15/03/2023 às 12h31min - Atualizada em 17/03/2023 às 08h01min

Casa de análise financeira: O que é? Vale a pena investir?

Tire todas as suas dúvidas!

SALA DA NOTÍCIA Camilla Bordon Ramaciotti
Mithra Research, casa de análise independente


Antes de falar sobre as casas de análises financeiras, é importante ressaltar algumas informações valiosas sobre o Sistema Financeiro Nacional e o atual cenário de mercado. O Sistema Financeiro Nacional é um dos setores mais regulamentados do mundo. Assim, os governos exercem uma função extremamente importante, porque devem fomentar as informações aos participantes do mercado. 

A grande vantagem de um mercado organizado, isto é, a Bolsa de Valores Brasileira, é a transparência, objetivando o progresso econômico e social do país. Embora a alta incidência de normas reguladoras, investir na Bolsa de Valores não é uma tarefa fácil para o investidor pessoa física, por isso, toda atenção e cuidado é válido.

Muito se fala sobre montar uma boa carteira de investimentos, mas com certeza não é uma das tarefas mais fáceis, por isso, as casas de análises financeiras, vêm sendo cada vez mais procuradas por investidores dos mais variados níveis e entendimento de mercado, mas, ainda tem muita gente que não faz ideia para que servem essas casas de análises, como funcionam e como de fato podem auxiliar em seus investimentos a curto, médio e longo prazo. Pensando nisso, os advogados Dr. Marcos Vinicius Silva Cardoso, também CEO da Mithra Research (casa de análise independente) e a Dra. Patricia de Carvalho Zaniboni, também Agente Autônoma de Investimentos, responderam às dúvidas mais frequentes e esclareceram pontos importantes desse universo de investimentos. 

Para quem ainda é totalmente leigo nesse assunto, mas tem interesse em conhecer uma casa de análise financeira, trata-se de uma empresa independente, que auxilia o cliente-investidor na tomada de decisão sobre seus investimentos pessoais. “O pontapé inicial é montar uma boa carteira de investimentos e isso exige um conhecimento específico de profissionais certificados pelos Órgãos Reguladores do Mercado. As empresas que atuam nesse ramo possuem um alto grau de estudo e experiência de mercado, auxiliando o investidor a descobrir alternativas de investimentos com melhores perspectivas em termos de valorização x risco, por isso, contar com um auxílio de uma casa de análise é um importante instrumento para o investidor da Bolsa de Valores, seja ele iniciante ou com experiência, já que um dos produtos é poder comparar análises e ficar por dentro de todas as novidades em investimentos praticamente em tempo real”, explica o CEO. 

De forma simplista, uma casa de análise tem como principal objetivo, a criação de conteúdos e materiais sobre investimentos que são passados para os investidores de uma forma descomplicada que podem ser divulgados por vários meios. “A Mithra Research, por exemplo, possui canal informativo, acompanhamento individualizado, salas de recomendações de ativos, tanto em Daytrade como Swingtrade, ao vivo ou escrito, recomendações estas que podem ser seguidas de uma forma super descomplicada. Aqui na Mithra temos mais de 1000 alunos formados e 2000 clientes atendidos. O nosso foco é garantir uma boa gestão dos investimentos e estar presente em todos os momentos, desde a educação financeira até a operação final, a famosa mão na massa”, explica. 

Uma dúvida bastante recorrente depois que o investidor entende o que é uma casa de análise financeira, é como essa casa realiza as atividades relacionadas ao mercado financeiro e as operações de investimentos além dos materiais de análises. Essa instituição se submete a uma regulamentação criteriosa e a regras são definidas e estipuladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é nada mais nada menos que a fiscalização do mercado financeiro. 

“Prezamos pela legalidade jurídica, portanto somos regulamentados pela CVM e um dos nossos maiores diferenciais é que somos focados nos investidores minoritários, ou seja, as pessoas físicas que querem atuar ligadas a Bolsa de Valores (B3). Somos uma casa financeira que além das atuações B3, nosso maior diferencial é que somos especializados do lado jurídico a auxiliar nossos clientes em demandas relacionadas a conflitos dos participantes atuantes na bolsa de valores, esse respaldo jurídico é determinante para auxiliar nas mais diversas linhas de investimento, proporcionando um certo conforto aos nossos clientes. Normalmente as casas de análise financeira não dispõe desse tipo de serviço que se torna um diferencial de nossa empresa”, explica.


Notícias Relacionadas »
Comentários »