20/03/2023 às 13h45min - Atualizada em 21/03/2023 às 08h01min

Conheça os sete vencedores do Prêmio Ecoa

A segunda edição do prêmio anunciou os ganhadores que criam soluções para superar desafios e resolver problemas sociais e ambientais do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Redação
O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, divulgou as empresas, organizações não governamentais e pessoas ganhadoras da segunda edição do Prêmio Ecoa. Os vencedores foram anunciados pela apresentadora Fabíola Cidral, ao longo da semana, em entrevistas ao programa UOL News. Nelas, os homenageados pelo prêmio puderam detalhar os trabalhos sociais e ambientais, que estão transformando a vida das pessoas e tornando o nosso mundo melhor.

Na categoria “Jovens Causadores” o vencedor do prêmio foi Junior Manchineri, o candidato indígena mais jovem do Brasil, é também uma liderança que busca a implementação de políticas públicas para os povos indígenas, além de liderar movimentos que lutam contra a fome. Já em “Causadores”, Ivaneide Bandeira Cardozo, ativista dos direitos humanos e do meio ambiente, recebeu o mérito.

O prêmio de “Iniciativas que Inspiram” foi para o Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, que atua em Peixinhos, Olinda (PE), e busca contribuir com o enfrentamento da violência urbana, a partir de doação de alimentos e ajuda psicológica. Na categoria “Negócios que Impactam”, Taboa Engenharia, empresa que oferece soluções para a universalização do acesso ao saneamento no Brasil, recebeu a honraria.

Já em “Empresas que Mudam”, o prêmio ficou com a empresa Reckitt, com a iniciativa “Veja com o Coração”, estabelecida pela sua marca brasileira de produtos de limpeza Veja em parceria com a ONG Themis, que atua nas áreas de equidade de gênero, justiça e direitos humanos. Entre os indicados na categoria “Vozes que Ecoam”, a vencedora foi Thaynara OG, maranhense que possui milhões de seguidores nas redes sociais e criou uma das maiores festas beneficentes do Brasil, o São João da Thay, que reverte a venda de ingressos para o Unicef Brasil (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Por fim, Chico Mendes ganhou na categoria “Fizeram História”. O ambientalista, sindicalista e seringueiro, que foi assassinado por donos de terras opositores à sua luta, é símbolo da preservação da Amazônia, militante da reforma agrária e da conservação do meio ambiente, além de fundador de reservas extrativistas não predatórias.

Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços explica que o Prêmio Ecoa nasceu com o objetivo de fortalecer iniciativas de pessoas, coletivos e empresas que promovem transformações positivas de sustentabilidade no Brasil. “Estamos sempre atentos às maneiras de colaborar por um mundo melhor. Acreditamos que essa premiação é uma forma de homenagear ações sociais impactantes e que criam soluções para a sociedade superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental.” conclui.

Para ver mais detalhes desses trabalhos transformadores, acesse a página especial do Prêmio Ecoa.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »