidade na qual tutor e cão se exercitam juntos, terá a distância de 4km.

Antes, durante e depois das provas, a arena montada em Capivari oferece atrações para atletas, amigos e familiares. Slackline, arremesso de machado, food trucks, shows musicais e cinema no final da tarde garantem que o primeiro sábado e domingo de abril vai agradável, agitado e inesquecível para todos.

O Rocky Mountain Games, que terá ainda as etapas de Atibaia, em 20 e 21 de maio, e Juquitiba, dia 26 agosto, é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.
Notícias Relacionadas »
Comentários »