07/03/2023 às 18h03min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h00min

Campeões na piscina, campeões na vida

Família ABDA desenvolve o potencial de seus jovens talentos no esporte e na educação

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de comunicação ABDA
https://abdabauru.com.br/projetosocial-campeoesnavida
Divulgação ABDA

Durante o Campeonato Brasileiro Sub-20 de polo aquático, realizado no último fim de semana na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), aconteceu uma gratificante reunião entre membros da “família ABDA”. A pose para a foto registrou não apenas o encontro, mas o orgulho que toma conta de todos ao constatar que o objetivo da entidade está sendo alcançado: contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, tornando-os cidadãos de bem, campeões no esporte e também campeões na vida.

Aliar esporte e educação é a grande ferramenta da ABDA para alcançar esse objetivo. Ao todo, o programa de bolsas de estudos da entidade já formou quase vinte atletas para o mercado de trabalho. Neste ano de 2023, a ABDA conta com 61 atletas bolsistas universitários nos mais variados cursos, entre eles Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Engenharias, Ciência da Computação e muitos outros.

Na pose da foto de família durante o campeonato, ao lado do “pai” Cláudio Zopone, mantenedor da ABDA, estavam presentes com esposas e namoradas: Felipe Moreira, graduado em Educação Física e técnico de polo aquático da ABDA; Leonardo Fernandes, o Gelão, ex-goleiro da ABDA e da Seleção Brasileira, hoje engenheiro eletricista, trabalha na Witzler Energia; Luiz Felipe Cardoso, também engenheiro eletricista, da Zopone Engenharia; Jonathan Henrique Pinheiro Cardoso, engenheiro civil, também funcionário da Zopone; e Lucas Devides, o Canhoto, que foi atleta da ABDA no começo da história da entidade e também partiu para o ramo da Engenharia, atuando em diversas empresas e instituições de ensino.

“É um orgulho imensurável para todos nós da ABDA vermos nossos filhos formados, trabalhando, sendo bons cidadãos, trilhando um caminho exemplar e servindo de espelho para todas as nossas crianças menores. Tê-los aqui em nossa casa já formados, torcendo pelas novas gerações, nos motiva ainda mais a seguirmos trabalhando com humildade, persistência e fé, para termos cada vez mais exemplos maravilhosos como os deles”, comemora Cláudio Zopone, empresário que idealizou e fundou a ABDA, em 2010.

Na mesma foto, estão ainda os atletas e ex-atletas: Rodrigo Breno Alves, que cursa Engenharia Mecânica e é estagiário na Zopone; Guilherme Cintra, estudante de Engenharia de Produção, estagiário na ABDA; Felipe Augusto Alves de Almeida, aluno do curso de Fisioterapia, também estagiando na área; Thiago Wesley dos Santos Ferreira que, após um período afastado, retomou os estudos, atualmente cursa Fisioterapia e trabalha na Zopone; e Fabrício Lacerda, ex-atleta que também se prepara para voltar a estudar e ingressar na faculdade, incentivado pelo exemplo dos amigos do polo aquático.

“Todos que trabalham conosco na Zopone ou na ABDA são contratados por mérito, passam por avaliação e testes como qualquer colaborador. É uma satisfação para nós podermos constatar a sua capacidade no mercado de trabalho. Assim como também ficamos felizes em ver os demais seguindo seu rumo em outras importantes empresas”, afirmar Cláudio Zopone, para quem medalhas, troféus e conquistas esportivas são apenas consequência do trabalho realizado na ABDA. “As conquistas educacionais são as mais importantes. O esporte não é para sempre. Já o conhecimento ninguém nos tira, ele é eterno”, explica.


Atletas e ex-atletas erguem Cláudio Zopone, mantenedor da ABDA, em reunião na Arena: felicidade, gratidão e orgulho

Motivo de orgulho – A foto não reuniu todos os atletas formados como bolsistas da ABDA, mas muitos deles hoje contribuem com o trabalho da entidade, agora como colaboradores. Evellin Ianca dos Passos e Cleverson Pereira da Silva Jr, ainda são atletas e defendem o clube em competições, porém, já formados em Educação Física, atualmente, são técnicos de atletismo. Também no atletismo, atua o ex-atleta da natação e hoje fisioterapeuta Igor Almeida.

Na equipe multidisciplinar, está a nutricionista e ex-atleta de polo aquático Júlia Monteiro Lopes. No time de mídia, trabalha Daniel Jardim Gaspar, tecnólogo em Produção Audiovisual, que fundou a agência New Create junto com os colegas também atletas de polo aquático Danilo Puls (estudante de Design), Murilo Henrique Moreira de Souza (Publicidade) e Jhonatan Previlato Rodrigues (Publicidade e Propaganda).

No time de professores e técnicos da piscina, estão os ex-atletas bolsistas formados em Educação Física: Yuri Horta e Cadu Lanças, técnicos da natação; Felipe Moreira, Rafaela Joyce Silva e Lucas Fabiano de Barros Silva, técnicos de polo aquático.

Outros bolsistas que se formaram e estão no mercado de trabalho são: Nicoly Etiene Queiroz, ex-atleta de natação, graduada em Nutrição; Debora Raquel Alves, ex-atleta do atletismo, fez o curso de Educação Física; João Victor Meiado Barbosa, ex-nadador, formado em Engenharia Mecânica; Luan Barbieri, ex-goleiro de polo aquático e formado pela Academia da Polícia Militar Barro Branco; e Sônia Regina Basso Copi, ainda atleta da paranatação da ABDA e graduada em Serviço Social.


Recente entrega de homenagem a atleta bolsista formada Sônia Copi, na "Parede da Educação ABDA": conhecimento é a maior conquista

No rumo certo – Muitos atletas bolsistas estão na reta final da faculdade e fazem estágio na própria ABDA. Contribuem com a instituição, ao mesmo tempo em que se preparam para a vida profissional. Letícia Gomes dos Santos Belorio é uma delas. A estagiária de Educação Física foi eleita recentemente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor atleta de polo aquático do Brasil em 2022.

Conciliar a rotina de treinos, estudos e trabalho não é tarefa fácil, porém é o caminho certo para um futuro promissor. O esporte é a ferramenta que transforma, por meio da disciplina, do comprometimento. “O trabalho da ABDA é dar suporte para que os jovens possam trilhar o seu caminho. O amor com que todos são tratados aqui se reflete no sentimento de família que todos carregam mesmo após deixarem a vida de atleta. E assim seguimos pondo em prática o que muitos nos disseram um dia que seria utopia”, finaliza Cláudio Zopone.


Notícias Relacionadas »
Comentários »