22/03/2023 às 14h46min - Atualizada em 23/03/2023 às 08h01min

Campos do Jordão abre Rocky Mountain Games 2023 com alto nível técnico e competições acirradas

Nas provas de corrida da abertura da temporada 2023, dias 1º e 2 de abril, Trail Run 21km e o Uphill são exemplos de que o "o bicho vai pegar" nas trilhas da Serra da Mantiqueira

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Rocky Mountain Games vai abrir a temporada 2023 em grande estilo. Além das belezas naturais de Campos do Jordão e o clima família de um evento que une atividade física e cultura, e atrações para todas as idades, o nível de competitividade promete ser elevado nos dias 1º e 2 de abril. Os exemplos são o Trail Run 21km e o Uphill, com atletas acostumados ao pódio e que conhecem bem os desafios que terão pela frente.

Douglas Gouvea subiu ao pódio em todas as etapas do Rocky Mountain Games no ano passado. E apesar de conhecer bem a região, o atleta de Taubaté vai em busca da vitória que não veio em 2022. Após vencer na abertura, em Atibaia, terminou em quinto em Campos do Jordão. "A minha expectativa para a RMG de Campos é fazer uma boa prova e competir de igual para igual com os adversários, para conseguir a tão sonhada vitória", garante ele, que foi vice em Juquitiba, no encerramento da temporada anterior.

O campeão dos 21km do Trail Run na etapa de Campos do Jordão em 2022 também pode ser considerado prata da casa. Célio Augusto da Rosa é de São Bento do Sapucaí e conhece a região como a palma da mão. "A prova do ano passado foi bem desafiadora e rápida. Corro provas de montanha por aqui desde 2013 e gostei muito do evento", conta ele, que, para ir em busca do bicampeonato em 2023, pode repetir a estratégia e as palavras ditas após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar no circuito anterior. "O menino Douglas Gouveia está muito forte e veloz, mas não deixei de acreditar em nenhum momento. Foquei e fui buscar".

Os principais adversários de Douglas e Celinho nos 21km prometem ser Ayslan Miragaia e William Pacheco. Ayslan terminou em segundo na etapa de Campos do Jordão 2022, enquanto William venceu os 10km e vai encarar um novo desafio. "Estou muito ansioso em participar do evento novamente, a energia da galera e a prova é muito massa. A prova é muito competitiva. Gosto desse estilo de disputa e adoro uma competição acirrada. Estou bem preparado mentalmente e fisicamente. Espero ter um ótimo desempenho para estar ali, sempre no meio dos melhores do Brasil", comenta Miragaia.

Uphill – A briga promete ser boa também no Uphill. Douglas venceu as duas etapas nas quais a prova foi disputada em 2022, em Atibaia e Campos do Jordão. Em ambas, Ayslan chegou logo atrás, na segunda colocação. Para manter os 100% de aproveitamento, Gouvea sabe que vai precisar dar o seu máximo. "Neste início de ano foi feita uma preparação geral e agora estou começando com os treinos mais específicos para os objetivos do ano. A RMG será apenas a segunda prova do ano, então, tem muita coisa para ser ajustada ainda nos treinos", completa.

A luta pela vitória vai ser quente, mas o clima entre os atletas se manterá na agradável temperatura da camaradagem, como atesta Douglas Gouvea, quando fala sobre sua experiência no maior evento de cultura de montanha do Brasil. "O que fica, para mim, de verdade, são as emoções vividas em cada uma das etapas. Foram muitas experiências que, com certeza, me fazem ser, antes de mais nada, um ser humano melhor e, consequentemente, um atleta melhor".

Pedal e muito mais – Além dos 4km de Uphill e 21km Trail Run, que terá também percursos de 6km, 10km e 42km, o evento contará também com 25km e 50km de Mountain Bike, além do Gravel, disputado na distância de 40 km entre asfalto e trilhas. Já no canicross, tutores e seus mascotes contarão com um percurso de 4km nas trilhas de Campos do Jordão.

Para os "Brabos", o Rocky Mountain Games tem seu triathlon. No Rocky Man e Rocky Woman, os atletas precisam somar o maior número de pontos em três provas: Trail run 21 km + Mountain bike 50 km + Corrida Uphill será o campeão. 

O Rocky Mountain Games, que terá ainda as etapas de Atibaia, em 20 e 21 de maio, e Juquitiba, dia 26 agosto, é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.
Notícias Relacionadas »
Comentários »