06/03/2023 às 17h28min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h35min

Com apoio de Jurema Águas Quentes, atletas paranaenses conquistam medalhas na Copa Brasil de Marcha Atlética

Uma das participantes foi convocada para disputar o Pan-Americano

SALA DA NOTÍCIA MAPA360
IACM
Dois atletas de Campo Mourão e uma de Cianorte, no Paraná, participaram, no último domingo (5), da Copa Brasil de Marcha Atlética, que aconteceu em Brasília. Os desportistas, que fazem parte do Instituto de Atletismo de Campo Mourão (IACM), conquistaram a primeira colocação por equipe no feminino sub-20 e o vice-campeonato no masculino sub-16. O destaque individual ficou com Gabrielly Cristina dos Santos, que além de quebrar o recorde paranaense na prova, venceu a corrida de 10 km no sub-20 e foi convocada para disputar o Pan Americano de Marcha Atlética, que acontece em Nicarágua, entre 15 e 16 de abril.

Para participar da competição, o IACM contou com a parceria de Jurema Águas Quentes, responsável por custear o transporte, hospedagem a alimentação dos atletas de Campo Mourão e Cianorte. No total, 21 clubes competiram, sendo três equipes do Paraná. Os atletas que representaram o Instituto na Copa Brasil de Marcha Atlética já acumulam resultados importantes em suas carreiras. Acompanhados do técnico Paulo César da Costa, além de Gabrielly, os outros dois competidores também conquistaram resultados expressivos. Renato de Almeida ficou com a segunda colocação na prova de 5 km, no sub-16. E Nicolle de Almeida foi a 5ª colocada na corrida de 10 km, no sub-20 feminino.

Projeto ‘Atletismo Esperança’
Os atletas do IACM, que competiram da Copa Brasil de Marcha Atlética, participam do Projeto ‘Atletismo Esperança’, desenvolvido pela instituição. A iniciativa é apadrinhada pelo atleta e campeão olímpico Vanderlei Cordeiro. Atualmente, cerca de 90 crianças e adolescentes fazem parte da ação.

O projeto conta com três treinadores, um que é técnico das provas de corridas e saltos; um de lançamento de martelos e discos, arremessos, peso e marcha atlética; e outro de lançamento de dardo, martelo e peso. Os treinamentos são realizados de segunda-feira a sábado e há também escolinhas desenvolvidas no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, para crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos.

O ‘Atletismo Esperança’ é desenvolvido há 32 anos e tem o objetivo de dar oportunidades a crianças e adolescentes de conquistar os sonhos e ter uma vida mais digna. A participação é gratuita.

Gabrielly, 18 anos, que foi a primeira colocada em sua categoria, reside em Campo Mourão e já foi vice-campeã brasileira sub-20. Além disso, a jovem conquistou o 3º lugar na Copa Brasil de Marcha Atlética no feminino sub-20 e a 5ª colocação no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética feminino no sub-20, em Lima; além de participar do Campeonato Mundial em Omã e ser recordista dos Jogos Abertos e da Juventude do Paraná.

Nicolle, 17 anos, mora em Cianorte. A atleta já foi vice-campeã brasileira no sub-18; ficou entre as primeiras 10 colocadas no Campeonato Sul-Americano sub-18, foi vice-campeã paranaense no sub-20 e campeã paranaense no sub-18. Já Renato tem 14 anos e também reside em Campo Mourão. O desportista já foi campeão brasileiro no sub-16, vice-campeão brasileiro escolar, campeão dos Jogos Escolares do PR e campeão e recordista do Campeonato Paranaense sub-16.


O apoio para manter o sonho vivo
Mesmo conquistando resultados importantes em suas trajetórias, para que Gabrielly, Nicolle, Renato e outros atletas participem de competições em nível nacional e internacional, além do apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e da Associação dos Servidores de Campo Mourão (Assercam), é também necessário o investimento de parceiros para o custeio de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes. Quem abraçou a parceria foi Jurema Águas Quentes, um complexo com dois resorts, localizado em Iretama (PR).

De acordo com o técnico do IACM, Paulo César Costa, a parceria foi fundamental para manter os sonhos dos adolescentes vivos e uma esperança do projeto social continuar se desenvolvendo. “A empresa é uma das responsáveis por tornar realidade a nossa participação, possibilitando o crescimento dos atletas e a expansão para outros rumos”, destaca Paulo.

Conforme o diretor administrativo e financeiro de Jurema Águas Quentes, Ivan Andrade, o complexo resolveu apoiar a causa por acreditar que o esporte tem o poder de mudar a vida das pessoas e pelos valores do IACM serem compatíveis com os da empresa.

“Jurema valoriza o trabalho realizado pelo Instituto de dar oportunidades a crianças, adolescentes e jovens que, muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Nosso intuito com a parceria é contribuir para desenvolver o atletismo na região e dar oportunidades a essas pessoas. Acreditamos que o esporte inspira, traz vida e alegria, características que se assemelham com o que prezamos em Jurema. Ficamos contentes em saber que nossa parceria teve frutos e ajuda a conquistar os sonhos desses jovens”, sustenta Ivan.

Para o diretor-presidente de Jurema Águas Quentes, Wagner Novoli, apoiar ações sociais da região em que o complexo está inserido é um dos pilares de ESG da empresa. “Jurema tem vários colaboradores que moram na região de Campo Mourão. Um dos trabalhos que queremos ampliar neste ano é o de participar de mais ações sociais que envolvam essa localidade. Temos realizado, por exemplo, bailes da melhor idade no complexo e ações com crianças e escolas da região, de forma constante, ansiando o bem-estar dessa população. Nossa preocupação não é só com o resultado econômico, mas também com a humanização das pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Jurema”, afirma Wagner.

Jurema Águas Quentes possui 3,4 milhões de m² e tem dois resorts imersos na natureza, o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort e o Lagos de Jurema Termas Resort. Para saber mais sobre o complexo, acesse o site.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »