13/03/2023 às 14h53min - Atualizada em 13/03/2023 às 16h00min

Instituto Esporte e Educação impacta 7,4 milhões de crianças e jovens com metodologia de esporte educacional

Desde 2001, Instituto chega com seus projetos a diferentes cidades e estados, de norte a sul do Brasil, presente em 1.437 municípios. Já foram capacitados 61.300 professores e educadores de todo o País

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Percorrer o Brasil transformando vidas, levando esporte e educação, com sua metodologia inovadora e baseada nos princípios do esporte educacional. Há 22 anos, o Instituto Esporte & Educação (IEE) chega com seus projetos a diferentes cidades e estados, em todas as regiões, de norte a sul do País. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças. O IEE atua desde março de 2001 e, ao longo desse período, foram nada menos do que 7,4 milhões de crianças e jovens impactados. E os números não param por aí. O Instituto já capacitou 61.300 professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

Desde o início, o IEE atua em duas frentes: atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas e formação de professores, com aplicação do método do IEE por esses profissionais de educação capacitados, ampliando o alcance da metodologia.

São projetos como Rede de Núcleos, Caravana do Esporte, Formação de Professores das Redes Públicas, Rede Escolas Ativas e Rede de Multiplicadores. O método qualifica a gestão pública, transforma municípios, escolas, professores e a realidade dos alunos por meio do esporte, um potente motor para mudança de vidas.

"Números que mostram o quanto o nosso trabalho está presente por todo o País, após 22 anos de atuação. Ficamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui e ainda mais motivados para seguir com nossa metodologia, com o esporte como transformador de vidas", destaca Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.

Nesses 22 anos, o IEE vem aplicando métodos, tecnologias e estratégias, buscando aumentar a voz do esporte como fator de educação e transformação social. E mostrar que é possível essa transformação mesmo com todas as dificuldades do dia a dia, falta de investimento em formação e de apoio público, driblando isso com práticas eficientes, que engajam alunos, promovendo o esporte e a atividade física na escola de forma efetiva.

Migrando para o digital na pandemia - Durante a pandemia, para manter os projetos, o IEE adaptou seus programas para o formato on-line, mantendo um alto nível de interação. O Instituto buscou alternativas, se reinventou e encontrou soluções inovadoras de forma ágil e eficiente. Assim, deu continuidade a suas atividades usando várias plataformas digitais e de ensino à distância, atendendo a milhares de alunos e professores. 

A partir do início de 2022, o IEE foi retomando as atividades presenciais, paralelamente às ações digitais, que vieram para ficar. Ao final do ano, o Instituto somou 136.920 atendimentos - diretos e em eventos -, formou 4.530 professores e gestores, atuando em 393 municípios, com 1.425 núcleos ou escolas. 

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, a metodologia do Instituto Esporte & Educação (IEE) é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE e Bloomberg.


Notícias Relacionadas »
Comentários »