03/03/2023 às 11h31min - Atualizada em 04/03/2023 às 08h00min

Fundação CASA e prefeitura de Penápolis assinam termo de cooperação para Programa de Pós-Medida

Evento ocorreu na prefeitura do munícipio e contou com a presença do prefeito e de representantes da Fundação CASA

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Fundação CASA
A Fundação CASA e a prefeitura da cidade de Penápolis realizaram na tarde desta quinta-feira (02/03), a assinatura de um Termo de Cooperação para a implantação do Programa de Pós-Medida no município.
A assinatura foi celebrada na sala do gabinete da Prefeitura de Penápolis, pelo prefeito, Caíque Rossi e pelo gerente técnico da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, além de servidores da Divisão Regional Oeste (DRO) da Fundação CASA e de algumas autoridades do município.

De acordo com o gerente técnico da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, Penápolis é a 62ª cidade a assinar um termo cooperação para o programa. “Já possuímos 61 termos já assinados e agora serão os jovens de Penápolis que vão receber o atendimento de pós-medida para seguirem um novo rumo em suas vidas, comentou o gerente.

A cidade de Penápolis é atendida por quatro Centros de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASAs): Araçatuba, Araçá, Rio Dourado e Vitória Régia (os dois últimos situados na cidade de Lins). Todos os centros são subordinados à Divisão Regional Oeste (DRO) da Fundação CASA.

Sobre o Programa
O programa de Pós-Medida tem como objetivo atender adolescentes e jovens do município, logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA e receberem sua desinternação.
Eles serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem novas oportunidades, como uma formação acadêmica e/ou a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social.

As tentativas de inserção no mercado de trabalho ocorrerão durante os primeiros seis meses desse acompanhamento. Outro objetivo do programa é evitar a reincidência em atos infracionais.
A iniciativa, inédita em âmbito nacional, foi instituída como programa em 2021, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utiliza ações de suporte aos adolescentes e jovens nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade.

Atualmente, 62 municípios paulistas assinaram o acordo com a Fundação CASA para a implementação do Programa de Pós-Medida.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »