24/02/2023 às 18h33min - Atualizada em 24/02/2023 às 20h00min

Beach tennis: praticar a modalidade faz bem à saúde, mas requer cuidados para evitar lesões 

O Brasil é uma das maiores forças da modalidade no mundo e vem ganhando cada vez mais adeptos

SALA DA NOTÍCIA CS Comunicação
Imagem: Freepik
Criado em meados de 1987 na província de Ravenna, localizada na Itália, o beach tennis começou a se profissionalizar em 1996. A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e de lá para cá vem ganhando cada vez mais adeptos. O esporte ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não litorâneas.
 
Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a estimativa é de que atualmente cerca de 2 milhões de pessoas espalhadas em todos os continentes optaram pelo beach tennisO Brasil é uma das maiores forças da modalidade no mundo e vem ganhando cada vez mais adeptos. A entidade estima que cerca de 1,1 milhão de indivíduos praticam a modalidade no País, mais que o dobro em comparação a 2019.
 
O médico Vagner Messias Fruehling, ortopedista do Hospital VITA, especialista em tratamento e cirurgia de ombro e cotovelo, explica que o aumento da procura por atividades físicas tem sido visto a cada dia. Ele conta que as pessoas buscam praticar algum exercício para condicionamento físico ou como alternativa para realizar um esporte. Dentro desse conceito, tem-se percebido o aumento da procura pelo beach tennis, em áreas urbanas e clubes. “Com essa crescente popularização, alguns cuidados são necessários para executar com saúde e experimentar os benefícios dessa atividade”, destaca o ortopedista. 

O Dr. Vagner alerta a necessidade de manter alguns cuidados. Deve-se dar atenção para os efeitos do sol, sendo necessário ingerir água para manter o corpo hidratado. O médico aponta também a necessidade do aquecimento das articulações e da musculatura, os quais são indispensáveis. “As queixas ortopédicas são frequentes em ombro e cotovelo, mas não se pode esquecer de lesões dos membros inferiores pelas torções do tornozelo na areia, ocasionando fraturas e lesões ligamentares”, relata o especialista.

Nos membros superiores, a dor no ombro pela posição do braço elevado, tem feito com que os pacientes busquem atendimento médico. A frequência excessiva de partidas causa sobrecarga muscular e articular trazendo dores frequentes. O médico conta que a dor no cotovelo é comum, e muito conhecida no meio ortopédico, pois o tenista apresenta com frequência, em uma situação conhecida como cotovelo do tenista. É o mesmo problema, só que agora visto no beach tennis. “O paciente apresenta dor na região externa do cotovelo, às vezes com inchaço, ocasionado pela ação de agarrar a raquete e fazer movimentos repetidos”, aponta o cirurgião.

O tratamento sem cirurgia é o mais comum, iniciando com o uso de medicações e compressas de gelo, que geralmente atenuam os sintomas. Na persistência dos sintomas, deve-se buscar uma avaliação com ortopedista.  “Fazer uma atividade física é extremamente importante para a saúde, devendo, também, ser prazerosa. Mas cautela é fundamental, a pessoa deve evitar excessos e aproveitar os benefícios de cada esporte”, alerta o Dr. Vagner.


 
Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. http://www.hospitalvita.com.br
 
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »