27/02/2023 às 09h45min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h00min

Itatiaiuçu-MG recebe Circuito Mineiro de Trekking durante comemorações pelo aniversário da cidade

Caminhada será realizada com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.

SALA DA NOTÍCIA Letícia Avelar
Caminhada será realizada com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.

Itatiaiuçu vai receber a primeira etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade - Cidades II, no domingo, dia 5 de março. A caminhada terá concentração a partir das 8h, na Praça Antônio Quirino da Silva, onde será montada a estrutura, com tendas para a recepção dos participantes, música e área gastronômica. A largada está prevista para 9h. 

O evento é GRATUITO, realizado pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep) com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, tem apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Itatiaiuçu. A iniciativa faz parte da programação de aniversário do município, que completa 60 anos em 1º de março. 

A modalidade

O “trekking de regularidade” ou “enduro a pé” foi adaptado dos regulamentos dos enduros de jipe. O objetivo é caminhar por uma trilha em equipes com três a seis pessoas, seguindo a planilha de navegação, que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. Cada grupo deverá ter um nome, que será usado para identificação na trilha. Os participantes deverão se organizar para cumprir as três funções básicas do esporte: navegador, calculista e contador de passos. 

As inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.femitep.com.br, onde estão disponíveis mais informações sobre o esporte e a iniciativa. Os interessados em esclarecer dúvidas podem também entrar em contato pelo (31) 99530-7070 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

As inscrições devem ser feitas de forma individual, com indicação do nome da equipe. A categoria iniciante inclui estudantes de algumas escolas públicas da cidade de Itatiaiuçu do sétimo ao nono ano, melhor Idade (pessoas acima de 60 anos) e moradores da cidade. A categoria avançada é indicada para pessoas que já praticam a modalidade. As vagas são limitadas.  

Os participantes vão receber um kit com camisa, planilha de navegação, chip e medalha. As três primeiras equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com troféus. A apuração desse desempenho é eletrônica e feita por meio de um chip distribuído por equipe.
Notícias Relacionadas »
Comentários »