27/03/2023 às 10h10min - Atualizada em 28/03/2023 às 08h01min

Copom mantém taxa Selic em 13,75%; especialista fala sobre investimentos no momento

Renda Fixa é um dos caminhos

SALA DA NOTÍCIA Tuddo Assessoria
Divulgação
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic em 13,75% ao ano. O índice é o mesmo fixado desde agosto de 2022.

E em meio a essa decisão podem surgir algumas dúvidas para quem está investindo ou pretende investir dinheiro.

João Furtado, assessor de investimentos da Miura de Campinas, comenta a decisão.

“A Taxa Selic visa controlar a inflação e a opção por mantê-la em 13,75% é a busca da desaceleração da economia. Alguns dos fatores que levaram essa manutenção é a espera de arcabouço fiscal, além das crises internacionais do Silicon Valley Bank, Signature Bank e Credit, que mostram um aperto monetário internacional. Tudo isso, além da desaceleração do desemprego nessa fase, contribuíram para deixar o mesmo índice. Há uma expectativa de que essa marca seja alterada para baixo no segundo semestre”, explica.

O profissional também fala sobre as boas oportunidades de investimentos em diferentes setores no momento.

“A Renda Fixa é indicada, caso o foco do cliente seja a proteção patrimonial, pois é preciso ter segurança e previsibilidade. Em um período de alta dos juros, os títulos de renda fixa ainda se destacam. Com a inflação em alta, os ativos atrelados ao IPCA são boas estratégias de hedge. Produtos como CRIs e CRAs estão entre os preferidos do momento. Os setores de empresas de construção civil, papel e logística se destacam nesse quesito”, detalha.

Mesmo com os desafios enfrentados pelo Ibovespa, é possível aproveitar boas oportunidades, com foco em melhores rentabilidades e maiores riscos na Renda Variável, segundo o profissional.

“É preciso atentar-se nas empresas de capital aberto, pois pode haver mudanças em políticas estratégicas de companhias mistas e estatais, principalmente com a distribuição de dividendos. Os setores que se destacam na renda variável são: energia elétrica, logística, petróleo e gás, alimentação, serviços financeiros e tecnologia”, finaliza.

O assessor de investimento é um profissional apto para buscar as melhores soluções e caminhos para quem quer investir.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »