15/03/2023 às 14h56min - Atualizada em 19/03/2023 às 08h01min

Liga Esportiva NESCAU® apresenta time com 12 embaixadores para edição 2023

Maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil já impactou 45 mil crianças e adolescentes e 5 mil professores em oito edições

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Esporte voltado para crianças e jovens se faz com oportunidades e inspiração. As oportunidades são competições. A inspiração vem dos ídolos. A Liga Esportiva NESCAU® agrega esses dois fatores desde 2015 ao promover o maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil. Em 2023, na nona edição, amplia sua atuação e traz mais ídolos para incentivar a garotada. Seu time de embaixadores foi apresentado nesta terça-feira (14) em um evento na sede da Nestlé, em São Paulo, e passa a contar com 12 nomes. Entre eles, a campeã mundial de skate Rayssa Leal, Falcão, considerado o "Pelé do futsal", Daniel Dias, maior medalhista do país em Paralimpíadas, Flávia Saraiva, uma das maiores ginastas nacionais, e a campeã mundial da natação Etiene Medeiros.

A Liga Esportiva NESCAU® tem como objetivo de incentivar a atividade física e promover os valores do esporte que, além de saúde, ensina crianças e jovens a desenvolver coragem, sociabilidade, autoconfiança, solidariedade, empatia, entre outras qualidades. Os esforços são para deixar a Liga Esportiva NESCAU® ser cada vez mais plural e acessível, mantendo os mesmos ideais que a tornaram o primeiro grande evento esportivo estudantil no país a unir modalidades convencionais e adaptadas nos mesmos dias e locais.

"O esporte é nossa bandeira. Ele convida ao autoconhecimento, respeito ao próximo e reconhecimento dos próprios limites, além de derrubar barreiras físicas e emocionais; tudo através da diversão e da equidade. O esporte empodera crianças e famílias. E a Liga se torna o principal viabilizador dessa união entre envolvimento e diversidade: acessível e inclusiva, imprime para a marca a construção de valor contínuo através de um compromisso sólido com o presente e o futuro das pessoas. Sabemos que nossa causa extrapola os campos e quadras, porque o impacto social é transformador", conta Gabriela Guerreiro, Head de Bebidas da Nestlé Brasil.

Time plural - O time de embaixadores escalado para a edição 2023 é de peso e também plural. Além de Rayssa Leal, Falcão, Daniel Dias, Flávia Saraiva e Etiene Medeiros, o grupo conta com Verônica Hipólito (paratletismo), Sophia Medina (surfe), Julia Rosado, a Jujugol (futebol e futsal),Raissa Rocha Machado (paratletismo), Daniel Amorim, o Amorinha (paraskate), Bboy Luan San (breaking) e Gean Sampaio (educação física). Com essa nova formação, as mulheres são maioria, com sete representantes. O crescimento também veio no número de paratletas, que agora são quatro.

"Quando eu era menor, meu sonho era conhecer meus ídolos, especialmente a Letícia Bufoni, e ser como eles. E hoje é muito legal ver que eu sou inspiração para meninas e meninos. Fico feliz em incentivar que pratiquem esporte, especialmente o skate, que se sejam amigos e aprendam que é possível sonhar e realizar. E a Liga Esportiva NESCAU® é sobre isso, mostrar que as crianças e jovens podem praticar esporte, aprender e se divertir", comentou a atleta.

O primeiro embaixador da Liga, completa: "Participo da Liga Esportiva NESCAU® desde o início e posso dizer que é um dos eventos esportivos mais significativos que conheço. A cada ano se renova e oferece oportunidade para meninos e meninas de todas as idades se expressarem por meio da atividade física", ressaltou Falcão.

"NESCAU® faz um trabalho diferenciado e com pautas muito plurais, tanto com o paradesporto como modalidades olímpicas, sempre com o enfoque de incentivar o esporte. A filosofia de escolher os embaixadores alinhados aos propósitos da marca faz diferença. Eu sou muito grata e para mim é muito orgânico trabalhar com NESCAU®, porque isso é muito dos valores que eu prezo, pois também acredito que o esporte ensina", disse Etiene Medeiros.

O ex-nadador Daniel Dias enfatiza a valorização do paradesporto. "O esporte ensina e a Liga Esportiva NESCAU® é uma oportunidade de levar esporte, cidadania e inclusão para as crianças brasileiras. Todos nós aprendemos um pouco mais nesse processo. E é extremamente gratificante ver meninos e meninas com deficiência integrados ao mesmo ambiente dedicado às modalidades convencionais. Essa valorização do paradesporto junto a garotada é uma lição de cidadania".

EMBAIXADORES LIGA ESPORTIVA NESCAU® 2023

RAYSSA LEAL
Vice-campeã olímpica aos 13 anos e campeã mundial aos 14. Essa é Rayssa Leal, que encantou o planeta ao conquistar a medalha de prata no street na Olimpíada de Tóquio. Sua postura, ao torcer pelas outras atletas durante a disputa, refletiu o espírito olímpico e, por isso, ela venceu o The Visa Awards, prêmio que reconhece o atleta que mais representou os Valores Olímpicos durante os Jogos. São conquistas que se somam aos títulos do X Games e Liga Mundial de Skate (com direito à vitória no SLS Super Crown in Rio de Janeiro), conquistados em 2022.

FALCÃO
Considerado o maior jogador de futsal de todos os tempos, Falcão é reconhecido no Brasil e no mundo. Com 401 gols marcados com a camisa do Brasil, é o maior artilheiro entre todas as seleções brasileiras que jogam com a bola nos pés, incluindo campo, quadra e areia. Além de jogadas mágicas, tem mais de 3 mil gols em toda a carreira e 104 títulos no currículo, com direito a quatro mundiais e duas bolas de ouro pela Fifa.

FLÁVIA SARAIVA
Um dos principais nomes da nova geração da ginástica olímpica do Brasil, Flavinha Saraiva é dona de quatro medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo, cinco medalhas pan-americanas de bronze (três somente nos Jogos de Lima, no Peru, em 2019). Ela fez história ao garantir as primeiras medalhas do Brasil no Jogos Olímpicos da Juventude. Em 2014, conquistou ouro na prova de solo e prata na trave e no individual geral.

ETIENE MEDEIROS
Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, a pernambucana foi bronze, em 2015. Também é bicampeã do mundo em piscina curta, além da vitória no revezamento medley misto, em 2014. Em 2019 acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação, ela soma nove medalhas no Pan.

VERÔNICA HIPÓLITO
Dona de duas medalhas na Paralimpíada do Rio/2016, campeã mundial, pan-americana, sul-americana e brasileira em provas de velocidade e salto em distância, Verônica Hipólito é um exemplo de superação dentro e fora das pistas. Se recuperou de um AVC, de várias cirurgias para retirada de tumores do corpo e segue lutando para conquistar mais medalhas nas pistas de paratletismo pelo mundo.

DANIEL DIAS
Maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Daniel Dias subiu 27 vezes ao pódio nos Jogos. É o atleta com mais pódios na história nacional, com 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze.  Além disso, conquistou 40 medalhas em seis mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes, e 33 pódios em Jogos Parapan-americanos, sendo todos de ouro. Esses resultados renderam ainda três troféus do Prêmio Laureus, considerado o "Oscar do Esporte". Daniel é o único brasileiro a alcançar esta façanha.

SOPHIA MEDINA
Campeã sul-americana e pan-americana de surfe, a irmã caçula do tricampeão mundial Gabriel Medina, Sophia Medina, promete ampliar a galeria de troféus da família. Ela começou a surfar aos oito anos, inspirada pelo irmão, ela já disputa a divisão de acesso da Liga Mundial de Surfe (WSL), com direito à vitória na etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, em 2021.

RAISSA ROCHA MACHADO
A baiana Raissa Rocha Machado é recordista mundial do lançamento de dardo e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Após começar a usar as redes sociais para levar visibilidade ao atletismo, tornou-se uma das atletas paralímpicas com maior influência na web, com mais de 150 mil seguidores no Instagram e 45 mil no TikTok.

JULIA ROSADO (JUJU GOL)
Primeira menina a disputar competições oficiais na categoria sub-9 lado ao lado com meninos, Júlia Rosado de Souza evoluiu de garota prodígio nas redes sociais e promessa no mundo da bola para atleta do time de futebol do Corinthians. Ela também joga nas quadras, com direito a título Mundial de Futsal nas categorias de base. Em 2019, ela disputou a competição de futsal da Liga Esportiva NESCAU® pela sua escola.

DANIEL AMORIM SANTOS (AMORINHA)
Ao contrair meningite, aos 7 anos de idade, Daniel Amorim Santos teve as pernas e braços amputados. Aos 10 anos, ganhou um skate de presente da irmã e isso mudou sua vida. No mesmo ano, seu irmão o levou para a pista de skate da Chácara do Jockey, onde começou a aprender as bases do esporte. Hoje, conhecido como Amorinha, é um paratleta que supera as limitações físicas a cada manobra nas ruas e pistas do Brasil e do mundo.

BBOY LUAN SAN
Com o título do primeiro campeonato desportivo de Breaking do Brasil, CNDD Breaking Sport 2022, Luan San se consolida como um dos principais nomes do breaking nacional. Pioneiro em participações em competições importantes pelo mundo, como mundiais e eventos-teste para a Olimpíada, ele segue no ritmo para estar nos Jogos de Paris-2024.

GEAN SAMPAIO (TIO GEAN)
O professor de educação física Gean Sampaio conquistou milhares de admiradores nas redes sociais ao mostrar a rotina de aprendizado e inclusão dos seus pequenos alunos em Londrina, no Paraná. Seus canais no Instagram e Tik Tok contam com mais 1 8.8 milhão de seguidores.

Sobre NESCAU® 
Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças.
Notícias Relacionadas »
Comentários »