08/03/2023 às 17h51min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h00min

PARTICIPAÇÕES MAIS DO QUE ESPECIAIS MARCAM A 8ª EDIÇÃO DE SURF EXPERIENCES, DO BICAMPEÃO MUNDIAL PHIL RAJZMAN

O evento, que sempre recebe convidados ilustres, dessa vez terá Bernard Rajzman, um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos, conhecido por seu saque jornada nas estrelas; e Raoni Monteiro, que está entre os maiores nomes do surfe brasileiro

SALA DA NOTÍCIA Casa do Bom Conteúdo
youtube.com/user/rajzman1
Mário Nardy
A clínica Surf Experiences, que reúne diferentes gerações de famílias, netos, pais e avós, em uma experiência única, de imersão no surfe e na natureza, chega a sua 8ª edição. Realizada em Geribá/Búzios, no Rio de Janeiro, a experiência é promovida pelo bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016), Phil Rajzman, que recentemente retornou da Califórnia e do Havaí, onde esteve por mais de 6 meses participando de competições mundiais da World Surf League.

A clínica, que sempre recebe convidados especiais, dessa vez terá a participação ilustre de um dos maiores jogadores de vôlei de toda a história, Bernard Rajzman, medalhista olímpico (Los Angeles/1984), que ficou famoso mundialmente por ter criado o saque jornada nas estrelas. Pai de Phil, Bernard é hoje membro do Comitê Olímpico Brasileiro – COB e do Comitê Olímpico Internacional – COI. No Surf Experiences, ele conversará com os participantes sobre as facilidades e dificuldades que teve na vida. “Temos vitórias e derrotas na vida e no esporte. Eu vim de classe média baixa e consegui, através do esporte, um universo de oportunidades. Por exemplo, rodei o mundo e aprendi a falar vários idiomas. Então, os que participarem da clínica serão nutridos de informações bem interessantes. E, também, poderão ficar à vontade para fazer perguntas”, diz Bernard.

“O Surf Experiences só soma a brilhante carreira que Phil tem, como atleta e como uma pessoa que se preocupa com a sociedade. Por meio do surfe, ele faz uma coisa fantástica que é abrir para a comunidade aprender. Nesse evento, vamos falar um pouco de tudo, será um final de semana bem produtivo juntos”, completa o maior astro do vôlei de todos os tempos.  

Outro convidado especial é Raoni Monteiro, que tem 22 anos de carreira como surfista profissional. Desses, cinco anos no World Qualifing Series (WQS), a 2ª divisão do Circuito Mundial de Surf, da World Surf League (WSL) e oito anos no World Championship Tour (WCT), a elite do surfe mundial. Aos 17 anos, Raoni, de Saquarema, tornou-se profissional em uma memorável etapa do Circuito Mundial no Rio de Janeiro, Brasil. Convidado a competir entre os maiores do mundo, derrotou uma das lendas do esporte, o australiano Mark Occhilupo. Desde então tornou-se um dos grandes ídolos do país. Entre outras, Raoni brilhou nas temporadas do CT em Sunset/2010 e das Filipinas/2017. No ano passado, competiu o circuito brasileiro e se classificou esse ano para a primeira divisão no profissional. 

“Contarei para os participantes sobre minha experiência como surfista, meu lifestyle”, diz Raoni. “A clínica do Phil é muito importante para transmitir mensagens do esporte e é um incentivo para quem está aprendendo ou já surfa no seu dia a dia para adquirir um pouco mais de experiência. Também para poder surfar junto com profissionais. Acho que vai ser uma troca de ideia bem legal”, completa o surfista.

Ao lado de Phil Rajzman, Raoni protagonizou no filme ‘Surf Adventures I e II’ (2002 / 2008), que acompanha a elite do surfe brasileiro na época, com os ídolos e novos talentos surfando as melhores ondas do mundo, no Havaí, Indonésia, Brasil, África do Sul e Califórnia. O filme, inclusive, será exibido durante a clínica Surf Experiences.

Também será exibido no evento o documentário ‘ Kama Kai Children Of The Ocean’, iniciativa de Phil Rajzman, dirigido pela carioca Ju Martins e gravado em Búzios (RJ), que venceu o Prêmio de Grande Júri do Montauk Film Festival, em NY, baseado na história da ONG Nã Kama Kai (Crianças do Ocenao), fundada por Duane Desoto, que educa crianças e adolescentes, com base no respeito ao meio ambiente. 

Também participarão Marquinhos Schulz Siqueira, surfista adaptado de 11 anos, que tem paralisia cerebral (fotos e vídeo Aqui); e uma criança que será escolhida do projeto social Surf do Bem, de Búzios.

Atividades - A programação terá parte teórica e aulas de surfe (divididas em níveis iniciante, intermediário e avançado), trilhas a lugares paradisíacos em Búzios e rodas de conversa e análises das ondas, além de prática de canoa havaiana.

Dentro do evento acontece também o Sunset Culture, projeto cultural antigo de Phil e sua esposa Julli, com show de Gustavo França e Impera na percussão, exposições artísticas, pintura ao vivo, horta orgânica e gastronomia. Evento aberto ao público em geral.

Realizado desde 2019, o Surf Experiences é voltado para todas as idades e para todos os níveis de surfe e tem o intuito de unir gerações ao redor da cultura do surfe. Os participantes fazem as refeições saudáveis e todas as atividades são monitoradas também por professores e a equipe de Rajzman. “Nós estamos tentando trabalhar fortemente a diferença entre pegar uma onda e ser surfista. Para surfar, bastam algumas aulas, entrar no mar e se divertir. Agora ser um sufista demanda tempo, experiência e tem que entender também sobre equipamentos, mar, questões locais e respeitar a natureza”, explica Phil. “Como sempre, vamos trabalhar o conceito polinésio do surfe, da essência do esporte, e que seja diversão de forma saudável e consciente”, completa.

Uma caraterística interessante dessa clínica, que sempre acontece, é que 60% das vagas são logo preenchidas por quem já participou de outras edições. “É uma grande família que está crescendo”, afirma o bicampeão. E para esse ano, estão previstas mais três clínicas: uma em Búzios e a as outras duas no exterior, na Califórnia e no Havaí.

Essa edição terá sorteio de pranchas Phil Rajzman Shapes, além de estadias no Hotel Le Relais la Borie. Essas marcas são patrocinadoras do evento ao lado da Stanley. As inscrições são limitadas, os interessados devem contatar Bel no tel. 21 98888-7292.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, é bicampeão mundial de longboard em 2007 e 2016. O atleta da elite mundial também é empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017). Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado por Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Elecomeçou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br



 
Notícias Relacionadas »
Comentários »