02/03/2023 às 19h45min - Atualizada em 02/03/2023 às 20h00min

Apoio terapêutico: Ipefem abre novas inscrições para ajudar mulheres com burnout

A iniciativa é gratuita e ocorrerá de maneira virtual, as inscrições vão até o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher

SALA DA NOTÍCIA Redação
Pixabay
Após o sucesso do primeiro encontro, que ocorreu no início de fevereiro, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas - Ipefem, abre novas inscrições para o Grupo de Apoio Terapêutico para Mulheres com Burnout. O projeto de educação em saúde mental promove terapia em grupo para ensinar a identificar e interromper violências socioemocionais no trabalho, além de ferramentas para aumentar a percepção de si mesma.

A iniciativa é gratuita e ocorrerá de maneira virtual, com o objetivo de auxiliar mulheres que apresentam sintomas relacionados com a síndrome. As interessadas deverão cadastrar-se no site para triagem até 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

O burnout é uma doença ocupacional resultante do estresse crônico no trabalho que pode levar à exaustão física e mental, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Segundo um estudo da FEEx - FIA Employee Experience, realizado com 188 mil pessoas de 419 empresas brasileiras, ao comparar gêneros, as mulheres apresentam 12% a mais de cargas mentais do que os homens, e 73% mais casos de burnout.  

Embora possa afetar qualquer pessoa, existem algumas razões pelas quais as mulheres estão mais suscetíveis a desenvolver esse problema. Entre as principais razões, estão as múltiplas funções e os desafios adicionais em suas vidas pessoais e profissionais.

Para a psicanalista e Fundadora do Ipefem, Ana Tomazelli, o burnout afeta muito  mais mulheres do que homens por conta de uma combinação de fatores relacionados à desigualdade de gênero. ‘’Já comprovamos, estatisticamente, que um ambiente mais hostil para as mulheres é diretamente proporcional a maiores níveis de burnout para elas. As brincadeiras com aparência, a falta de apoio em relação à maternidade e as exigências incompatíveis com uma vida pessoal saudável, além de pressões frequentes no que se referem a estereótipos de gênero, são os principais fatores para a desmotivação e o desenvolvimento de doenças’’, pontua a especialista, que atuou como executiva de Recursos Humanos por mais de 20 anos.

Em resumo, é importante que a sociedade trabalhe para mudar esses fatores e ofereça um respaldo emocional e social às mulheres, para ajudá-las a prevenir e superar a síndrome de burnout ou qualquer outra doença que tenha tido início a partir de uma sobrecarga em suas tarefas.

Buscar auxílio em projetos terapêuticos poderá ajudar a lidar com problemas emocionais, mentais e comportamentais. ‘’Estar em um espaço seguro, confidencial e onde possa compartilhar seus medos ou problemas, é o primeiro passo para começar a lidar com emoções difíceis. Isso nos ajuda a desenvolver habilidades de enfrentamento saudável, a fim de melhorarmos nossa qualidade de vida e nosso relacionamento com o próximo e conosco mesmo’’. Finaliza Tomazelli.



SERVIÇO:
Apoio Terapêutico para mulheres com burnout
Inscrições até o dia 08 de março
Questionário para participação: https://ipefem.questionpro.com/Apoio-Terapeutico-2023


Ipefem
Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas - Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. Em Pesquisas, considera-se todas as modalidades técnicas de pesquisa que considerem recortes por gênero, raça e saúde mental. Em Educação, o instituto tem a Comunidade Ipê, uma plataforma de educação à distância, baseada em Lifelong Learning, dedicada a aulas expositivas e micro conteúdos de impacto. Em Terapia, o instituto já atendeu milhares de pessoas, oferecendo apoio terapêutico individual ou em grupo, podendo ser atendimentos gratuitos ou com valores simbólicos acessíveis. Saiba mais: https://ipefem.org.br/

Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do IPEFEM (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas). A profissional conta com 20 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com passagem pelas empresas KPMG, Dasa, UnitedHealth Group, Solera Holdings, entre outras. Mestranda em Ciências da Religião pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FIA-USP, Administração e Gestão de Empresas pelo IBMEC-RJ e Psicanálise e Saúde Mental (IBCP).


Informações à imprensa:
Temma Agência - Relações Públicas e Marketing Digital
Viviane Mendes -
[email protected] - 011 9 5447 0889

Stefani Pereira - [email protected]    - 011 9 8077 0105

Notícias Relacionadas »
Comentários »