20/03/2023 às 15h08min - Atualizada em 21/03/2023 às 08h00min

10 curiosidades sobre a Copa do Brasil

O Sambafoot reuniu 10 curiosidades sobre o torneio

SALA DA NOTÍCIA Marina Kaiser Gomes de Faria
https://www.sambafoot.com/br
divulgação / CBF

Com os times já definidos para a 3ª fase da Copa do Brasil, o Sambafoot reuniu 10 fatos curiosos sobre o segundo torneio de futebol mais importante do país, atrás apenas do Brasileirão.

Começando pelo São Domingos Futebol Clube, time sergipano que participou pela primeira vez da Copa do Brasil em 2010 e foi eliminado logo na primeira fase. No entanto, o curioso deste time é que quatro irmãos e três primos da mesma família, a família Siqueira, jogavam na mesma equipe - e pra completar, o pai dos quatro irmãos era o zelador do campo do clube. Infelizmente, o time encerrou suas atividades em 2012.

Agora, em tempos mais atuais, o próximo tópico está relacionado aos artilheiros do torneio: no ano passado, Fred superou Romário e se tornou o maior de todos, com 37 gols - o baixinho fechou com 36. E tem o viola também no ranking, com 29 gols no total- esse é o top 3 da artilharia da Copa do Brasil.

E já que estamos falando em ranking, vamos então para os times com mais títulos da copa do brasil: Cruzeiro, com seis, Grêmio com cinco, e Palmeiras e Flamengo empatando na terceira posição, com quatro vitórias cada.

Agora, falando da maior goleada da história da Copa do Brasil: foi em 1991, quando o Atlético Mineiro venceu por nada mais nada menos que 11 a 0 do Caiçara - o atacante Gérson foi o grande artilheiro da partida, com cinco gols.

O Sambafoot trouxe também a primeira grande zebra do campeonato, também em 91: o Criciúma levou a melhor, levantando a taça da terceira edição da competição depois de dois empates na final contra o Grêmio.

Além disso, o torneio contou também com uma final com apenas duas mil pessoas. Isso aconteceu no jogo de ida da final de 1990, segunda edição da Copa do Brasil. Com o Maracanã interditado, o jogo entre Flamengo e Goiás foi transferido para Juiz de Fora às 15h30 da tarde de uma quinta-feira. Assim, o jogo reuniu exatos 2437 pagantes, e o título daquele ano ficou com o Mengão.

Outra curiosidade é que nas mais de 30 edições da Copa do Brasil, apenas um time do Nordeste já levou a taça: o Sport Recife, em 2008, numa vitória contra o Corinthians na final. 

E já que o assunto é taça, outro fato sobre o campeonato é que apenas seis clubes têm o troféu original da Copa do Brasil? É que de 1989 a 1993, o campeão de cada ano ficava com a taça, mas a partir de 1994 isso mudou e agora o troféu original não fica mais com o clube. Assim, os únicos times que têm o troféu nas suas galerias são: Grêmio, Flamengo, Internacional, Criciúma e Cruzeiro. Mas tem uma exceção: se a equipe vencer o torneio pelo menos três vezes, aí sim tem o direito de ficar com a taça, que foi o caso do Grêmio, depois de vencer em 1994, 1997 e 2001.

Outro ponto é que de 1989, quando o torneio começou, até 1994, apenas 32 clubes participavam da competição a cada edição. As regras foram mudando e o número de times foi aumentando com o passar dos anos, até o que temos hoje, com 92 clubes na disputa.

E para finalizar, em 2023, a premiação da Copa do Brasil vai ser recorde: serão distribuídos mais de 400 milhões de reais entre os clubes participantes. O valor pro campeão pode chegar a mais de 90 milhões de reais - é o torneio de futebol brasileiro que melhor paga em premiação.


Notícias Relacionadas »
Comentários »