20/03/2023 às 19h31min - Atualizada em 21/03/2023 às 08h00min

PGR denuncia mais 150 investigados por atos antidemocráticos

Todos os acusados haviam sido presos, ou dentro do Palácio do Planalto ou no acampamento em frente ao quartel do Exército, e agora cumprem medidas cautelares em liberdade.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-03/pgr-denuncia-mais-150-investigados-por-atos-antidemocraticos



A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou hoje (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 150 acusados de participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A nova denúncia envolve 16 acusados de atuarem como executores e 134 identificados como incitadores dos crimes. Até o momento, 1.187 pessoas foram denunciadas pelos atos.



De acordo com a PGR, os 16 acusados foram presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas e estão em liberdade. Eles tiveram a prisão substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de manter contato com outros investigados. O grupo é acusado dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.



Notícias relacionadas:

O grupo de 134 denunciados foi preso no quartel do Exército e posteriormente solto sob condição de cumprimento de medidas cautelares. Neste caso, eles são acusados de incitação de animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa.



De acordo com o balanço divulgado na semana passada pelo STF, dos 1,4 mil presos pelos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.




Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »