24/03/2023 às 14h54min - Atualizada em 27/03/2023 às 06h23min

Sucesso no Rocky Mountain Games, Canicross atrai novos participantes na abertura da temporada 2023

Em Campos do Jordão, novas duplas na corrida que une tutores e seus cães representam 31% dos inscritos. Maior festival de cultura de montanha do Brasil será nos dias 1º e 2 de abril

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
A corrida em dupla mais divertida do Rocky Mountain Games está garantida na temporada 2023. O Canicross é uma das modalidades mais populares no maior festival de cultura de montanha do Brasil. A prova disso está no avanço da participação de estreantes. Para a etapa de Campos do Jordão, dias 1º e 2 de abril, entre os inscritos, 31% irão encarar as trilhas da Serra da Mantiqueira com seus cães pela primeira vez.

Em contraste aos novatos, Willian Oliveira é um dos nomes mais experientes do Canicross nacional. Campeão sul-americano e dono de títulos também no Rocky Mountain Games, com direito à vitória na última etapa de 2022, ele tem presença confirmada na abertura da temporada 2023. Vai correr com Tonha, uma SRD (Sem Raça Definida) de 19 meses, que veio do Canadá e tem muito potencial. "Ela não é um SRD qualquer. Existe uma linhagem de seleção por trás dela. Sabemos quem são os pais, avós. E também sabemos as raças envolvidas na linhagem: Braco Alemão 87,5% e Greyhound 12,5%. Essa mistura é chamada de Greyster", conta.

William e Tonha são candidatos ao top 5 no Rocky Mountain Games, mas o tutor, que é profissional de educação física, traz dicas para os estreantes aproveitarem ao máximo a experiência, garantindo a diversão e segurança para os corredores de duas pernas e especialmente os de quatro patas. "Escolha um equipamento confortável para o cão. Investir em produtos de qualidade pode ser a diferença entre o bem-estar e o desconforto na atividade. Se o cão associar o equipamento com algo desconfortável, pode perder a motivação para praticar a modalidade."

Com a experiência de quem cuida e treina seis atletas caninos em casa, ele complementa. "Faça check-up anual no seu cão com o seu veterinário de confiança. Observe o seu cão depois da atividade. Veja como ele termina. Se ficou de pé, então o volume e a intensidade foram de acordo com o seu condicionamento físico. Se ele deitar com a cabeça erguida também está ok. Porém, se deitar e colocar a cabeça no chão, com a língua para fora, é um sinal que vc passou do ponto", explica, lembrando que cuidados com alimentação e hidratação também são fundamentais, além de não expor o animal a temperaturas altas nos treinos.

Parceiros – Junto com Billy, Carla Tini corre mais por prazer e superação de desafios pessoais do que por pódios. A dupla é figurinha carimbada no Rocky Mountain Games e a tutora, que adotou o cãozinho em 2018, também dá dicas para os novatos. "Para quem inicia, minha dica é: apenas se divirta. Não se cobrar por tempo. Cruzar a linha de chegada é a maior conquista. Respeite sempre o animal. Não o force. Se ele decidir parar, está tudo bem, afinal, os atletas principais são eles (não por acaso, sempre correm à frente)", afirma ela, que completa. "É normal os cães ficarem agitados, pois estão em ambiente diferente do habitual, com diversos estímulos externos. Caso o tutor tenha um cão reativo, é importante o manter afastado dos demais e estar atento."

Carla e Billy ficaram duas semanas parados, por conta de um problema de saúde do cão. Mesmo respeitando os limites do companheiro de quatro patas, ela sempre procurou manter um certo nível de atividade física da dupla "como forma a me condicionar e de diversão para ele. Sim, o momento de diversão para eles é correr", conta a tutora, que não esconde a ansiedade para a etapa de Campos do Jordão. "O Rocky Mountain Games sempre surpreende pela arena, percurso e desafio. É uma competição que espero e me motiva a treinar cada vez mais com meu parceiro. Essa será a quarta edição que participo com o Billy. Minha expectativa é fazer uma prova tranquila, segura e me divertir e encontrar amigos. Esse é o espírito: momentos de diversão e conexão."

Novatos – Deborah Guedes Coutinho Duarte Mesquita e marido André Fernandes Morais vivem a expectativa da estreia no Rocky Mountain Games. O casal carioca não esconde a expectativa de sentir a energia do maior festival de montanha do país. "Vai ser uma experiência incrível e estamos bastante ansiosos. Quando corremos todos juntos, a energia é outra. Aqui no Rio, todo final de semana que podemos, nos reunimos para correr juntos, seja na praia, no asfalto, em trilha, sempre estamos tentando unir o grupo e incentivar a prática do esporte por aqui", conta Deborah.

O Canicross entrou de verdade na vida do casal quando Deborah começou a pesquisar sobre equipamentos e dicas de corrida para correr com cachorro. Ela já levava Brianna - sua cachorrinha sem raça definida de três anos e que foi adotada quando estava com dois meses - para gastar energia, e a atividade física virou rotina para o casal de humanos e seu cão. E como correm em trio, a estreia no Rocky Mountain Games exigiu uma adaptação.

"Como só temos a Brianna, uma amiga minha que tem dois cachorros emprestou um deles. Por isso, temos treinado em quarteto nesse último mês. Eu com a Ayla - uma Husky de três anos, e meu marido com a Brianna. Coincidentemente, a Ayla também foi adotada, junto com seu irmão Noah. Ele vai participar da competição em Campos do Jordão, só que com essa minha amiga, a Ethel, que é a administradora da CanicityRJ e tem promovido várias atividades aqui no Rio", conta ela, lembrando que os dois atletas caninos de Ethel já correram o Rocky Mountain Games no ano passado.

Trail, Pedal e muito mais – Além das competições do canicross, o Rocky Mountain Games terá 4km de Uphill e 21km Trail Run, que terá também percursos de 6km, 10km e 42km, o evento contará ainda com 25km e 50km de Mountain Bike, além do Gravel, disputado na distância de 40 km entre asfalto e trilhas. 

Para os "Brabos", o Rocky Mountain Games tem seu triathlon. No Rocky Man e Rocky Woman, os atletas precisam somar o maior número de pontos em três provas: Trail run 21 km + Mountain bike 50 km + Corrida Uphill será o campeão.

A arena montada em Capivari tem atrações para atletas, amigos e familiares. Slackline, arremesso de machado, food trucks, shows musicais e cinema no fim da tarde garantem um fim de semana agradável e agitado para todos.

Inscrições - Para participar do Rocky Mountain Games, nos dias 1º e 2 de abril, basta fazer a inscrição no site oficial do evento: https://rockymountaingames.com.br/ ou diretamente no link: https://www.ticketsports.com.br/e/ROCKY+MOUNTAIN+GAMES+-+ETAPA+CAMPOS+DO+JORD%C3%83O+2023-35099.

O Rocky Mountain Games, que terá ainda as etapas de Atibaia, em 20 e 21 de maio, e Juquitiba, dia 26 agosto, é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.
Notícias Relacionadas »
Comentários »