09/03/2023 às 10h01min - Atualizada em 10/03/2023 às 08h01min

A cada ano cerca de 30000 mulheres brasileiras recebem o diagnóstico de algum tipo de câncer ginecológico, quase 100 mulheres por dia

A nutrição e o estilo de vida são as melhores formas de prevenção desses diversos tipos de câncer

SALA DA NOTÍCIA Camila Del Nero
arquivo pessoal
 

Por Camila Mercali, Nutricionista

 

Nesse mês da mulher é importante ressaltar o quanto a nutrição auxilia na prevenção de diversos tipos de cânceres ginecológicos, como câncer cervical (colo do útero), ovariano, do endométrio e de mama.

 

A nutrição e o estilo de vida são as melhores formas de prevenção desses diversos tipos de câncer. A genética não é determinante na maioria dos casos. O papel da nutrição em diminuir esse risco é descrito há bastante tempo na literatura, proveniente de estudos epidemiológicos.

 

Diversos macro e micronutrientes assim como desordens metabólicas acabam influenciando o risco de desenvolvimento de câncer.

 

Em relação aos tipos de câncer, como a nutrição pode ajudar?

 

Câncer cervical (colo do útero) - um grande aliado é o chá verde e o perfil alimentar com frutas e verduras parece ser interessante também devido ao alto teor de polifenóis, são antioxidantes e reduzem a persistência do vírus HPV. Quanto ao consumo de micronutrientes, a vitamina C, E e A, ácido fólico, β-caroteno, e licopeno podem reduzir o risco do desenvolvimento desse tipo de câncer.

 

Câncer ovariano - parece que o consumo de gordura animal aumenta o risco, inclusive leite e derivados. Uma alimentação com baixo teor de gordura é mais interessante. Frutas, vegetais e o chá verde podem estar relacionados com menores chances de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive o câncer ovariano.

 

Câncer no endométrio - este câncer está diretamente relacionado com o excesso dos hormônios estrogênicos. O consumo de vegetais, a adesão à dieta do mediterrâneo e uma alimentação com baixo índice inflamatório podem proteger contra este tipo de câncer, pois favorecem um melhor metabolismo dos hormônios estrogênicos.

Existe uma relação positiva entre IMC e aumento do risco do câncer de endométrio. A redução de peso é fundamental na prevenção deste tipo de câncer.

 

Câncer de mama - primeiro ponto a se ressaltar como prevenção é a redução do consumo de bebida alcoólica pois é associado ao aumento no risco do desenvolvimento de câncer de mama.

Uma alimentação equilibrada em gorduras, com consumo de ômega 3 também parece ser favorável para prevenção. Assim como a dieta do mediterrâneo e níveis adequados de vitamina D.

 

Cabe a nós mulheres fazer o que está a nosso alcance. A alimentação e o estilo de vida transformam a vida de milhões de mulheres no mundo, previnem o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres.

O que você está esperando para começar a fazer o que pode mudar o seu futuro?

 

*Camila Mercali, nutricionista formada pela UFPR, mestre em fitoquímica UFPR, pós graduada em fitoterapia e clínica funcional. Camila atua há mais de 11 anos em nutrição, como professora de diversos cursos e de mais de 10 pós-graduações no Brasil. Foi sócia da Academia de Coaching e Nutrição, onde ministrava aulas de detox, fitoterapia, saúde da mulher, entre outros assuntos de nutrição funcional e nutrição clínica e coaching.


 
Notícias Relacionadas »
Comentários »