12/03/2023 às 11h26min - Atualizada em 13/03/2023 às 16h00min

Ruth Chepngetich fatura R$ 1,3 milhão ao vencer bicampeonato da Maratona Feminina de Nagoya

Corredora do Quênia repete desempenho do ano passado e garante a maior premiação da história das maratonas

SALA DA NOTÍCIA Rafael Bullara
(Foto: Divulgação)
A Maratona Feminina de Nagoya 2023 foi realizada neste domingo (12), e Ruth Chepngetich,  do Quênia,  faturou o bicampeonato com o tempo de 2:18:08. Ela faturou 250 mil dólares (cerca de R$ 1,3 milhão), maior premiação da história das maratonas. No ano passado, a corredora terminou a prova com 2:17:18. O pódio foi completado pelas japonesas Ayuko Suzuki, com 2:21:52,  e Honami Maeda, com 2:22:32.

Ruth Chepngetich saiu do primeiro pelotão  logo no início da  prova e tomou a liderarança a um ritmo ainda mais rápido do que no ano passado. Depois do quilômetro  30, o clima quente fora de época fez com que o diminuísse um pouco, mas nada que impedisse a vitória tranquila com quase três minutos de diferença.

- Foi desafiador. Estou orgulhosa do meu desempenho na Maratona Feminina de Nagoya. Agradeço aos fãs e a todos pelo apoio que recebi - comentou Ruth Chepngetich após a vitória.

Segunda colocada,  Ayuko Suzuki, atleta olímpica de Tóquio-2020, deixou o resto do pelotão após o quilômetro 31 e continuou até o segundo posto com um novo recorde pessoal (2:21:52). A compatriota olímpica japonesa, Honami  Maeda, também acelerou  e seguiu Ayuko para terminar em terceiro lugar com 2:22:32, também sua nova  melhor marca pessoal que a qualificou para representar o Japão nos Jogos Olímpicos de Paris.

Paralelamente à corrida de elite, muitas corredoras juntaram-se à maior maratona feminina do mundo. No total, foram 12.387 participantes e todas as mulheres que completaram a prova receberam o tradicional pingente   projetado exclusivamente pel Tiffany & Co.

Foi a primeira vez em quatro anos que a corrida voltou a ser aberta para atletas internacionais que não fazem parte da elite. A restrição nos anos anteriores aconteceu em razão da pandemia de Covid-19.  
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »